GENEBRA

07/10, sábado
Natália, Rodrigo e o garoto Renan partiram hoje cedo para uma viagem de quatro dias pelos Alpes Suíços. prevendo-se o retorno deles a Milão, antes dos voos que farão para Lisboa e Fortaleza. Quanto a mim e a Elba, tomamos o café da manhã no Plus Welcome, fizemos o check-out e pegamos um táxi para Lampugnano Bus Station.
Quem viaja por terra de Milão para Genebra, na Suíça, contempla maravilhosas paisagens de vales, montanhas, rios, cidades e vilarejos. E admira-se com a grande quantidade de túneis que, rasgando os Alpes, foram construídos pela Itália e França, principalmente com a grandiosidade do mais extenso deles, o Túnel de Mont Blanc.
O Túnel do Monte Branco é um túnel nos Alpes, que liga por estrada a França à Itália, sob o Monte Branco. As duas cidades principais próximas ao túnel são Chamonix (na França) e Aosta (na Itália). Iniciado em 1957 e concluído em 1965, o túnel com 11,6 km de comprimento e 8,6 m de largura passa sob a montanha entre estas duas cidades. É uma das principais rotas de transporte transalpinas, especialmente para a Itália, que a utiliza para transportar até um terço das suas mercadorias para o norte da Europa.
Nossa viagem pela Flixbus, que deveria durar cinco horas e meio, no entanto, por motivos alheios à empresa (desvios de percurso e fiscalização de fronteira), durou sete horas. Pense o que é ser um cidadão idoso que toma diurético para a pressão alta e depois saber que o ônibus em que viaja não dispõe de uma toalete a bordo! O ônibus chegou ao fim do dia na Place Dorcière, em Genebra. Descemos às pressas com as bagagens e, atendidas certas exigências miccionais, tomamos um táxi para o Ibis Aeroporto. Cansados da viagem rodoviária, optamos por jantar no próprio hotel.
08/10, domingo
Saímos às 8h para uma caminhada de 5 quilômetros até o Lac Leman, o Lago de Genebra. A temperatura estava agradável, com pouca gente sendo vista no início da caminhada. Contudo, o número de transeuntes aumentava à medida que nos aproximávamos das margens do Lago.
Oh là là, o Lago de Genebra com seu também famoso Jet d'eau!
Localizado o quiosque de vendas, compramos bilhetes para as 11 horas. Afinal, ainda precisávamos de fazer nossa refeição matinal, que consistiu de chocolate quente com croissants.
Enquanto aguardávamos a hora do passeio no Lago, percorremos a Pont du Mont-Blanc, o Quai du Mont-Blanc e tiramos fotografias tendo ao fundo um dos cartões postais da cidade, o Monumento a Brunswick
O Sr. Brunswick deixou sua fortuna para a cidade mas somente no caso de a cidade construir um monumento em homenagem ele, e a cidade honrou o compromisso.
Lago de Genebra
É um dos maiores lagos da Europa Ocidental e o maior deles no curso do Ródano. Sessenta por cento do lago pertencem à Suíça (os cantões de Vaud, Genebra e Valais) e quarenta por cento à França. As principais atividades de lazer praticadas incluem vela, windsurf, passeios de barco (incluindo esqui aquático e wake-board), remo, mergulho e banhos. Além de ver e fotografar o Jet d'Eau e os Bains des Paquis (casas de banho públicas em um píer no Lago Genebra que se transformam em saunas durante o inverno).
No período da tarde, fomos ao Genève Cornavin, a principal estação ferroviária de Genebra, da qual partem trens para Lausanne, Lucerna, Milão, Lyon, Marselha, Annecy etc. Em suas instalações funcionam também um supermercado e estabelecimentos comerciais (muitos dos quais estavam fechados, por ser domingo).
Basílica Notre Dame
Por falhas de planejamento, não nos foi possível: ir a Annecy (a Veneza dos Alpes), na França; ver o Jardim Inglês e visitar o Patek Filippe Museum, que só abriria na terça-feira.
09/10, segunda-feira
O Hotel Ibis realiza o traslado de seus hóspedes para o aeroporto de Genebra. No horário das 9h, aproveitando a cortesia do hotel, apresentamo-nos no balcão da TAP para a nossa volta ao Brasil. O tempo de espera foi suficiente para almoçar e para que Elba também comprasse lembranças no centro de compras do aeroporto.
PS. Onde estariam agora os outros membros da família?

Nelson Cunha disse...

Viagem encantadora é qualquer uma que inclua a Suíça. Para mim é o país mais bonito do mundo.