O LABIRINTO BORGES

Em outubro (3), compramos bilhetes para os vaporettos. Embora com validade para o dia inteiro, esses bilhetes só foram usados pela manhã quando fomos à ilha de San Giorgio e, ao final da excursão, para retornarmos à ilha principal de Veneza (centro storico).
Na ilha de San Giorgio visitamos a Basílica de São Jorge Maior, a Biblioteca da Fundação Cini e o Labirinto Borges, dedicado este último equipamento à memória do escritor argentino Jorge Luis Borges.
Acessamos o labirinto a partir do café San Giorgio, tendo como guia um brasileiro radicado na Itália.
Antes disso, o passeio começou por uma visita à "Nuova Manica Lunga", o antigo dormitório beneditino transformado em biblioteca por uma reforma conduzida pelo arquiteto Michele De Lucchi. Com mais de 1.400 metros lineares de estantes, sendo 1.000 estantes abertas (aproximadamente 100 mil volumes), a Nuova Manica Lunga representa hoje o coração do complexo bibliotecário da Fundação Cini.
Depois entramos no labirinto. Com altura aproximada de 90 cm, foram necessárias mais de 3.000 plantas arbóreas para criar este labirinto, que só tem uma saída (como manda a tradição), dessa homenagem focada em Borges que foi idealizada pelo arquiteto Randoll Coate.
Para ampliar a experiência sensorial, o visitante recebe também um audioguia com a trilha sonora original criada para este lugar encantador pelo compositor Antonio Fresa, com execução pela Orquestra do Teatro La Fenice.
Inspirado no conto "O jardim dos caminhos que se bifurcam”, o labirinto está repleto de "objetos de inspiração burguesa" e oferece um percurso com aproximadamente um quilômetro de extensão, desde que o visitante... não se perca.
Não nos perdemos.
Relacionadas
2011 A vida como um labirinto
2013 O maior labirinto do mundo
2017 Os enigmas no monumento do milênio
2018 Um labirinto extrordinário
2019 Labirinto de Möbius
2020 A quantas anda sua memória?
2021 Mitópolis
2023 No labirinto de labirintos
2024 Origem do labirinto

Nenhum comentário: