ANCHIETA E GUARAPARI - ES

05/03, terça-feira
Por rodovia, Guarapari e Anchieta distam de Vitória 53 km e 82 km, respectivamente. Ao comprar as passagens no guichê da Planeta, escolhemos começar a visita por Anchieta.
Situada na microrregião de Guarapari e com 28 mil habitantes, Anchieta tem como uma de suas principais referências o Santuário Nacional de São José de Anchieta (foto), que homenageia o padre jesuíta que fundou a cidade. O santuário fica numa encosta do rio Benevente, no núcleo histórico de Reritiba, atual Anchieta, uma cidade situada no litoral sul do Espírito Santo. Do ponto de vista arquitetônica o templo é uma obra modesta, construída no tempo do Brasil Colônia. Em seu interior, há vários painéis que relatam a vida e a obra do Padre Anchieta. Ao fundo, tem-se a belíssima vista do rio Benevente.
O Museu Padre Anchieta estava fechado, e nós visitamos apenas a igreja do complexo dedicado ao santo.
Na volta da visita ao santuário, paramos em uma mercearia para tomar água de coco. O dono do ponto de venda, um senhor muito prestativo, nos deu algumas informações sobre a cidade.
Anchieta tem 20 praias, sendo a mais procurada a Praia dos Castelhanos. Concluída a visita, numa parada de ônibus da avenida à beira-mar da cidade, tomamos um coletivo com destino a Guarapari.
http://www.litoralsulcapixaba.com.br/santuario/santuario.htm
Guarapari, assim como Anchieta, são municípios em que as sedes ficam à beira-mar (situação pouco comum no Ceará). Na alta temporada, Guarapari recebe centenas de milhares de turistas. A expectativa é de que, até o final do verão, 1,5 milhão de pessoas passe pela cidade. O município tem 51 praias.
Guarapari é um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo. A cidade foi fundada em 1891, mas suas origens remontam ao século 16, com uma aldeia fundada pelo Padre Anchieta no local. O crescimento acentuado ocorreu a partir dos anos 1960 e, atualmente, possui 123 mil habitantes (2018). Guarapari tem 52 praias, que estão entre as mais concorridas do Espírito Santo.
Percorremos o seu centro comercial, a Praça Ciríaco Ramalhete, onde um grupo de foliões entoava "A Turma do Funil" (acho que estavam se aquecendo para o baile no Siribeira Iate Clube) e o calçadão da  Praia da Areia Preta (foto), que tem esta designação devido à ocorrência da areia monazítica. Algumas pessoas acreditam que essas areias escuras sejam medicinais e possam trazer benefícios para os portadores de doenças reumáticas,o que não é um fato científico. Na verdade, elas apresentam um alto nível de radioatividade natural proveniente de dois elementos químicos: urânio e tório.
Em alguns pontos das praias foram registradas leituras de até 20μSv/h (175 mSv por ano), uma dose equivalente à que seria recebida ao se tirar uma radiografia de tórax a cada cinco horas.
Ao lado do Siribeira, há um restaurante (foto), o Aquários, em que almoçamos uma moqueca capixaba. Com música ao vivo (roda de samba) e o melhor dos panoramas: de um lado a Praia da Areia Preta, e do outro, a Praia do Meio e a Praia das Castanheiras. Afinal, o clube e o restaurante foram edificados em uma península natural.
A 7 quilômetros do centro da cidade, próximo ao trevo da BR 101, está o Rodoshopping de Guarapari, mas as paradas lá são rápidas.
Para viabilizar o dia de passeio em Anchieta e Guarapari, utilizamo-nos do late check out. Um sistema praticado pelo Ibis que acrescenta seis horas de hospedagem mediante o pagamento de meia diária. Eles também disponibilizam o early check in.
Quanto à sequência final de nosso passeio por terras espírito-santenses, consistiu de uma pizza no refeitório do hotel, uma corrida de Uber para o aeroporto e o embarque no voo 3045 da Latam para Fortaleza, onde chegamos na madrugada da quarta-feira de cinzas.
(4 de 4)
Leitura interessante: https://especiais.gazetaonline.com.br/bomba/
===============================================
Capixabas famosos (em ordem alfabética):
Carlos Imperial (produtor artístico), Jair Amorim (compositor), Fernando Torres (ator), Luz del Fuego (dançarina), Nara Leão (cantora), Roberto Carlos (cantor), Roberto Menescal (compositor), Robson Miguel (violonista), Rubem Braga (cronista), Sérgio Sampaio (compositor), Stênio Garcia (ator) ...
Originalmente, capixaba era somente aquele que nascia em Vitória-ES, sendo que o uso popular acabou estendendo esta designação a todos os espírito-santenses.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bem Paulo, aproveite bastante.