VALE DO JAVARI

A terra indígena Vale do Javari, região na qual estão desaparecidos Bruno Araújo Pereira, indigenista brasileiro e funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista inglês Dom Phillips, do jornal "The Guardian", tem histórico de assassinato de um outro agente órgão federal e é palco de conflitos típicos da Amazônia: tráfico de drogas, desmatamento, garimpo ilegal e destruição da fauna.
O Vale do Javari fica na fronteira com o Peru e a Colômbia e está localizada no Estado do Amazonas. São 8,5 milhões de hectares demarcados, sendo a segunda maior terra indígena do país - a primeira é a Yanomami, com 9,4 milhões de hectares. Além disso, tem a maior concentração de povos isolados do mundo, com acesso restrito por vias fluviais e aéreas.
O rio Javari (em castelhano, rio Yavarí) é um afluente do Rio Solimões. Nasce no Peru, na serra da Contamana. Toda a sua extensão, cerca de 1 180 quilômetros, serve de divisa entre Brasil e Peru, sendo a margem direita brasileira e a esquerda peruana. Desagua no rio Solimões, junto à cidade brasileira de Benjamin Constant. Sua foz possui três braços, formados por duas ilhas denominadas Islândia [1] e Petrópolis. Estão localizados, em sua sua margem direita, os pelotões militares do Exército Brasileiro Palmeiras do Javari e Estirão do Equador [2], e os municípios brasileiros de Atalaia do Norte [3] e Benjamin Constant [4].
Conheci esta região em 1974/75 ao servir no Alto Solimões como oficial médico do EB.
[1] ISLÂNDIA SULAMERICANA
[2] ESTIRÃO DO EQUADOR
[3] A PÉROLA DO JAVARI
[4] BENJAMIN CONSTANT, TABATINGA E LETÍCIA

Nenhum comentário: