"MEDICINA, MEU HUMOR!". PREFÁCIO DA SEGUNDA EDIÇÃO

Em 2012, o médico e escritor cearense Marcelo Gurgel Carlos da Silva publicou “Medicina, Meu Humor! Contando Causos Médicos” (ISBN 978-85-901655-7-6), um livro em que ele reuniu uma série de hilários instantâneos dos quais participou como testemunha ocular, ou escutou-as em narrativas orais de seus colegas.
Tendo o prefácio do médico Dr. José Murilo Martins, da Academia Cearense de Letras, a referida obra encontra-se dividida em quatro Partes: I – Historietas infantis, 2 – Da medicina da UFC (em que fui o informante de duas das histórias, "Os Bilhetes do Sombra" e "Decisão Sacramental"), III – Do ensino médico e IV – Dos serviços médicos, além de um Apêndice.
Esgotada a tiragem inicial (de mil exemplares), o autor retorna com a obra em Segunda Edição (ISBN 978-65-996963-0-5), a qual ganhou a Parte V e a inclusão em seu Apêndice" de seis "Gaiatices do Paulo Ferreira", anestesiologista e notável causeur no meio médico cearense.
Nesta quinta Parte, denominada "Dos nossos tempos discentes da Medicina na UFC", Marcelo Gurgel deu roupagem literária a divertidas situações por que passaram cinco colegas acadêmicos da Medicina da UFC, nos anos setenta do século passado, cujos nomes são inteiramente fictícios. Mas, os fatos aqui narrados são verdadeiros, ponto.
O traço comum dessas novas histórias é que foram protagonizadas por colegas transferidos de outras universidades do Brasil e do exterior. Alguns dos quais mercê da artimanha de ter ascendência lusitana e de contar com a intervenção de embaixadas ou consulados da "terrinha" para dar início a uma graduação médica em Portugal. E, na sequência, possuídos de uma incontrolável saudade da pátria que Glauber Rocha chorou no exílio, terem engendrado o retorno ao Brasil.
Aqui chegados, graças a um processo de "repatriamento" adubado pelos famosos "jeitinhos" brasileiros, esses nostálgicos acadêmicos, depois de soltos no verde campus de Porangabuçu, revelar-se-iam, em algum momento, A/A (autores/atores) de esquetes da vida real. Se vivo estivesse à época, o dramaturgo Molière aplaudiria de pé o desempenho de tão jeitosa trupe.
Hilaridades à parte, entre eles, "havia aqueles que mostravam um excelente rendimento acadêmico, expresso em notas altas, e que, depois da formatura seguiram a formação pós-graduada e converteram-se em profissionais dedicados e competentes e bem avaliados por seus pares. Alguns desses assumiram uma carreira acadêmica como docente da própria UFC", ressalva Marcelo Gurgel.
Nas lavras dos causos (médicos e de outros setores ocupacionais), estou certo de que Marcelo continua a bamburrar.
Paulo Gurgel Carlos da Silva
De "EntreMentes" (http://blogdopg.blogspot.com) e
"Linha do Tempo" (http://gurgel-carlos.blogspot.com)
O "CAUSEUR" MARCELO GURGEL

Nenhum comentário: