RIO DE JANEIRO E REGIÃO DOS LAGOS (2)

11 de maio, quarta-feira
Às 7h00, o Sr. Marcelo, da "Pepe Tours", veio nos buscar no Copa Sul para o passeio que faríamos na região dos Lagos. Mas somente atravessaríamos a ponte Rio-Niterói umas duas horas após, quando o ônibus do receptivo lotou com os turistas de vários hotéis (todos na zona sul, felizmente) que participariam da mesma excursão.
Passamos por São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito (onde compramos suprimentos), São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e chegamos a Arraial do Cabo, o nosso destino da viagem.
Fazem parte da região dos lagos dez municípios: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Todas elas são marcadas por inúmeras lagoas e praias, desde as de mar aberto até aquelas de enseada, com águas calmas e favoráveis para o mergulho. Da Capital, a distância para a Região dos Lagos fica entre 120 e 170 km, sendo que a cidade mais próxima é Saquarema e a mais distante é Arraial do Cabo. E o 2.º maior lago do país, com 220 km2, fica em Araruama.
A nossa escuna foi a "Betina", onde por azar me desequilibrei ao entrar nela e levei uma forte topada nos dedos do pé direito. Isso me excluiu de algumas brincadeiras durante a excursão, tais como: descer nas praias e dar mergulhos (em que alguns puseram o snorkel) no mar de Arraial. 
Fiquei no barco aplicando gelo nos dedos contundidos.
Elba e eu na escuna
Praias do Forno, Pontal do Atalaia e Farol foram as nossas paradas. Além disso, nagegamos perto da famosa Gruta Azul. Apesar do nome, a gruta só pode realmente ser vista com a tonalidade azul em períodos muito específicos do ano quando, ao nascer do sol, a luz invade a gruta e o reflexo da água modifica as cores do paredão de pedra.
A escuna contava com um DJ para animar os turistas a bordo com músicas (vá lá, músicas) da Anitta e de outros artistas do pop funk. E, quando um barco passava próximo do nosso, era aquela confraternização.
Conhecemos a bordo um senhor de nome Rosivaldo, residente em Goiás, com o qual batemos uns papos interessantes.
Às 17 horas, retornamos para terra firme e, no meu caso particular, enfrentei uma difícil caminhada até o "Deck dos Anjos", o restaurante em que tardiamente almoçamos. Em seguida, fizemos a viagem de volta para o Rio, tendo chegado ao Copa Sul por volta das 21h30.
No hotel, continuei com os cuidados para me recuperar da terrível topada. Substituindo o gelo, pela aplicação de um creme de diclofenaco que eu, como se pressentisse a necessidade, tinha trazido em minha bagagem.
[2 de 3]

Nenhum comentário: