TÚMULO DE DRAGÃO DO MAR

Foi notícia na Universidade da Flórida a descoberta do túmulo do herói cearense Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, mostrando que a fama do jangadeiro abolicionista (1839-1914) ultrapassa fronteiras e ganha espaço no mundo acadêmico no exterior.
Sob o título "Lost and found: The tomb of the Sea Dragon, Brazil's famous abolitionist" (Perdido e encontrado: o túmulo de Dragão do Mar, o famoso abolicionista do Brasil), o texto detalha a dissertação do historiador cearense Licínio Nunes de Miranda, cujo trabalho acadêmico resultou no fim de um mistério de mais de um século sobre o paradeiro do corpo do jangadeiro que, no ano de 1881, organizou uma greve contra o desembarque de escravos africanos nos portos do Ceará.
Miranda buscou pistas sobre a localização do túmulo em arquivos e procurou o jazigo no cemitério São João Batista, em Fortaleza.
"Era o único cemitério da capital quando Nascimento morreu em 1914", conta o historiador, que percorreu o labirinto de sepulturas do cemitério, até encontrar o túmulo da família de Dragão do Mar.
Legenda: Túmulo de Dragão do Mar no cemitério São João Batista.
Foto: Camila Lima
Fonte:
Descoberta do túmulo de Dragão do Mar vira destaque em universidade americana, escrita por Sérgio Ripardo. Diário do Nordeste (29/01/2021)
Notícias relacionadas:
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2016/05/dragao-do-mar.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2019/05/vinte-anos-do-centro-dragao-do-mar.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2019/10/herois-do-ceara.html

Nenhum comentário: