CORRESPONDÊNCIA COM KALLIANE

Kalliane Sibelli Amorim
16 de maio de 2021 15:37 para mim
Boa tarde, Sr. Paulo Gurgel.
Estava pesquisando informações acerca de meus antepassados e encontrei seu blog. Vi numa das postagens que o senhor possui um exemplar do livro "Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel. Minha mãe tinha também um exemplar desse livro, porém emprestou a alguém da família que nunca mais devolveu, nem ela sabe mais a quem foi. Gostaria de lhe pedir o inestimável favor de me enviar uma cópia das páginas que contêm a genealogia de minha avó Eulira Gurgel de Amorim, que era filha de Celecina Gurgel do Amaral e João Mafaldo de Amorim, ambos casaram-se em 1910, na cidade de Martins-RN, porém Celecina morava com seus pais em Portalegre-RN. Seu pai chamava-se Antônio Rozendo. Eu me lembro de que, quando li esse livro, ele trazia os descendentes da família Gurgel até os da geração de minha avó materna. Meu interesse é pesquisar a ascendência de meu bisavô, João Mafaldo, e a descendência deles, que são meus tios-avós, todos criados na Fazenda Camponesa, em Umarizal-RN. Ficarei imensamente grata se o senhor puder me enviar uma cópia que mostre os dados genealógicos de minha família.
Aguardo retorno e deixo minhas saudações. Apesar de não ter Gurgel em meu nome, sinto-me como uma, afinal minha mãe ainda traz o sobrenome. Fraterno abraço!
Kalliane Sibelli de Amorim Oliveira
----------------------------------------------------------------------------------------------
Paulo Gurgel Carlos da Silva
16 de maio de 2021 18:04 para Kalliane
Prezada Kalliane Sibelli, boa noite.
Lucas de Araújo Gurgel digitalizou o "Genealogia da Família Gurgel - Na Trilha do Passado" e publicou-o no MEDIAFIRE.
Segue o LINK para leitura e download:
Caso não dê certo o acesso à versão eletrônica do livro, avise-me para que eu providencie uma cópia das páginas que contêm a genealogia de sua avó Eulira Gurgel de Amorim. Esta alternativa não me será possível antes de 25/05, pois não estou agora no Ceará.
Abraço!
Paulo Gurgel
----------------------------------------------------------------------------------------------
Kalliane Sibelli Amorim
17 de mai. de 2021 13:20 para mim
Prezado Sr. Paulo Gurgel,
Agradeço imensamente o envio do link com o arquivo em PDF do livro sobre a genealogia da família Gurgel. Gostaria de tirar uma dúvida com o senhor. Ângela do Amaral Gurgel, quarta filha do patriarca Toussaint Gurgel, teve um filho chamado Cláudio Gurgel do Amaal, que inclusive tem sua história de vida muito bem relatada na obra. Pelos registros, Cláudio casou-se com Ana Barbosa da Silva e teve com ela 4 filhos: Manoel, José, Teresa e Maria. Os relatos dizem que José, devido a uma inimizade política, teria assassinado seu opositor e, por isso, teria sido levado preso para Salvador onde foi executado em 1722. Narra-se que, por causa dessas perseguições políticas, a família teria saído do Rio de Janeiro em direção a Minas. De repente, a narrativa passa a mencionar o nome de Maria Gurgel do Amaral dizendo que ela se casou com um homem chamado Davi Lopes de Barros (menciona que este era um nome disfarçado), tendo gerado como filho João Lopes de Alencastro Gurgel.
Minha dúvida é se esse Davi Lopes de Barros se trata do próprio José Gurgel do Amaral, irmão de Maria. Já pesquisei sobre a ascendência desse Davi Lopes de Barros e nada encontrei, e o que reforça essa ideia é que na página 55 do livro, onde aparece a filogenia de Toussaint Gurgel, aparece justamente a figura de João Lopes de Alencastro Gurgel como descendente de José Gurgel do Amaral (pai) e Cláudio Gurgel do Amaral (avô). Como José era um fugitivo da política e da polícia na época, é plausível que tenha realmente mudado de nome para não ser identificado e também não se descarta a ideia de sua relação com a irmã, tendo em vista a continuidade do clã. Outro detalhe da história é que João Lopes de Alencastro dá a seu primeiro filho o nome de José Gurgel do Amaral, em homenagem ao próprio pai.
No livro, p. 55, aparece:
Patriarca - Toussaint Gurgel
Filha IV - Ângela do Amaral Gurgel
Neto - Cláudio Gurgel do Amaral
Bisneto - Alferes José Gurgel do Amaral
Trineto - João Lopes de Alencastro
Tetraneto - José Gurgel do Amaral
Quintaneto - José Gurgel do Amaral Filho - Patriarca do Aracati - CE
As indicações levam a crer que realmente a história se desenrolou assim. Por gentileza, se o senhor também compreende dessa forma e se tem alguma confirmação, me informe.
Desde já agradeço a atenção e a solicitude.
Fraterno abraço,
Kalliane Amorim.
---------------------------------------------------------------------------------------
Paulo Gurgel Carlos da Silva 
27 de mai de 2021 22:58 para Kalliane 
Prezada Kalliane Sibelli, olá. 
Não acho plausível que DAVI LOPES DE BARROS (nome disfarçado), que acompanhou MARIA GURGEL DO AMARAL em sua vinda para Alagoas, tenha sido o irmão dela, pois este, o Alferes JOSÉ GURGEL DO AMARAL encontrava-se foragido desde 1716. No ano de 1718, o irmão foi descoberto e aprisionado e, em 1722, foi levado ao patíbulo em Salvador. 
Em NO FATÍDICO ANO DE 1716 transcrevi os fatos narrados por Aldysio Gurgel, às páginas 35-37 do livro "Na Trilha do Passado". 
É minha única fonte para este assunto.
Atenciosamente,
Paulo Gurgel

Nenhum comentário: