TÚMULO DE DRAGÃO DO MAR

Foi notícia na Universidade da Flórida a descoberta do túmulo do herói cearense Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, mostrando que a fama do jangadeiro abolicionista (1839-1914) ultrapassa fronteiras e ganha espaço no mundo acadêmico no exterior.
Sob o título "Lost and found: The tomb of the Sea Dragon, Brazil's famous abolitionist" (Perdido e encontrado: o túmulo de Dragão do Mar, o famoso abolicionista do Brasil), o texto detalha a dissertação do historiador cearense Licínio Nunes de Miranda, cujo trabalho acadêmico resultou no fim de um mistério de mais de um século sobre o paradeiro do corpo do jangadeiro que, no ano de 1881, organizou uma greve contra o desembarque de escravos africanos nos portos do Ceará.
Miranda buscou pistas sobre a localização do túmulo em arquivos e procurou o jazigo no cemitério São João Batista, em Fortaleza.
"Era o único cemitério da capital quando Nascimento morreu em 1914", conta o historiador, que percorreu o labirinto de sepulturas do cemitério, até encontrar o túmulo da família de Dragão do Mar.
Legenda: Túmulo de Dragão do Mar no cemitério São João Batista.
Foto: Camila Lima
Fonte:
Descoberta do túmulo de Dragão do Mar vira destaque em universidade americana, escrita por Sérgio Ripardo. Diário do Nordeste (29/01/2021)
Notícias relacionadas:
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2016/05/dragao-do-mar.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2019/05/vinte-anos-do-centro-dragao-do-mar.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2019/10/herois-do-ceara.html

POR GRATIDÃO OU BENQUERER

Caríssimo amigo e confrade Eduilton Girão,
Acusamos o recebimento de dois exemplares do seu recente livro "Por Gratidão ou Benquerer".
Agradecemos, lisonjeados, a inclusão de nossos nomes entre os seus verbetados.
Muito nos honrou estarmos figurando em sua prestigiosa obra.
Abraços.
Marcelo Gurgel e Paulo Gurgel

Marcelo Gurgel Carlos da Silva
fez-se médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em 1977, sendo também graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará em 1986. Tem mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e doutorado em Saúde Pública pela mesma universidade. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Médico Epidemiologista do Instituto do Câncer do Ceará. Foi Professor Titular da Faculdade de Medicina de Juazeiro. É Membro Titular da Academia Cearense de Medicina, do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Academia Cearense de Médicos Escritores e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores/Regional Ceará. Desta última instituição é o atual Presidente. Tem uma intensa produção científica em epidemiologia e literatura, com um sem número de publicações entre livros, artigos, crônicas, contos, romances e ensaios, com grande ênfase a aspectos socioculturais e históricos. Foi um dos principais responsáveis pela criação do Curso Médico da UECE, tendo sido o seu primeiro Coordenador. Tem participado de um grande número de mesas examinadoras em concursos para os vários níveis de magistério e costuma ser convidado para pronunciar conferências em vários locais, inclusive no exterior. São-lhe notáveis filhos: Felipe e André, fruto da união com a médica Fátima Bastos. Nas entidades de que participa dá o melhor da sua inteligência e dedicação. Goza do mais alto conceito e estima entre seus pares, discípulos e alunos.
Paulo Gurgel Carlos da Silva, irmão do citado Marcelo Gurgel, fez-se médico pela UFC em 1971. Especializou-se em Pneumologia e em Tisiologia Clínica e Sanitária, pela Fundação Osvaldo Cruz. Cumpriu Residência Médica/Estágio no Pavilhão de Isolamento no Hospital do Exército / Rio de Janeiro/RJ. Fez vários cursos de pós- graduação e participou de vários eventos e congressos médicos. Teve intensa atividade profissional, na área privada e, especialmente, no serviço público, com destaque para o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, onde laborou por 30 anos. Chefiou o Serviço de Pneumologia e a Secção de Documentação Científica, presidiu o Centro de Estudos, foi Preceptor de Médicos Residentes além de vários outros cargos e funções. Participou de vários programas médicos junto à SESA., atinentes à Tisiopneumologia. Foi Professor Colaborador da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Integrou por muitos anos o corpo médico do Exército Brasileiro onde exerceu a Direção do Hospital Militar de Tabatinga / Benjamim Constant/AM, e, em Fortaleza, serviu no Hospital Geral do Exército. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional, da qual foi presidente. Tem significativa obra literária, publicada em muitas coletâneas e na mídia impressa local e nacional. Aposentou-se do Ministério da Saúde, em 2007, após 36 anos de efetivo serviço. Casado com a médica Elba Macedo, tem filhos e netos. Mercê dos seus vários atributos, é alvo de grande apreço e admiração por todos que privam da sua convivência.
MARCELO GURGEL / PAULO GURGEL. Verbete In: GIRÃO, José Eduilton. Por gratidão ou benquerer. Fortaleza: Expressão, 2020. 128p. p.77-78. ISBN: 978-65-5556-013-8

A ESTAÇÃOZINHA DE TREM OCTÁVIO BONFIM, por Diogo Fontenelle

para Rejane Batista Vasconcelos
Nasci à beira dos trilhos da Estaçãozinha de Trem Octávio Bonfim,
Eu adormecia e acordava com os risonhos apitos do trem a partir.
Era uma carruagem de passageiros que saía para Sobral-Camocim,
Eram os feirantes, os singelos idosos e os festivos colegiais em folia.
Às vezes, eram lotes de cera de carnaúba vindos do Quixeramobim,
Cargas de caroços de mamona e de algodão em plumas da invernia.
Num sombrio dia, a Estação do Octávio Bonfim calou-se de repente,
Até parece que os trens partiram de vez para o encantado Shangri-lá.
Eu despertei triste feito gente grande sem plumas de algodão luzente,
Sem apito de trem, sem azul sonhar, sem poesia a dourar o meu olhar.

