PEQUENO CADERNO DE PAISAGENS

É o título do último livro do poeta Manoel César (foto). Publicado em 2014, pela Premius Editora, "Pequeno Caderno de Paisagens – Antologia Pessoal", reúne as viagens nas janelas da poesia "desse menino triste do Otávio Bonfim", admirador declarado de Manuel Bandeira, Mário Quintana, Carlos Drummond e Artur Eduardo Benevides.
Sobre o autor e suas obras
Manoel César Ferreira e Silva nasceu em Fortaleza-Ce, em 4 de maio de 1948. É Procurador Federal do INSS, aposentado. Escreveu os livros: "A Poesia Ainda Existe" (1983), "Sintagmas da Solidão" (1985), "Mágicas Palavras" (1988), "Detalhes do Tempo" (2010), que constitui sua obra reunida para a nova geração que não teve acesso aos seus três primeiros livros, "Juazeiro, Magia e Poesia" (2011), com Nilze Costa e Silva, "Micropoemas, Metapoemas e Etc" (2012) e "Pequeno Caderno de Paisagens" (2014). Participou das seguintes antologias: "O Talento Cearense em Poesia" (1996), pela Editora Maltese, de São Paulo, "Poetas Pela Paz e Justiça Social", lançada em 2007 na Feira do Livro de Porto Alegre, "Policromias", nº 4 e nº 5 . Foi também um dos fundadores do grupo "Poemas Violados", em 2001. Atualmente, faz parte da "Associação de Servidores Aposentados da Previdência Social e Saúde" (ASPAC) e integra o coral "Previdência em Canto".
Sobre o seu fazer literário
Na apresentação de seu "Pequeno Caderno de Paisagens", a escritora Nilze Costa e Silva assim se expressou:
"As recém-nascidas poesias logo vão para o papel da forma mais simples: ele as escreve a caneta em uma agenda diária. Lá, vai deixando seus versos, como sementes ao vento, que depois recolhe e as deposita num livro. Neste Pequeno Caderno de Paisagens, logo alerta: "Faço poemas por não saber pintar paisagens".

Nenhum comentário: