ALAMEDA DO PAU-BRASIL

Há cinco séculos, o Pau-Brasil faz parte da identidade da nação brasileira e, agora, também fará parte da identidade do Parque Estadual do Cocó. Neste sábado, 5 de junho, quando o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, será inaugurada a Alameda do Pau-Brasil, no Espaço Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. A solenidade acontece às 10h, fazendo parte da programação do Junho Ambiental 2021, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e contará com a presença do Secretário Artur Bruno.
O Pau-Brasil (Paubrasilia echinata) pode alcançar entre 10 e 15 metros de altura e possui tronco reto, com casca cor cinza-escuro. As folhas possuem coloração verde médio, brilhantes. As flores possuem quatro pétalas amarelas e uma menor vermelha, ambas muito aromáticas. Os frutos são vagens cobertas por longos e afiados espinhos e contém de uma a cinco sementes, de cor marrom.
Apesar de ser uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, está na lista de árvores com risco de extinção e, por isso, é a única árvore no Brasil protegida por uma lei exclusiva, que considera ilegais a exploração e a exportação de sua madeira.
http://www.ceara.gov.br/2021/06/04/sema-inaugura-alameda-pau-brasil-no-espaco-adahil-barreto-do-parque-do-coco/

Nenhum comentário: