MORRE SEU VAVÁ, O GUARDIÃO DOS CINES FAMILIAR E NAZARÉ

"Nesse tempo de grandes corporações e multinacionais dominando os circuitos de exibição no Brasil e em todo o mundo, pensar em seu Vavá, numa luta sem tréguas para manter o seu cinema de bairro, é como pensar em Dom Quixote lutando com os moinhos de vento. Ele nos alimentava com o sonho e o sonho, por pequeno que seja, nesses tempos distópicos, é fundamental para o espírito." ~ Rosemberg Cariry
(Seu Vavá, foto DN)
Faleceu às 15h da última segunda-feira (21), aos 91 anos, o cidadão Raimundo Carneiro de Araújo, Seu Vavá.
No bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza, ele cultivou cada milímetro do sonho de manter vivo o seu cinema de bairro. Primeiro, como funcionário do Cine Familiar, dos franciscanos frades da Igreja de N. Sra. das Dores, e depois (1970) como proprietário do Cine Nazaré, um dos últimos cinemas de bairro em Fortaleza.
O Cine Nazaré do Parque Araxá que, entre fechamentos e reaberturas, agora perde seu guardião.
A jornalista Julia Ionele, autora do livro-reportagem "Cine Nazaré - Um cinema vivo" (Inesp, 2020) e vizinha do Vavá, relata:
"Nasci em 1930. Naquele tempo, o Getúlio estava em campanha. Então, nasce o Vavá, eu, primeiro filho do meu pai. Ele, que era político, coloca meu nome de Raimundo Getúlio Vargas. Com pouco, ficou Vavá. Quando eu cheguei na idade de servir ao Exército, fui me alistar. - Cadê sua certidão de nascimento? - Sei nem o que é isso! (risos) Quer dizer: meu pai nunca havia feito meu registro. Aí eu cheguei no cartório, ali na Floriano Peixoto, e me registrei. Morreu o Vavá e nasceu o Raimundo Carneiro de Araújo".
Seu Vavá era católico, responsável por consertar o sino da Igreja de Otávio Bonfim durante décadas. Inclusive foi nessa igreja que ele se casou com Dona Maricota -  o primeiro casamento da Igreja de N. Sra. das Dores.
Era viúvo e deixa três filhas, além de netos.
LINKS
http://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2018/01/conheca-o-cine-nazare-o-ultimo-cinema-de-bairro-ativo-em-fortaleza.html
http://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/90074-0807pe01-lancamento-inesp
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/morre-seu-vava-do-cine-nazare-cinema-de-rua-fundado-ha-mais-de-80-anos-em-fortaleza-1.3195477
VÁ PARA O VAVÁ EM LINHA DO TEMPO
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2009/09/no-escurinho-do-cinema.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2012/10/seu-vava-e-o-acervo-do-cine-nazare.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2012/10/mudou-o-nazare-ou-mudou-vava.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2015/04/o-vava-do-cine-nazare.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2021/08/fumaca-nos-olhos.html

CORRESPONDÊNCIA COM LÚCIA

🖹9 de fevereiro de 2022
Conheço o Tarcísio Garcia: pessoa maravilhosa, excelente artista plástico. [1] [2] [3] [4] Foi morador, durante muitos anos - desde menino - da Rua Justiniano de Serpa, no bairro Otávio Bonfim. Ele é tio materno da minha nora que é filha de Fátima Garcia, do blog Fortaleza em Fatos e Fotos, e que administra a página do facebook Fortaleza em fotos. Só agora encontrei esse blog, estando a seguir, cujas postagens estou gostando muito. Mantive o blog Da Cadeirinha de Arruar (Lúcia Bezerra de Paiva) de 2011 a 2016, quando dei uma pausa necessária, mas ele continua lá, com as postagens daquele período. Ontem, compartilhei a matéria "Pílula do Mato" na página do facebook Coisas que o tempo levou, da qual sou a moderadora.
Apareça por lá (blog e página), Dr. Paulo Gurgel.
Um abraço.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🖹20 de fevereiro de 2022
Vou aparecer, Lúcia.
🖌De/sobre Tarcísio Garcia:
[3] Igreja de N. Sra. das Dores em Otávio Bonfim (pintura em óleo sobre tela)
[4] Torre do relógio da Igreja N. Sra. das Dores (desenho com bico de pena)

