ELEIÇÃO DE MARCELO GURGEL NA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS

Foto: Jornal do Médico
O médico, economista, professor universitário e escritor Marcelo Gurgel Carlos da Silva acaba de ser eleito membro titular da Academia Cearense de Letras (ACL). Vai ocupar a cadeira que anteriormente pertenceu ao saudoso médico, professor e poeta Pedro Henrique Saraiva Leão.

Com a eleição de Marcelo, a ACL volta a contar, entre seus pares, com quatro renomados discípulos de Hipócrates: Murilo Martins, Lúcio Alcântara, Flávio Leitão e Marcelo Gurgel. Todos são, inclusive, integrantes da Academia Cearense de Medicina e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional do Ceará, da qual Marcelo foi um profícuo presidente por duas gestões.

A Academia Cearense de Letras é a entidade literária máxima do Ceará. É a mais antiga das Academias de Letras existentes no Brasil, fundada em 1894, três anos antes da Academia Brasileira de Letras. Tem 40 cadeiras, e Marcelo ocupará a de n.º 25 da ACL, cujo patrono é Manuel de Oliveira Paiva, autor da obra "Dona Guidinha do Poço".

Há pessoas que vivem para escrever e não viveriam se não escrevessem. Meu irmão é uma delas, como assegura o mestre Dalgimar Menezes. Com atuação nos diversos gêneros literários (conto, crônica, memória/biografia, discurso, ensaio, romance e teatro), e uma inquietude intelectual que o levou a publicar 114 livros, Marcelo certamente muito contribuirá para a glória e a honra da Academia Cearense de Letras.

Nenhum comentário: