MORRE SEU VAVÁ, O GUARDIÃO DOS CINES FAMILIAR E NAZARÉ

"Nesse tempo de grandes corporações e multinacionais dominando os circuitos de exibição no Brasil e em todo o mundo, pensar em seu Vavá, numa luta sem tréguas para manter o seu cinema de bairro, é como pensar em Dom Quixote lutando com os moinhos de vento. Ele nos alimentava com o sonho e o sonho, por pequeno que seja, nesses tempos distópicos, é fundamental para o espírito." ~ Rosemberg Cariry
(Seu Vavá, foto DN)
Faleceu às 15h da última segunda-feira (21), aos 91 anos, o cidadão Raimundo Carneiro de Araújo, Seu Vavá.
No bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza, ele cultivou cada milímetro do sonho de manter vivo o seu cinema de bairro. Primeiro, como funcionário do Cine Familiar, dos franciscanos frades da Igreja de N. Sra. das Dores, e depois (1970) como proprietário do Cine Nazaré, um dos últimos cinemas de bairro em Fortaleza.
O Cine Nazaré do Parque Araxá que, entre fechamentos e reaberturas, agora perde seu guardião.
A jornalista Julia Ionele, autora do livro-reportagem "Cine Nazaré - Um cinema vivo" (Inesp, 2020) e vizinha do Vavá, relata:
"Nasci em 1930. Naquele tempo, o Getúlio estava em campanha. Então, nasce o Vavá, eu, primeiro filho do meu pai. Ele, que era político, coloca meu nome de Raimundo Getúlio Vargas. Com pouco, ficou Vavá. Quando eu cheguei na idade de servir ao Exército, fui me alistar. - Cadê sua certidão de nascimento? - Sei nem o que é isso! (risos) Quer dizer: meu pai nunca havia feito meu registro. Aí eu cheguei no cartório, ali na Floriano Peixoto, e me registrei. Morreu o Vavá e nasceu o Raimundo Carneiro de Araújo".
Seu Vavá era católico, responsável por consertar o sino da Igreja de Otávio Bonfim durante décadas. Inclusive foi nessa igreja que ele se casou com Dona Maricota -  o primeiro casamento da Igreja de N. Sra. das Dores.
Era viúvo e deixa três filhas, além de netos.
LINKS
http://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2018/01/conheca-o-cine-nazare-o-ultimo-cinema-de-bairro-ativo-em-fortaleza.html
http://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/90074-0807pe01-lancamento-inesp
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/morre-seu-vava-do-cine-nazare-cinema-de-rua-fundado-ha-mais-de-80-anos-em-fortaleza-1.3195477
VÁ PARA O VAVÁ EM LINHA DO TEMPO
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2009/09/no-escurinho-do-cinema.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2012/10/seu-vava-e-o-acervo-do-cine-nazare.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2012/10/mudou-o-nazare-ou-mudou-vava.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2015/04/o-vava-do-cine-nazare.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2021/08/fumaca-nos-olhos.html

Um comentário:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Lembro-me do Cine familiar, na década de 1960. Algumas vezes, estive lá com as minhas irmãs vendo filmes. Parabéns, pelo resgate da história e por homenagear o Vavá.
abraço
ana margarida