QUARTO ANIVERSÁRIO DE RENAN

"Venham celebrar o aniversário de 4 anos do Renan, num café da manhã em grande estilo! Juntem-se a nós para uma festa com o tema "hot wheels" e um refrescante banho de piscina!" 
19 de maio (domingo), das 8h30 às 12h30 no salão de festas do Ed. Rio Piave - Rua Boaventura da Silva, 1085, esquina com Travessa 14 de Março. (Natália e Rodrigo) 
Foi essa convocação que nos motivou a presente viagem a Belém do Pará. 
17/05, sexta-feira 
Almoço com Elba na praça de alimentação do Aeroporto de Fortaleza. Embarque num avião da Latam para a capital paraense, um A321 com cheiro de avião novo. No mesmo voo, viajaram conosco Érico, Aline e Benício.
O grupo ficou hospedado no novo apartamento de Natália, Rodrigo e Renan, no Umarizal, 
À noite, saímos para jantar no Old House. Um restaurante com cinco ambientes e alta culinária, localizado no vizinho bairro de Nazaré. Bebidas e sete pratos foram solicitados, tendo sido o meu pedido uma lagosta gratinada. 
18/05, sábado
Fiz uma caminhada de duas horas pelos bairros de Umarizal, Nazaré e Batista Campos, onde se encontra o Horto Municipal de Belém
O Horto, também chamado de Praça Municipal Milton Trindade, é um espaço público protegido por grades. Ao entrar, o visitante logo se depara com uma gigantesca sumaúma (ou samaúma); a seguir, seus canteiros, passeios, quiosques e também um "laguinho", que eu (como discípulo de São Tomé) tive de perguntar onde ficava. Crianças, muitas crianças estavam a brincar no Horto, e uma delas comemorava o aniversário natalício.  Ao sair, comprei duas bolas ioiôs para presentear os netos Renan e Benício. E, de volta ao apartamento, pus-me a saborear umas tangerinas compradas de um vendedor ambulante.
Nesse tempo, Natália e os demais estiveram no Bosque Rodrigues Alves e depois no restaurante Ver-O-Açaí, onde almoçaram.
Ao fim da tarde, fomos conhecer o Parque Cultural Guarany, na cidade de Ananindeua. E jantamos pizzas, pratos kids e cerveja artesanal no Anani Beer.
Novo cartão postal de Ananindeua, construído com recursos próprios do município, o Parque Guarany foi entregue ao público no mês passado. O complexo ocupa 35.000 m2, onde estão distribuídos os seguintes equipamentos culturais: o primeiro teatro da cidade, museu interativo, uma imensa área de lazer e o histórico Casarão do Curtume totalmente reformado.
19/05, domingo 
Às 8h30, a comemoração do aniversário do Renan no salão de festas do condomínio. Com três nadadores profissionais organizando os folguedos das crianças na piscina. Entre outras pessoas, encontrei-me no evento com duas pessoas que eu já conhecia: o Dr. Fernando Lobo, que é defensor público do Estado do Pará, e o Dr. Djalma, oficial de justiça em Marajó, que me ciceroneou num dos passeios que fiz à ilha. Aproveitei para retribuir a cortesia do amigo, entregando-lhe um exemplar do meu "Edição Êxtase".
Hora de cantar "Parabéns" (da esquerda para a direita): Rodrigo, Renan, Leon, Paulo, Elba, Benício, Aline e Érico
Ao entardecer, fomos ao Museu Forte do Presépio, o berço da cidade de Belém, e ao restaurante Casa do Saulo das Onze Janelas, de onde se podia ver ver o deslumbrante espetáculo do pôr-do-sol. No restaurante, optamos por uma mesa da área externa em que, além da agradável brisa que vinha do Guamá, havia um saxofone fazendo a trilha musical do crepúsculo. Selecionamos no cardápio: caldeirada de peixe (filhote), moqueca de camarão, água de coco, chope e sucos.
20/05, segunda-feira
Após o café da manhã, meus familiares foram à Ilha do Combu (onde já estive em duas oportunidades). Enquanto isso, fiquei no apartamento produzindo conteúdo para vocês, meus "seguimores". Ao meio-dia, saí para almoçar no Ver-O-Açai, um restaurante de cardápio e decoração regionais. Para isso, tive que enfrentar a demora para pegar um elevador, pois todos os elevadores que paravam no sétimo andar do prédio estavam lotados. Era a hora do almoço dos funcionários de um edifício em construção. Além de ter que me abrigar dos chuviscos de duas nuvens passageiras em marquises pelo caminho.
Depois de percorrer um trecho da Avenida Generalíssimo Deodoro e outro da Travessa Dom Pedro I, cheguei à casa de pasto. Meu almoço no Ver-O-Açai foi um prato executivo de camarões empanados, com arroz de tucupi, salada de feijãozinho de Santarém e farofa. E, no retorno, resolvi encompridar a caminhada dando umas voltas na Praça Brasil.
Ao anoitecer, fomos às Docas para jantar e ouvir música. No palco (outrora com um mecanismo de mobilidade), um show de voz e violão era compartilhado pelos clientes dos vários restaurantes. À hora da dolorosa, o garçom do restô Soprano apresentou-nos a conta - fora da realidade! Diante dos protestos, a conta foi  corrigida.
Após deixar o grupo no Parque Porto Futuro, Rodrigo me levou ao aeroporto de Belém para minha viagem a Boa Vista.

Nenhum comentário: