IRMÃO ABDON

Esta foto não foi localizada a tempo de entrar no livro “Portal de Memórias”. Realizada no pátio do Colégio Cearense Sagrado Coração, mostra o Ir. Abdon com os alunos da turma de ginasianos que ele à época regia.
De naturalidade francesa, anos depois o bom e velho irmão marista teria a morte trágica no poço de um elevador do prédio anexo ao colégio, no qual vinha funcionando a Faculdade Católica do Ceará.
Era notória sua aversão ao comunismo. Apenas para nos ensinar se o mês tem 30 ou 31 dias, é que Abdon fechava a mão. Como fazem os comunistas, desculpando-se assim.
Não sei precisar o ano desta foto. Mas imagino que tenha sido feita em 6 de junho, o dia em que os maristas comemoram a data de nascimento do Padre Marcelino Champagnat, o fundador da ordem. O mesmo dia em que eu também completo anos. Uma então proveitosa coincidência, apesar do delay de 159 anos.
Sou o terceiro da esquerda para a direita, na primeira fila. Outros que também estão na fotografia: Roberto Misici, Roberto Bruno, Pedro Rodolfo, Fernando Dall'Olio, Gustavo Silva, Fernando Bezerra, os irmãos Mesquita.
Não sei declinar os nomes dos demais. Sou memorialista, mas nem tanto.
P.S. Aceita-se ajuda para identificar aqueles que não foram acima citados.
Paulo Gurgel


Site relacionado: www.exalunos.com

6 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Recebi este e-mail do colega Winston Graça:
De que ano é essa foto?
Pergunto porque meu irmão Mário também estudou no Cearense e é mais ou menos de sua idade.
Talvez ele esteja aí também.
Resposta:
Não sei ao certo.

jaobizarria@gmail.com disse...

Paulo,
Na foto que remeti, juntamente com a lista dos alunos, pelo menos uns 70% constam dessa tua foto. Eu não apareço, pois passei apenas dois anos no Cearense, 1961 e 1962. Mas talvez valha a pena conferir e relembrar.
Abraços, José Afrânio Bizarria

Paulo Gurgel disse...

Afrânio,
Esta foto será publicada em futura postagem do Linha do Tempo.
Abraços.

Unknown disse...

Entre no Colegio Cearense em 1970. Varias vezes vi o Irmao Abdon. Marcou muito a sua morte. Orgulho em ser Aluno Marista.

Paulo Gurgel disse...

Fui aluno do Colégio Cearense de 1959 a 1962, correspondendo esse período aos meus quatro anos de ginásio. Foram meus professores: Irmãos Abdon (que depois teria uma morte trágica no poço de um elevador), Ernesto, Libório, Augusto e Damaceno, entre outros. Lembro-me também do Ir. Valentim e do Prof. Onélio, que era o responsável pela Educação Física.

Anônimo disse...

Lembro- muito bem desde período. Fui aluno do CC de 1955 a 1960. O diretor na época era Irmão Elói.