CABOCLOS D'ÁGUA

P - Em sua cidade natal (Acarape-CE), meu pai conheceu um cara que conseguia atravessar um rio, andando sobre o leito (não era uma travessia seca nem a vau, esclareço). Isto é possível?
~ Paulo Gurgel
Sergio Correa de Siqueira, atualmente fazendeiro e escritor em Ouro Preto-MG. (2010 - até o momento), respondeu no Quora:
R - Depende do rio. Em Cataguases havia um sujeito que atravessava o Pomba a pé, no leito. Tinha o apelido de "Caboclo d'Água". Atravessava sob a ponte bem ao lado da fazenda do meu tio, a Barão de Camargos:
(Felizmente, a horrenda estação da Votorantim na margem esquerda não existe mais).
Pois bem: a placa do DNER diz que a ponte tem 116 m. Mas temos a cabeça de ponte dos dois lados, e mais a água rasa das margens. Mesmo o rio sendo profundo (o esporte dos "radicais" da família, inclusive eu na juventude, era mergulhar do vão central), a parte funda correspondia no máximo a uns 50 m.
Um dia que o "Caboclo d'Água" fez esta gracinha de atravessar, eu, como bom estudante de engenharia, cronometrei. Apesar de ser um fato notável, ele passou longe dos recordes mundiais.
O de prender a respiração é de 24' 3", o de atravessar um curso d'água com um fôlego só 96 m em 3' 34''. Mas o recorde foi batido pelo croata Milos Milosic, atleta profissional, e numa piscina.
O "Caboclo d'Água" levou 2' 46'', nada mal para um capiau mineiro num leito irregular, e com corrente.

Nenhum comentário: