NAS TERRAS DO SENHOR MEU PAI

"Fale de sua aldeia e estará falando do mundo." Dostoievski
O livro NAS TERRAS DO SENHOR MEU PAI, de autoria de João Bosco Serra e Gurgel, trata das histórias e lendas de sua querida Acopiara. Não obstante o escritor, que é também jornalista e dicionarista, ter deixado com 10 anos de idade sua cidade natal, e sobrevivido "nas terras de outros senhores com o gene e o umbigo de Acopiara", para ele, bom acopiarense, esta cidade do sertão cearense é o centro do mundo.
No prefácio da obra, diz Francisco Jaime Gurgel:
"A estação ferroviária era um dos lugares preferidos pela sociedade, por casais de namorados que aproveitavam para espairecer e atualizar o bate-papo. Após a partida do trem, os abastados pegavam suas conduções, um grupo aguardava o caminhão do Lopíssimo para pegar bochecha, outros subiam a íngreme ladeira, manquitolando, investigando e, às vezes, se detendo, por curiosidade, à porta de algumas bodegas, e se espantar com o fartum da cachaça, o cheiro acre e a fumaraça desprendidos pelos lasca-peitos."
Pois bem, esta estação e o trem, partícipes que são de algumas das histórias de NAS TERRAS DO SENHOR MEU PAI, mesmo que tenham morrido ainda é como estarem vivos, por artimanhas da arte da reprodução gráfica. De elementos pictóricos que compunham um quadro (de autor ignorado), na parede da casa de seu primo Luiz Gurgel Brasil, o trem de ferro e a estação de Acopiara foram reviver na capa do livro de narrativas de JB Serra e Gurgel.

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Recebi esta mensagem:
Caro Paulo,
Acabei de abrir o Linha do Tempo e li suas considerações sobre o meu livro, de poucas memórias, sobre Acopiara e a parentada;.
Grato por tudo. Não é sem razão que me vinculo à Acopiara.
Forte abraço.
JB Serra e Gurgel