MEMÓRIA. PRAIA DE ARPOEIRAS

No período de 2000 a 2002 fui instrutor dos Cursos de Capacitação em Diagnóstico, Tratamento e Ações de Controle da Tuberculose promovidos pela Secretaria de Saúde do Ceará (SESA). Tendo como público-alvo os médicos e enfermeiros das Equipes de Saúde da Família das Microrregionais de Saúde, esses cursos eram organizados pela Enf.ª Joilda Pessoa Furtado, da Célula de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, e contava com a colaboração da Dra. Creusa Lima Campelo, farmacêutica e bioquímica do Laboratório Central.
Tínhamos à disposição para os nossos deslocamentos aos locais dos cursos um carro oficial da SESA com motorista. Partíamos de madrugada e voltávamos ao entardecer do segundo dia. Para a realização de cada curso contávamos também com o apoio local de funcionários da microrregião e dos municípios. Levamos a termo 24 edições desses cursos que duravam em média dois dias.
No caso de microrregiões mais distantes (como o Cariri, por exemplo), utilizei-me de aviões comerciais para meu deslocamento.
Em Acaraú, município do litoral oeste do Ceará, que dista de Fortaleza 274 Km (por Itapipoca) e 244 (pela via estruturante), o curso foi realizado nos dias 10 e 11 dezembro de 2001. Com 89 participantes, um dos quais sendo um colega de turma, Emanuel Ponte, que prestava serviços médicos na região e há décadas não nos víamos.
Ficamos hospedados no Hotel Municipal.
Acaraú
É uma região de belezas naturais banhada pelo mar e pelo Rio Acaraú, o segundo maior rio do Ceará. Trata-se de um lugar com bastante história ao longo de sua existência como cidade, cuja data de fundação oficial é 31 de julho de 1849. porém sua origem como aldeamento remonta ao início do século 17, quando os portugueses usaram seu território como ponto de apoio contra a ocupação francesa no Maranhão. Acaraú é uma cidade de médio porte com 34 km de litoral. Suas praias principais são: Praia da Barrinha, da Volta do Rio, do Monteiro, de Arpoeiras, de Aranaú e do Espraiado.
Praia de Arpoeiras
Aproveitando um tempo livre (cerca de 2 horas) em que a programação do curso estaria sendo tocada por Joilda e Creusa, acertei uma corrida de mototáxi. E fui conhecer a Praia de Arpoeiras, considerada a segunda praia mais seca do mundo. Essa característica deve-se ao movimento das marés. Quando a maré baixa, deixa uma larga faixa de areia com 2 km de distância do mar e cheia de piscinas naturais. E, quando a maré sobe, a faixa de areia então se restringe ao trecho em que estão as barracas. Arpoeiras fica a 10 km do centro de Acaraú.
Vídeo postado há 5 anos sobre a Praia de Arpoeiras:

VAIA AO SOL EM FORTALEZA COMPLETOU 80 ANOS

O Ceará celebrou, no domingo passado (30/01/2022), os 80 anos do episódio da vaia ao Sol, "um dia registrado na história do Estado", como descreve o memorialista Miguel Ângelo Azevedo, o Nirez.
De acordo com Nirez, em 30 de janeiro de 1942 um grupo de cearenses reunidos na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, esperavam ansiosamente o início de uma chuva enquanto observavam nuvens carregadas de água.
De repente, o sol apareceu e, como todo mundo esperava a chuva, o astro-rei levou aquela vaia, que ficou registrada entre os causos do Ceará, virou tema de peça de teatro e é contada até hoje em piadas pelos humoristas do Estado.
"iiêêêii"
Seja como protesto ou só para "frescar", a vaia cearense se tornou um patrimônio imaterial do Estado. Diferente das vaias comuns pelo Brasil afora, um "uuhh" que não tem o mesmo impacto e significado de um "iiêêêii". (Jornal O Povo)
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/01/vaia-ao-sol-completa-70-anos-nesta-segunda-feira-no-ceara.html
http://twitter.com/opovo/status/1487821929058811906

MEDICINA CEARENSE DE LUTO. FALECIMENTO DO DR. ROBERTO MISICI (21/04/1947 - 01/02/2022)

É com profunda consternação que informo o falecimento, na tarde de hoje (1.º), do meu amigo e colega Roberto Misici.
Filho de Emidio Misici e Letizia Albertina Botelli Misici, Dr. Misici nasceu na cidade de Milão, na Itália, em 21/04/1947.
Veio para o Brasil com seus pais, aos 8 anos de idade, radicando-se em Fortaleza.
Fomos colegas no Colégio Cearense do Sagrado Coração (no ciclo ginasial)[1] e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (na turma que ingressou em 1966 e concluiu em 1971).
Em 1970, Roberto Misici naturalizou-se cidadão brasileiro. Foi fundador do Instituto di Cultura Italiana di Fortaleza em 1998 e Vice-Cônsul Honorário da Itália, em Fortaleza-CE, de 1997 a 2015, e a partir deste ano até 1998 foi promovido pela Embaixada da Itália a Cônsul Honorário.
Especializou-se em coloproctologia, tendo exercido esta especialidade na Santa Casa de Misericórdia e na clínica privada. Também foi docente da Universidade de Fortaleza e da Faculdade Integrada do Ceará.
Em 2014, tomou posse na cadeira de n.º 2 da Academia Cearense de Medicina, que tem como patrono o médico Dr. Moura Brasil.[2] Ocupava o cargo de Diretor Científico deste sodalício.
Tive a honra de fazer a apresentação oral de "Da Milano a Fortaleza", seu livro de crônicas e ensaios sobre a ópera, a religiosidade e a medicina. Roberto Misici lançou esta obra em 16/10/2021, no encontro em que comemoramos os 50 anos de nossa formatura.[3]
Dr. Roberto Misici era casado com a Sra. Veula Misici com que teve os filhos Dra. Mirella Pinheiro Misici (fisioterapeuta) e Dr. Emidio Giuseppe Pinheiro Misici (psicólogo).
Riposa in pace, amico mio.
Webibliografia
http://jornaldomedico.com.br/2022/02/medicina-enlutada-roberto-misici
http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com/2022/02/pesar-pelo-falecimento-do-dr-roberto.html
[1] http://gurgel-carlos.blogspot.com/2012/08/irmao-abdon.html
[2] http://gurgel-carlos.blogspot.com/2014/04/posse-de-roberto-misici-na-acm.html
[3] http://gurgel-carlos.blogspot.com/2021/10/da-milano-fortaleza.html
As exéquias do Dr. Roberto Misici, segundo informações do seu filho Emídio, acontecerão amanhã, dia 2/02/2022 (quarta-feira), na Funerária Ethernus, com velório das 8h30 às 14h. A missa de corpo presente será às 14h e, em seguida, se dará a saída do cortejo fúnebre para o sepultamento do corpo do ilustre companheiro.