PESAR POR TRAJANO AUGUSTO DE ALMEIDA FILHO

Morreu na madrugada desta quarta-feira (13), por complicações da Covid-19, o médico radiologista Trajano Augusto de Almeida Filho, aos 71 anos. O falecimento foi confirmado em nota de pesar publicada pela clínica do empresário.
A nota ressalta o exemplo deixado pelo médico:
"Apaixonado pelo trabalho e pela medicina, deixa conosco um exemplo de vida, superação, força e humanismo, que o qualificam como alguém que, além de saudades, deixará um precioso legado."
Trajano Almeida era proprietário da clínica localizada no bairro Aldeota que leva o seu nome e do pai. 
Durante décadas fomos companheiros de trabalho no Hospital de Messejana. Um grande radiologista que, além dos conhecimentos técnicos, destacava-se pelo modo afável com que tratava a todos.
Siga em paz, nosso estimado Dr. Trajano Augusto de Almeida Filho.

BUSCAS EM DESENCANTO

Outro dia fui à Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Era meu propósito pesquisar se havia em seu acervo o "Porteiras e Currais".
Das mãos de seu autor, o Sr. Miguel Santiago Gurgel do Amaral, eu recebi um exemplar desse livro, ainda na década de 1960. E o mesmo extraviou-se sem que eu o houvesse lido.
Na Biblioteca Pública, a meu pedido, um funcionário pôs-se a pesquisar sobre o livro num computador - por título e por autor. Não, nada constava a respeito dessa obra na Biblioteca.
Já fazia menção de me retirar, quando o funcionário fez sinal para que eu esperasse mais um pouco. E continuou a teclar no computador, dando-me a impressão de que "daquele mato ia sair coelho".
Alguns minutos após, o semblante dele se iluminou. E ele, virando a tela do computador para mim, disse:
- Olhe, achei algo sobre o "Porteiras e Currais".
Essa internet...
Paulo Gurgel
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2011/05/uma-biblioteca-sem-porteiras.html
Nota - O que o funcionário da biblioteca tinha achado era uma postagem, PORTEIRAS E CURRAIS, na qual eu me queixava do extravio do meu exemplar do livro.
\o/ \o/ \o/ \o/ \o/ 
[...] Porém, independente desses resultados e sua eventual acolhida, nunca perdemos a esperança de obter um retrato original e autêntico do nosso procurador-geral. E foi assim que, numa visita ocasional ao Ceará, durante nossa presença na cidade nos animamos a ir até ao Ministério Público local para uma entrevista pessoal sobre a existência de algum retrato ou recorte ocasional que resgatasse a fisionomia de Bento Fernandes de Barros. E foi o que aconteceu. Depois de nos identificarmos, fomos recebidos pelo procurador-geral de Justiça e, no correr de um cordial diálogo, revelamos nosso interesse na procura e sobre a dificuldade de obtermos a imagem desejada. Então, o procurador se pôs de pé e disse:
– Ora, ora, esse retrato temos aqui, sim senhor!
E, ao dizer isso, levantou-se e foi aos seus arquivos, donde voltou logo com o retrato na mão.
– Está aqui, aqui, disse vitorioso, exibindo a reprodução da figura...
Foi então que olhei surpreso a foto e falei:
– Ora, seu procurador, esse retrato eu conheço. Fui eu mesmo que fiz! – e disse em desencanto…
Rui Cavallin Pinto
http://www.memorial.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220
Nota - Rui Cavallin encontrou no Ceará uma reprodução com todas as imperfeições técnicas de um retrato que fora reconstituído a partir da fisionomia do Barão de Sobral que, por ser parente de BENTO FERNANDES DE BARROS, havia sido adotado para ser a imagem do primeiro procurador-geral de Justiça do Paraná.

NATAL DE 2020

Passamos a véspera do Natal no apartamento de Érico e Aline.
Uma confraternização entre poucas pessoas, como manda o atual regramento sanitário. 
Na foto, da esquerda para a direita: Érico (que fez a selfie coletiva), Elba (segurando Benício), eu (segurando a mim mesmo), Natália (segurando Renan), Rodrigo (segurando Leon), a Sra. Fátima (mãe de Aline) e Aline (segurando Jacques).
O neto Matheus não aparece nesta fotografia, pois passava o Natal com a mãe. E o evento foi alegrado pela expansão em netos da família. Renan, nascido em maio, e Benício, nascido em dezembro (Aline, ainda se recuperava da operação cesariana).
Renan
Pensem num bebê sorridente
Benício
Na versão "Baby Claus"