REFERÊNCIAS MUSICAIS E FÍLMICAS À PRAIA DO FUTURO

A Praia do Futuro ocupa oito dos 25 quilômetros da orla de Fortaleza. Ao longo de seu calçadão, barracas oferecem cadeiras de praia, duchas de água doce e delícias da gastronomia cearense. Contudo, em épocas passadas (anos 1970), quando a Praia era um reduto pouco frequentado pela população, o seu relativo isolamento reforçava outras imagens. E a Praia do Futuro de então era vista como um lugar de ardentes desejos.

Em "Maria do Futuro", originalmente lançada pelo compositor Taiguara na década de 1970, e regravada em 2007 pelo cantor cearense Fagner, no trabalho "Fortaleza", são exaltadas poeticamente suas belezas naturais. Nessa canção, concebe-se a Praia do Futuro como o lugar da cidade onde tudo parece ser mais intenso e envolvente.

Sobre ela, o internauta Aurelino Santos Jr relata uma história que ouviu em 1973. Após um show em Fortaleza, Taiguara teria ido para um dos bares da Praia do Futuro e lá conhecido uma moça, com a qual teria passado uma noite arrebatadora nas areias da praia. Outro internauta, de nome Francisco, acrescenta ter ouvido do próprio Taiguara, em um show no Theatro Jose de Alencar - Fortaleza - CE (anos 1980), que essa música é realmente uma referência à Praia do Futuro.


Já na música "Terral", gravada pelo compositor/cantor cearense Ednardo e lançada em 1973, a Praia é retratada como o lugar de origem, o lugar de onde se vem e onde se quer ficar, caracterizado pelas "dunas brancas" e distante das "chaminés ou fumaça". É o lugar também que, de uma perspectiva marítima, avista-se a "praia fazendo amor". https://blogdopg.blogspot.com/2017/09/novissimo-farol.html

Em "Praia do Futuro –um filme em episódios", de 2008, realizada por um grupo de jovens cineastas cearenses reunidos em torno da Alumbramento Produções Cinematográficas. Essa produção fílmica cobre um período em que a Praia deixa de figurar como um lugar de promessas urbanas não realizadas para ser um lugar, no dizer de Nogueira Maciel, "onde o tempo se perdeu". https://docplayer.com.br/66439638-Tempos-e-espacos-da-praia-do-futuro.html | p.41-47

Em outro filme, "Praia do Futuro" (dirigido por Karim Aïnouz), de 2014, Donato, personagem de Wagner Moura, é salva-vidas na Praia do Futuro. Ayrton é um menino que sonha com motos e super-heróis e admira a coragem do irmão mais velho em se jogar nas ondas para salvar desconhecidos. Quando falha pela primeira vez em resgatar uma vida no mar, Donato acaba conhecendo Konrad, um alemão piloto de velocidade de motos, amigo do afogado. Donato parte com Konrad para Berlim e desaparece, deixando o irmão mais novo para trás. Anos depois, Ayrton, já adolescente, se aventura em busca de Donato para um acerto de contas com aquele que considerava seu herói. https://youtu.be/UyFBAAiGCC8 (trailer)

2 comentários:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Excelente texto. Parabéns! Ode à Praia do Futuro.

Paulo Gurgel disse...

O aquário que explodiu nesta sexta-feira (16) em Berlim já foi cenário de um filme brasileiro: "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz, que teve cenas gravadas por lá.
O filme é de 2014, e conta a história de um salva-vidas brasileiro interpretado por Wagner Moura que se apaixona por um motociclista alemão (Clemens Schick).
O personagem interpretado por Wagner Moura deixa para trás a família no Brasil e, anos mais tarde, o irmão dele (Jesuíta Barbosa) vai procurá-lo em Berlim.
Uma das cenas foi filmada no "AquaDom" porque a profissão do personagem de Moura era a de mergulhador nesse aquário que explodiu.