O BESOURO MANGANGÁ E O CAVALO DO CÃO

Em sua nova beleza, o umarizeiro estava a sediar uma convenção de besouros-do-cão.
Aqueles besouros grandes, escuros, zunidores e que nos assustam pela mania de voar em nossa direção. E que são também chamados de mangangás (ou mangagás, os quais significam grandes, enormes) pela nossa gente.
Havia-os ali em grande número, voejando e zumbindo em torno da copa do umarizeiro. E eles pairavam, de instante a instante, sobre aqueles cachos de flores amarelas. Detive-me alguns minutos para apreciar o espetáculo, e também para fotografar árvore e besouros. Estes eram muitos, muitíssimos, alguns simplesmente enormes, porém eu não sentia medo algum.
http://blogdopg.blogspot.com/2008/01/caminhando-e-aprendendo-12.html
==================================================================
Em outra ocasião, ao caminhar no Parque do Cocó, em Fortaleza, numa área em que há uma grande concentração de mangueiras, vi uma vespa arrastando uma aranha caranguejeira. A aranha, que estava inerme, era várias vezes maior do que a vespa. Apesar de ser uma cena inédita para mim, logo deduzi que, momentos antes, a vespa havia caçado a aranha, inoculado nela o seu veneno para paralisá-la e agora estava levando a aranha para uma toca. Daí em diante a presa serviria de abrigo e alimento à sua descendência.
A vespa caçadora é também conhecida, no Norte e Nordeste brasileiro, por cavalo do cão.
O apelido pouco amigável não é em vão, já que o o inseto é conhecido por sua agressividade e pela intensa dor causada por sua picada.
A boa notícia quando se trata de uma ferroada de cavalo do cão é que a dor não dura mais do que 5 minutos.
Esses insetos caçam grandes aranhas com até três vezes o seu tamanho.
http://pt.quora.com/Qual-%C3%A9-o-inseto-que-possui-a-picada-mais-dolorosa

Nenhum comentário: