MEMÓRIA. RESENDE E ITATIAIA

Nos dias 13 e 14 de agosto de 2003, estive nestas duas cidades fluminenses. Tendo viajado da capital paulista (rodoviária Tietê) pela movimentada Nova Dutra até Resende, onde me hospedei por dois dias. A cidade em questão é cortada pela Rodovia Presidente Dutra e considerada a mais importante estrada brasileira. 
O município de Resende, no sudoeste do Estado do Rio de Janeiro, é um importante polo industrial, automotivo, metalúrgico e turístico, e sede do segundo maior complexo militar do mundo, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN, que o Google traduz por "Um Homem").
Em Resende, tive a oportunidade de assistir a um show ao ar livre da banda da Academia Militar das Agulhas Negras. A banda tocou um repertório de músicas brasileiras e internacionais.
À noite, jantei trutas em molho de alho. As trutas são destaques no cardápio da região.
No segundo dia, fui conhecer Itatiaia (a 15 km de Resende) e Penedo. O Paço Municipal ocupa as instalações do antigo Hospital de Convalescentes de Itatiaia. Quanto a Penedo, é um distrito de Itatiaia.
Conhecido como "Pequena Finlândia", Penedo começou com a chegada de imigrantes finlandeses na região, em 1929. Quando a ideia de viver somente da terra começou a ser inviável, a solução dos colonos foi transformar suas casas em pousadas para receber visitantes. E abriram restaurantes e lojas de artesanato. Se hoje são poucos os descendentes diretos de finlandeses que moram em Penedo, no entanto o distrito realmente abraçou essa cultura, não sendo estranho ver lojas, restaurantes e pousadas com nomes finlandeses.
No dia 15, voltei a São Paulo para participar da Jornada Paulista de Doenças Ambientais e Ocupacionais, da SBPT, que foi realizada no Blue Tree Convention Plaza, no dia 16 de agosto. Hospedei-me no Hotel Excelsior. Em meu tempo livre, aproveitei para conhecer: Santa Ifigênia, Largos Paissandu e do Arouche, Parque Ibirapuera, Anhangabaú, Viaduto do Chá, Theatro Municipal e... este famoso cruzamento de Sampa:

Nenhum comentário: