A FLORAÇÃO DA PALMEIRA TALIPOT

Uma das três árvores plantadas em meados dos anos 1980, como parte de um projeto do paisagista Burle Marx, começou a dar flores no jardim do Centro Administrativo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no bairro Passaré, em Fortaleza. A florada, que tem chamado a atenção de moradores da região, só ocorre uma vez na vida e, depois disso, a palmeira morre.
A planta é a Corypha umbraculifera, chamada popularmente de talipot. Nativa do Sul da Índia e do Sri Lanka, ela pode chegar a 30 metros de altura. Mas é no topo que sua beleza se destaca, quando suas minúsculas  flores nascem. A palmeira exibe essas flores geralmente quando atinge entre 40 e 70 anos de idade.
Esta é a segunda árvore do tipo a florescer desde a chegada delas (a primeira floresceu em 2014). E a terceira árvore dessa leva de 1980 ainda não floresceu, mas a expectativa é que isso aconteça nos próximos cinco ou dez anos.
O processo de florescimento dura seis meses. Em um primeiro momento nascem as flores e, em seguida, ocorre a frutificação - o momento em que nascem os coquinhos. Como esse processo é o que antecede a morte da árvore, algumas novas mudas já foram plantadas no jardim do Centro Administrativo do BNB para garantir as próximas gerações.
Fonte: http://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/02/22/palmeira-de-quatro-decadas-tem-primeira-e-unica-floracao-no-ceara-video.ghtml
Meu filho Érico. que trabalha no BNB, enviou-me a foto da palmeira em floração (crédito: Fernando Cavalcante).

Nenhum comentário: