45 ANOS DO HOSPITAL SÃO JOSÉ

O Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, no próximo dia 31 de março completará seus 45 anos de existência.
Desde a sua inauguração, em 1970, o hospital tem sido o protagonista da luta contra as principais doenças infecciosas endêmicas e epidêmicas do Estado, como tétano, raiva humana, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, dengue, tuberculose e hepatites virais. Na década de1980, quando surgiram os primeiros casos da AIDS no Ceará, o HSJ passou também a se destacar no atendimento aos portadores de HIV/AIDS.
Atualmente, o Hospital São José conta com 120 leitos, cinco unidades de internamento, entre elas uma exclusivamente pediátrica, e, através do ambulatório da instituição, acompanha mais de cinco mil pacientes externos por mês com atendimento, distribuição de medicamentos e realização de exames. Além de ser referência estadual no tratamento de doenças infecciosas, o HSJ também é destaque como unidade de ensino e pesquisa, formando médicos infectologistas para o País.
E os avanços prosseguem "deixando este hospital de 45 anos com um perfil de vanguarda", como afirma o seu atual diretor, Dr. Roberto da Justa Pires Neto. Ainda no primeiro semestre de 2015 será inaugurado no HSJ o setor de tomografia. Também estão previstas, para este ano, a reforma e a ampliação do serviço de emergência e o início da construção do novo ambulatório. E o número de leitos do hospital também será ampliado dos atuais 120 para 180 leitos
Programação
26 de março
8h – Alvorada no pátio do Hospital São José, na Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia
10h – Inauguração da galeria de ex-diretores com a presença dos ex-gestores da unidade.
12h às 17 h – Feira de Artes dos funcionários do Hospital São José
27 de março
15h – Sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará, na Avenida Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres
30 de março
9h – Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, na Rua Thompson Bulcão, 830, Patriolino Ribeiro
31 de março – Data oficial dos 45 anos do Hospital São José de Doenças Infecciosas
19h30 – Solenidade e confraternização com funcionários, autoridades do Governo do Estado, parceiros do HSJ.
Local – Auditório Castelo Branco (Reitoria UFC), na Avenida da Universidade, 2853, Benfica
Apresentação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e show com a cantora Lorena Nunes.
Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral, (85) 3101.2371 e 8770.3090
Clique aqui para ler uma entrevista que dei sobre os primórdios do Hospital São José. Essa entrevista, conduzida pelo meu irmão Marcelo Gurgel, foi originalmente publicada no livro "PORTAL DE MEMÓRIAS - Paulo Gurgel, um médico de letras".

Nenhum comentário: