Sobre a família Gurgel Carlos, os bairros de Otávio Bonfim e Cocó, em Fortaleza, as cidades de Acarape, Redenção e Senador Pompeu, no Estado do Ceará, a Faculdade de Medicina (UFC), minhas caminhadas e viagens, assuntos culturais e artísticos notadamente locais, memórias e fatos pitorescos.
BASTOS TIGRE E O "CHOPP EM GARRAFA"
Manuel Bastos Tigre (Recife, 12 de março de 1882 — Rio de Janeiro, 1.º de agosto de 1957) foi um homem de múltiplos talentos, pois foi jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, engenheiro, publicitário e bibliotecário. Em várias dessas áreas, Bastos Tigre obteve sucesso, especialmente como publicitário. É dele, por exemplo, este slogan da Bayer que correu o mundo: "Se é Bayer é bom". Foi ele ainda quem fez a letra para Ary Barroso musicar e Orlando Silva cantar, em 1934, o "Chopp em Garrafa", inspirado no produto que a Brahma passou a engarrafar naquele ano.
O jingle tem mais de 3 minutos de duração. Nesta pressa de hoje não teria chance de ser veiculado pela mídia. Em tempo de gravação o "Chopp em Garrafa" (3:12) ultrapassa o "Tão bom que foi o Natal" (2:05), que Chico Buarque compôs em 1967 para a Imobiliária Clineu Rocha. Na verdade, "Tão bom que foi o Natal" não faz qualquer referência à empresa anunciante. É a canção que ocupava um dos lados de um disco que a Clineu Rocha distribuiu entre seus clientes; do outro lado, estavam os jingles da imobiliária. https://blogdopg.blogspot.com/2012/12/tao-bom-que-foi-o-natal.html
Bastos Tigre estudou no Colégio Diocesano de Olinda, onde compôs os primeiros versos e criou o jornalzinho humorístico "O Vigia". Diplomou-se pela Escola Politécnica, em 1906. Trabalhou como engenheiro da General Electric e depois foi ajudante de geólogo nas Obras Contra as Secas, no Ceará.
Prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional (1915) com tese sobre a Classificação Decimal. Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos. Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso, no Brasil.
No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário, que foi instituído em sua homenagem. WIKI
===============================================
Ver também em "Linha do Tempo": SABÃO PAVÃO ÓLEO PAJEÚ PÍLULAS DO DR. MATTOS FIMATOSAN GETS-IT GUARANÁ JESUS A CAJUÍNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário