PUXANDO AS CAPIVARAS

Para Judson:
Toussaint Gurgel, que deu origem à família Gurgel no Brasil (1595), foi corsário, contrabandista de madeira e caçador de baleias.
Em 1716, o alferes José Gurgel do Amaral e amigos travaram um cruento duelo com gente do governador Francisco Xavier de Távora (RJ), no fim do qual os desafetos estavam mortos. José Gurgel homiziou-se em Cataguases-MG, onde foi preso, a seguir sentenciado e levado ao patíbulo em 1722.
Vicente Gurgel do Amaral, n. 1812, na Fazenda Porteiras, em Aracati-CE, que foi proprietário de terras e tenente-coronel da Guarda Nacional. Para vingar um irmão assassinado, Vicente reuniu alguns familiares, foram no encalço dos facínoras e praticaram a justiça com as próprias mãos. O fato ficou conhecido pelo nome de "esfola-vivos".
Antônio (Valeriano) Gurgel do Amaral, que foi proprietário rural no Oeste Potiguar, quando viajava de Mossoró para Caraúbas e Brejo do Apodi, foi aprisionado por Virgulino Lampião, em 12/06/1927, e mantido refém por 17 dias. Ao ser libertado, recebeu de Lampião três moedas de ouro para sua neta (corrupção passiva?).
E, para a hipótese de termos uma ancestralidade com o sobrenome Gourges, na Gasconha:
Em 1568, Dominique de Gourgues, liderou uma força francesa que atacou, capturou e queimou o Fort Caroline. Em seguida, ele matou os prisioneiros espanhóis para vingar um massacre sofrido pelos franceses em 1565.
Não se avexe, não. Toda família tem suas "capivaras".
Paulo Gurgel Carlos da Silva

Nenhum comentário: