COM LEITE DE JUMENTA

" O queijo mais caro do mundo é de jumenta, chegando a custar R$ 2 mil o quilo." Extraído de: http://tribunadoceara.uol.com.br/videos/pode-contar/queijo-mais-caro-do-mundo-e-feito-de-leite-de-jumenta/
Fernando Gurgel Filho
Tem que ser caro, mesmo. Eu também fui "feito" com leite de jumenta e sou impagável. [hehehehehehe]
Quando nasci, não tinha nenhum anjo de plantão, estavam todos de folga, distraídos. Ainda bem. Seletivos como são, eu não teria nenhuma chance. Sem plano de saúde, sem assistência médica, sem cartão de crédito, sem crédito, sem dinheiro... Chances de sobrevivência: zero.
Todos os filhos de Dona Alzenir nasceram com a ajuda de parteira, em casa, na cama, sem nenhum pré-natal. Além disso, ainda fui nascer antes do tempo e, segundo diziam, meio - muito? - problemático.
Quase não dormia. Mamava, chorava, cagava e vomitava. Vomitava, cagava, chorava e mamava. Chorava, cagava, vomitava e mamava. Não mantinha a ordem cronológica, mas era de uma regularidade e pontualidade impressionante. Diziam os saudosos papai e mamãe.
Creio que poderia ser alguma alergia, alguma intolerância ao leite ou coisa assim. Sem médico, ninguém sabia. Fizeram lá umas rezas, umas benzeduras, que aliviava mais a dor dos adultos que a do recém nascido. Nada dava resultado e não se atreviam a mudar a dieta do bebê.
- Melhor levar ele pra fazenda de... (não sei qual foi a fazenda de algum parente de mamãe que me mandaram). Se não melhorar, pode até enterrar por lá mesmo.
Lá fomos nós pra roça. Mamãe, minha madrinha e eu. Mantinha a rotina: cagava, chorava, mamava, vomitava. A viagem toda. Até hoje não sei como não nos expulsaram na primeira estação que o trem parou. Muita tolerância do pessoal. Para dizer a verdade, não sei como sobrevivi àquela minha primeira viagem de férias. Pra roça. Aspirar o ar puro e morrer. Morrer sem poluição que, àquele tempo, ainda não se falava nisso.
Enquanto os anjos continuavam distraídos, não sei quem teve a ideia de jerico:
- Essa criança num deve de aceitar leite da mãe. Tadim!! Pruquê num dão um pôquim de leite de jegue? Mãequinha conta que um afiado lá dela, o Areosvaldino..., o Dino, tava assim e se salvou. Precisa de ver, tá um homão...
Assim foi. tomaram coragem e me deram o tal leite. De jumenta, claro. Ainda bem que não foi de jegue, não. Depois daquele dia não vomitei, a caganeira foi diminuindo, fui parando de chorar e passei a dormir uma noite inteira.
Só não virei um homão como o Dino, mas fiquei na média tupiniquim.

Nenhum comentário: