FLORENÇA, VENEZA E MILÃO

01/10, domingo
La nostra colazione em um McDonald's próximo ao Roma Termini, onde pegamos, às 10h10, um trem de alta velocidade da Trenitalia que faz a linha Salerno-Milão. Chegamos a Florença às 11h45 e tomamos um táxi até o Hotel Bavária, na região de Uffizi.
Florença (em italiano: Firenze) é um município italiano, subcapital e maior cidade da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 380 mil habitantes (mais de 1 milhão de habitantes em sua AM). Em sua area pedonale, os pedestres compartilham as ruas com as pessoas que se utilizam de bicicletas ou patinetes.
A cidade é considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas da Itália. Tornou-se célebre por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal. Florença transpira arte por todos os poros. Sob o mecenato do estadista e poeta Lourenço de Médici, gênios como Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Giotto e outros aqui criaram grandes obras artísticas e arquitetônicas.
✓ San Miniato al Monte
✓ Piazalle Michelangelo, de onde se pode apreciar uma das melhores vistas panorâmicas de Florença.
✓ Piazza Della Signoria, com a réplica do David, de Michelangelo.
✓ Ponte Vecchio
✓ Piazza di Santa Croce, com a Basílica de mesmo nome.
✓ Piazza della Repubblica
A Praça da República é uma dos principais logradouros de Florença, desde que a principal cidade da Toscana existe. Considerada o núcleo de Florença, ela foi construída sobre as ruínas de um fórum romano e é circundada por restaurantes. Entramos num deles para jantar. Coube-me uma sopa de legumes, mas não tão saborosa quanto um minestrone que eu tomei em Roma.
É um ponto de encontro animado, colorido e cheio de vida!
Renan e Natália deram umas voltas no vistoso carrossel da praça.
Impossível não associar a praça ao carrossel retrô, que pertence à família Picci. E não é só as crianças que se divertem nele, os adultos também são admitidos no carrossel.
Antes de voltarmos para o Hotel Bavária, posei para um dos artistas da Praça da República. Em vinte minutos, a tela foi concluída: parla! E o artista sugeriu que eu me deixasse fotografar exibindo a caricatura - com ele a meu lado.
Dito e feito.
PS. Não recordo o nome dele (nem consigo identificá-lo a partir de sua rubrica na tela).
02/10, segunda-feira
Outro trem da Trenitalia nos levou até Veneza. E um táxi (lancha) nos transportou da Estação Venezia Santa Lucia ao Hotel Ca Pedrocchi.
Veneza (em italiano: Venezia), capital da região do Veneto, é uma cidade no nordeste da Itália, situada sobre um grupo de 118 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Ela está localizada na pantanosa Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa entre as bocas dos rios Po e Piave. Veneza é famosa pela beleza de sua arquitetura e obras de arte. Uma parte da cidade está listada como um Patrimônio Mundial, juntamente com a sua lagoa.
O núcleo da cidade, o seu centro histórico, é constituído por um conjunto de ilhas no centro da lagoa, com cerca de 60 mil habitantes. A estas ilhas, há que juntar outras no estuário (30 mil residentes) e também na parte continental (180 mil residentes), que com os seus 130 km², representam cerca 83% da área emersa do território. O centro histórico é totalmente pedonal, com seus 150 canais nos quais  trafegam diferentes tipos de barcos (vaporettos, lanchas e gôndolas), que são os meios de transporte nessa zona.
✓ Praça de São Marcos e Basílica
✓ Torre do elevador. Ingressos no local.
✓ Palácio Ducal (não visitado)
✓ Ponte dos Suspiros
Fotografado pelos turistas provenientes de todos os lugares, lhe foi atribuído esse nome porque a lenda diz que, em tempos remotos, os prisioneiros (atravessando-a) suspiravam por ser a ocasião de ver pela última vez o mundo externo.
03/10, terça feira
Compramos bilhetes para os vaporettos. Embora com validade para o dia inteiro, só foram usados pela manhã. Quando fomos à ilha de San Giorgio e ao retornamos desta para a ilha principal (centro storico).
✓ Basílica de São Jorge Maior
✓ Biblioteca da Fundação Cini e Labirinto Borges, este último dedicado ao escritor argentino Jorge Luis Borges. Com guia brasileiro. Os ingressos foram comprados no restaurante em que tomamos o café da manhã.
Á tarde, estivemos no Rialto: ponte, mercado, shopping center.
Ao fim do dia, fizemos o tradicional passeio de gôndola (80 euros para o grupo)
04/10, quarta-feira
Estava previsto que eu e Rodrigo sairíamos do Hotel Pedrocchi às 4h30, caminharíamos até o ponto das barcas (que são os táxis de Veneza), de onde uma delas nos levaria até a Estação Venice Santa Lucia. Nesta, tomaríamos um trem regional da Trenitalia para e Estação Venice Mestre. Em seguida, em local próximo, o ônibus da Flixbus do horário das 6h40 nos levaria até Ljubjlana, Eslovênia, onde chegaríamos às 10h25. Teríamos algumas horas para conhecer a pequena cidade dos Balcãs, e, à noite estaríamos de volta a Veneza. Tudo isso ficou impraticável devido à piora do meu quadro respiratório, ao qual se associaram incômodos soluços.
Comprei uma caixa de antibiótico (Augmentin 875/125) em uma farmácia local. Mostrei minha carteira de médico no Brasil, e isso foi suficiente.
05/10, quinta-feira
Em 20 minutos, um táxi (lancha) percorrendo os canais de Veneza, nos transportou do hotel até a estação ferroviária da cidade. O café da manhã aconteceu na própria stazione, enquanto aguardávamos um trem da Trenitália. Após 2 horas e meia de viagem, com paradas em Pádua (Padova), Verona (a fictícia cidade de Romeu e Julieta) e outras cidades, chegamos a Milão.
Check-in no Plus Welcome Milano, o melhor dos hotéis em que nos hospedamos na Itália (desta vez, o conforto foi priorizado com relação à proximidade dos monumentos históricos).
Utilizando-se do metrô, fomos visitar:
✓ Duomo di Milano. Visita ao Duomo e ao respectivo Museu (8 euros por pessoa).
✓ Passeio na Galleria Vittorio Emanuelle II, onde almoçamos.
✓ Basilica di Sant'Ambrogio
✓ Castello Sforzesco, uma fortificação medieval restaurada e que atualmente abriga museus e coleções de arte da cidade.
Jantar no Castello, nas proximidades. Volta ao hotel por metrô.
06/10, sexta-feira
Café da manhã no hotel. Metrô.
✓ Piazza della Scalla, onde está o famoso Teatro alla Scalla (fechado).
✓ Giardini Perego, uma área verde no centro de Milão. Piccolo ma bello, come spesso sono i giardini di Milano.
✓ "Quadrilátero da moda" de Milão (delimitado por quatro ruas de prestígio: via Montenapoleone, via Manzoni, via della Spiga e Corso Venezia), onde Elba foi fazer compras e temporariamente se perdeu.
Almoço. Volta ao hotel pelo metrô.
Ainda fiz uma caminhada na região do Ospedale San Paolo e comprei gêneros alimentares no supermercado Esselunga, de Famagosta.
À noite, Natália e Rodrigo deixaram Renan sob os cuidados de Elba e saíram para badalações noturnas.