DOMINGOS MARTINS - ES

04/03, segunda-feira
Após o café-da-manhã, pelo aplicativo do celular pedimos um carro para uma corrida com destino ao Terminal Rodoviário de Vitória. Este terminal dos ônibus interurbanos fica próximo da zona portuária da cidade. Tínhamos como objetivo fazer um passeio em Domingos Martins, uma cidade com 35 mil habitantes nas montanhas capixabas, a cerca de 50 quilômetros de Vitória.
Um ônibus da Águia Branca, saindo pela Ponte Florentino Avidos (a Cinco Pontes) e tomando a rota da BR 262 que passa por Cariacica e Viana, levou-nos até Domingos Martins. O tempo de viagem foi pouco mais de uma hora.
Domingos Martins está situada na região montanhosa do Espírito Santo. É promovida como "Cidade do Verde", por contar com bastante mata atlântica,. O município possui muitos rios, picos e tem fazendas históricas. A sede tem a altitude de 542 metros, mas, no município, há picos acima de 1 800 metros. O município, que foi fortemente colonizado por pomeranos, tem 335 mil habitantesCom quedas altas e piscinas naturais, a Cascata do Galo é a mais famosa de Domingos Martins. O município tem sua alta temporada nos meses de inverno, quando as temperaturas estão mais amenas.
A Praça Dr. Arthur Gerhardt, como é chamada a praça principal da cidade, encanta a todos por seus canteiros, monumentos, fonte de água jorrante e a miniatura de um quitungo (uma casa de farinha) sobre um pequeno lago de carpas.
Vídeo 0:37 - 0:43
QUITUNGO (significado: casebre; choupana) - A farinha de mandioca já era utilizada pelo povos nativos deste país, porém a produção era um trabalho braçal muito fatigante. Colonos imigrantes que aqui chegaram no século 19 substituíram o trabalho braçal pela força d'água para mover suas engrenagens, criando assim o quitungo que, além de facilitar a produção da farinha, também realizava outras funções como: pilar café e arroz, moer fubá e canjica, gerar eletricidade etc.
O passeio deu-nos uma boa impressão de Domingos Martins. A cidade foi colonizada principalmente por imigrantes pomeranos, como deixa claro o monumento em homenagem a eles em sua praça principal, e percebe-se em toda parte uma forte influência luterana.
Fomos ter numa certa Rua de Lazer. Uma rua no estilo calçadão para pedestres, com lojas de doces, cafés e restaurantes. No "Caminho do Imigrante" tomamos chopes e almoçamos. Numa loja de doces Elba comprou bombons artesanais para trazê-los para a família.
Retornamos para a Praça Dr. Arthur Gerhardt, onde o termômetro da placa estava a indicar 35 graus. Enquanto descansávamos num banco da praça começou a soprar uma brisa agradável. Mas tudo que ela conseguiu foi reduzir em 2 graus a temperatura local.
#AMOR❤️ES 
Na Rodoviária pegamos o ônibus de volta para Vitória. Eram discretos em Domingos Martins os sinais de que estávamos numa segunda-feira de carnaval.
À noite, fomos ao Shopping Vitória.
(3 de 4)

Nenhum comentário: