Fundada em 30 de novembro de 1873 e reconstruída em 1927, foi a segunda estação de trem do Estado do Ceará. A primeira foi a antiga estação João Felipe (atualmente Complexo Cultural Estação das Artes Belchior), no Centro de Fortaleza.
Em 2008, o equipamento foi tombado. No mesmo ano, devido a construção da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, o prédio foi objeto de um dilema.
A solução acordada entre Cid Gomes e Luizianne Lins, respectivamente governador do Ceará e prefeita de Fortaleza, foi a seguinte: rebaixar a estação por 3,5 metros e elevar a linha do metrô para preservar o equipamento histórico e evitar sua demolição. A obra durou cinco meses, onde foi priorizada a manutenção das estrutura do prédio, bem como seus traços arquitetônicos. O valor de investimento foi de R$ 1.063.324,47. A participação dos moradores do bairro no debate sobre o assunto foi importante para que os executivos acatassem a solução a que chegaram.
Cercado por um gradil, o prédio (foto) está bem preservado, mas não é mais utilizado desde 2021, quando deixou de abrigar um Centro de Referência em Direitos Humanos.
Saiba mais:
O imóvel está situado em área de intensa movimentação de pessoas e de ampla atividade econômica, situado ao lado de duas estações de metrô e VLT, e de um terminal de ônibus. Ao lado também de um grande shopping center e de diversos outros serviços comerciais, educacionais e de saúde. Em 2023, o Metrofor realizou serviços de restauração e manutenção do imóvel, através de pintura, recuperação da guarita e do sistema de drenagem, além de limpeza geral da estrutura.
Atualmente (notícia de abril de 2024), a antiga estação ferroviária da Parangaba está disponível para exploração comercial, com compromisso de preservação da estrutura e da arquitetura do equipamento – que é tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN.
Wiki - Estação da Parangaba
http://www.metrofor.ce.gov.br/2024/04/18/

Nenhum comentário:
Postar um comentário