PORTUGAL, MEU AVOZINHO

Portugal é o estado mais antigo da Península Ibérica e um dos mais antigos da Europa. Nos séculos XV e XVI, Portugal estabeleceu o primeiro império global, tornando-se uma das maiores potências econômicas, políticas e militares do mundo.
O território de Portugal inclui uma área na Península Ibérica (referido como o continente pela maioria dos portugueses) e dois arquipélagos no Oceano Atlântico: os arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Portugal continental é dividido pelo seu rio principal, o Tejo, que flui da Espanha e desemboca no estuário do Tejo, em Lisboa, antes de fugir para o Atlântico. A paisagem setentrional é montanhosa em direção ao interior, com vários planaltos recortados por vales fluviais, enquanto o sul, incluindo o Algarve e as regiões do Alentejo , é caracterizado por planícies onduladas.
De acordo com o International English Proficiency Index , Portugal tem um alto nível de proficiência em inglês, maior do que em países como Itália, França ou Espanha.
03/06/2018 - 1.º dia
Por volta das 10 horas (em hora local) chegamos a Lisboa. À saída do aeroporto, tivemos que enfrentar uma longa fila para pegar o táxi que nos levaria ao Hotel Ibis Saldanha. Situado na Avenida Casal Ribeiro, a duas quadras da praça Duque de Saldanha, no centro de Lisboa, este hotel da rede Íbis nos pareceu agradável e seus funcionários atenciosos.
A Duque de Saldanha é uma pequena praça circular que (me fez lembrar as características da Praça Portugal, em Fortaleza). Fica no cruzamento da Avenida República com a Avenida Praia da Vitória, além de receber a confluência da Avenida Casal Ribeiro, do hotel em que estávamos.
Considerado uma das figuras de destaque do século XIX, evidenciou-se como militar participando, nomeadamente, nas guerras napoleônicas, liberais e nas guerras no Brasil. Apesar de revestida de alguma controvérsia, a sua personalidade fez-se sentir em áreas como a política, a diplomacia e as ciências naturais. Da autoria de Tomás Costa com pedestal de Ventura Terra, a peça organiza-se no diálogo entre o bronze e a pedra. A figura alegórica feminina do pedestal, em bronze, representa a vitória alada consubstanciada no empunhar de uma espada.
Tínhamos programado que àquela tarde iríamos ao Museu Gulbenkian, Meu irmão Marcelo, que já esteve por lá em duas oportunidades, recomendou-me muito a visita. E, para tanto, fizemos uma caminhada de cerca de 2 km, tornada agradável por uma temperatura amena e sem chuviscos.
O Museu Gulbenkian tem menos de 50 anos, mas tem muitos tesouros de épocas antigas e fascinantes. Seu nome é uma homenagem ao magnata do petróleo Calouste Gulbenkian, nascido na Turquia, um grande magnata do petróleo e amante da arte. Ao longo da vida, ele criou uma coleção de 6 mil obras de arte muitas das quais ele doou a Portugal. Estas obras estão no museu e incluem estátuas do Egito, pinturas de artistas europeus como Rubens e Rembrandt, além de delicadas exibições de porcelana da China. Você pode visitar o museu por um dia inteiro para ver e apreciar todas as obras e desfrutar de um universo cultural multifacetado em um só lugar. Além da coleção do fundador o museu realiza exposições temporárias e dispõe de uma biblioteca dos livros publicados  sob o patrocínio da Fundação Gulbenkian.
Finda a visita, sentamo-nos a uma das mesas da cafeteria local para comer bolinhos de bacalhau e uma sopa de legumes. E, no caminho de volta, paramos em um misto de supermercado e drogaria para comprar umas alperces.
Cansados da viagem, esperas nos aeroportos e, principalmente, dos efeitos em nós provocados pelas mudanças nos fusos horários, fomos dormir ainda cedo. Depois de termos jantado uma Pizza Royale no kitchen lounge do hotel.
Igualmente conhecidos como damascos, a denominação "alperce" vem do latim praecox, que significa precoce, já que este é um dos primeiros frutos a anunciar o verão.
[https://www.pingodoce.pt/escola-de-cozinha/ingredientes/alperce-mil-e-um-usos/]
----------------------------------------------------------------------------------------
PORTUGAL, MEU AVOZINHO (Como foi que temperaste, / Portugal, meu avozinho, / Esse gosto misturado / De saudade e de carinho?) é o título de um poema de Manuel Bandeira que foi musicado por Ary Barroso. Estava previsto que seria gravado por Silvio Caldas, o que não chegou a acontecer. Por ocasião do centenário de nascimento de Bandeira, o baiano Moraes Moreira deu a este poema  um tratamento funk. É a versão que foi gravada por Olivia Hime em seu LP "Estrela da Vida Inteira". Sem qualquer ligação com o texto de Manuel Bandeira, o cantor português Francisco José também lançou um disco intitulado PORTUGAL, MEU AVOZINHO. Em 1965, David Nasser recebeu da Academia de Ciências de Lisboa o Prêmio Camões pelo livro PORTUGAL, MEU AVOZINHO, uma coletânea de artigos sobre a terra de Camões, publicados em "O Cruzeiro" e escritos no ano anterior quando David Nasser esteve em Portugal.
[http://portugal-mundo.blogspot.com/2014/01/portugal-meu-avozinho-com-letra-de.html]

Nenhum comentário: