A DESPEDIDA DA MATRIARCA ELDA GURGEL E SILVA

Elda Gurgel Coelho (foto, quando jovem) nasceu em 11 de setembro de 1930, em Senador Pompeu, no Ceará, sendo a segunda filha do casal Paulo Pimenta Coêlho e Almerinda Gurgel Coêlho.
Acompanhou os pais em sucessivas mudanças de residências, empregos e viagens da família. Por volta de 1936, a família veio residir em Fortaleza. Elda cursou o Primário no Grupo Escolar São Gerardo e o Ginasial no Colégio da Imaculada Conceição e no Colégio Santa Isabel.
No início de 1946, Elda começou a namorar o Prof. Luiz Carlos da Silva, o Silva, ficando noiva logo em setembro. Nessa ocasião, ela era da Guarda de Honra feminina da Igreja Nossa Senhora das Dores e ele, Filho de Maria, dessa igreja.
Em 8 de fevereiro de 1947, Paulo Pimenta Coêlho morreu. Sem a imagem e o apoio moral, emocional e financeiro do seu pai, Silva e Elda anteciparam o casamento para 14 de agosto desse mesmo ano, em uma cerimônia simples.
Os nubentes foram morar nas dependências do Instituto Padre Anchieta, uma casa situada à rua Justiniano de Serpa, nº 53, de frente para a Praça do Otávio Bonfim. Os primeiros anos de vida em comum foram bem difíceis, coincidindo a contenção de numerários com a sucessão de gestações, principiadas logo após a consumação nupcial, compondo uma prole de treze filhos.
A trajetória de vida de D. Elda, entretanto, não se restringe ao relato de seu "glorioso" passado reprodutivo. Ela foi o esteio para a criação e a educação de tantos filhos, hoje homens feitos, maduros, convertidos em cidadãos de bem e de largo crédito no seio social cearense.
No entremeio de muitos afazeres domésticos, D. Elda ainda achou tempo para voltar a cultivar seus dons artísticos e para assumir compromissos religiosos e comunitários na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, participando de diferentes pastorais e exercendo o Ministério Extraordinário da Eucaristia, por anos a fio.
Em agosto de 1972, o casal Luiz e Elda comemorou as Bodas de Prata da união matrimonial. Naquele momento, Paulo já se formara em Medicina e os três filhos subsequentes (Marta, Márcia e Marcelo) eram universitários, prenunciando o caminho a ser trilhado pelo restante dos filhos.
As celebrações das Bodas de Ouro do casal, em agosto de 1997, reuniram toda a descendência do casal, constituída de filhos e netos, e revelaram, para júbilo dos progenitores, famílias bem constituídas e todos os filhos diplomados e profissionalmente bem estabelecidos.
Nos quinze anos seguintes ao desaparecimento de nosso pai, extraído do convívio familiar em 20 de novembro de 2000, Dona Elda passou a dedicar-se mais intensamente a seus trabalhos de tapeçaria, assumindo, na viuvez, a postura de "matriarca" da família, sendo festejada e cortejada por seus diletos filhos, a quem os acolhia, com alegria, nos encontros domingueiros da família.
Nos seus derradeiros anos, marcados por insidiosa enfermidade, que gradualmente comprometia a sua capacidade cognitiva, ela sofreu, com resignação e estoicamente, diferentes agravos que minaram progressivamente a sua saúde física; porém, encontrou no carinho dos filhos o alicerce para manter-se fiel ao cumprimento das virtudes teologais que pautaram a sua longa existência, finda na madrugada de 9 de abril de 2022, quando a linha isoelétrica do eletrocardiograma acusou a sua partida ao encontro do nosso Pai Eterno a ser por Ele recebida nos páramos celestiais.
Requiescat in pace, querida "matriarca".
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os membros da família Gurgel Carlos convidam os demais familiares, admiradores e amigos da Sra. ELDA GURGEL E SILVA, para a missa de sétimo dia a ser oficiada em sufrágio de sua alma, na quinta-feira, dia 14/04/2022, às 16h, na Igreja de Santa Edwirges, situada na Av. Presidente Castelo Branco, 600 (Av. Leste-Oeste), no Bairro Moura Brasil, Fortaleza-CE. Agradecemos pelo apoio a esse ato de fé e piedade cristãs.

Nenhum comentário: