BUSCAS EM DESENCANTO

Outro dia fui à Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Era meu propósito pesquisar se havia em seu acervo o "Porteiras e Currais".
Das mãos de seu autor, o Sr. Miguel Santiago Gurgel do Amaral, eu recebi um exemplar desse livro, ainda na década de 1960. E o mesmo extraviou-se sem que eu o houvesse lido.
Na Biblioteca Pública, a meu pedido, um funcionário pôs-se a pesquisar sobre o livro num computador - por título e por autor. Não, nada constava a respeito dessa obra na Biblioteca.
Já fazia menção de me retirar, quando o funcionário fez sinal para que eu esperasse mais um pouco. E continuou a teclar no computador, dando-me a impressão de que "daquele mato ia sair coelho".
Alguns minutos após, o semblante dele se iluminou. E ele, virando a tela do computador para mim, disse:
- Olhe, achei algo sobre o "Porteiras e Currais".
Essa internet...
Paulo Gurgel
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2011/05/uma-biblioteca-sem-porteiras.html
Nota - O que o funcionário da biblioteca tinha achado era uma postagem, PORTEIRAS E CURRAIS, na qual eu me queixava do extravio do meu exemplar do livro.
\o/ \o/ \o/ \o/ \o/ 
[...] Porém, independente desses resultados e sua eventual acolhida, nunca perdemos a esperança de obter um retrato original e autêntico do nosso procurador-geral. E foi assim que, numa visita ocasional ao Ceará, durante nossa presença na cidade nos animamos a ir até ao Ministério Público local para uma entrevista pessoal sobre a existência de algum retrato ou recorte ocasional que resgatasse a fisionomia de Bento Fernandes de Barros. E foi o que aconteceu. Depois de nos identificarmos, fomos recebidos pelo procurador-geral de Justiça e, no correr de um cordial diálogo, revelamos nosso interesse na procura e sobre a dificuldade de obtermos a imagem desejada. Então, o procurador se pôs de pé e disse:
– Ora, ora, esse retrato temos aqui, sim senhor!
E, ao dizer isso, levantou-se e foi aos seus arquivos, donde voltou logo com o retrato na mão.
– Está aqui, aqui, disse vitorioso, exibindo a reprodução da figura...
Foi então que olhei surpreso a foto e falei:
– Ora, seu procurador, esse retrato eu conheço. Fui eu mesmo que fiz! – e disse em desencanto…
Rui Cavallin Pinto
http://www.memorial.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220
Nota - Rui Cavallin encontrou no Ceará uma reprodução com todas as imperfeições técnicas de um retrato que fora reconstituído a partir da fisionomia do Barão de Sobral que, por ser parente de BENTO FERNANDES DE BARROS, havia sido adotado para ser a imagem do primeiro procurador-geral de Justiça do Paraná.

Nenhum comentário: