ALTO SOLIMÕES

Há 35 anos, transferido do Hospital Central do Exército (no Rio de Janeiro) para o Hospital de Guarnição de Tabatinga, situado na região do Alto Solimões, Amazonas, por um ano residi no município de Benjamin Constant. Nesta região de tríplice fronteira, no posto de primeiro tenente médico do Exército brasileiro, tive a oportunidade de prestar os meus serviços profissionais à comunidade militar e às populações ribeirinhas.
Mais do que uma experiência para a minha profissão, foi uma experiência que adquiri para a vida. Inesquecível.

Agora, a lembrança desse meu período de vida é reavivada quando me deparo com este blog: Crônicas do Pirarucu, do médico Bernardo Wittlin. Dedicado a relatar as vivências deste colega do Rio de Janeiro em Tabatinga, onde ele cumpriu com grande entusiasmo o seu serviço militar.
Redigido em linguagem correta e agradável, o blog enfeixa 53 postagens (crônicas, notas e fotografias), que cobrem o período de 14 de abril de 2008 a 19 de março de 2009.
E Bernardo Wittlin, conforme já me comunicou em e-mail, tem o propósito de escrever um romance ambientado nessa exuberante região "onde o Brasil começa".

2 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Aqui transcrevo um e-mail que recebi do Dr. Bernardo Wittlin:

"Meu caro Paulo,
Após ler boa parte de seus posts recentes no EntreMentes, acrescentei seu blog à minha lista de favoritos. É sempre bom ter fontes de leitura interessantes, de assuntos e opiniões casuais que ousam ir além da pasmaceira e superficialidade intelectual que imperam por aí. O advento da internete permitiu esse intercâmbio, antes inimaginável, de ideias "entre mentes" muitas vezes afastadas no espaço, porém com opiniões e experiências que se identificam e se enriquecem.
Agradeço sua disposição para me ajudar nessa empreitada de escrever um romance tendo como pano de fundo a região que conhecemos em tempos distintos. A ideia surgiu quando, em meio a minhas dissertações no blog, pensei que só conseguiria transmitir pros amigos alguns aspectos e fatos ocorridos em minha vida em Tabatinga através de literatura. Escrevi então um conto, na forma de folhetim. No momento, ele não se encontra mais no blog, pois quando decidi que iria escrever um livro a partir do mesmo, achei que não mais convinha deixá-lo lá. Creio que a realidade daquela região carrega elementos de enorme riqueza literária. Primeiro, pelo fato de ser a amazônia, com toda a sua riqueza de cenários sociais e culturais, e depois pelo fato de ser uma zona de fronteira aberta, com todo o intercâmbio cultural. A ostensiva presença militar, o povo indígena, o tráfico de drogas, a pobreza e o crescimento desordenado, os conflitos da terra, o atraso político, a precária assistência à saúde, a incorporação de uma cultura urbana em meio às tradições da vida na floresta, a sexualidade exacerbada e precoce, tudo isso será pano de fundo da história que pretendo contar.
Ficaria muito grato em ouvir do senhor suas impressões sobre a época em que viveu na região. Sobre a medicina, o povo local da época, sua cultura e economia tradicionais, os militares e sua visão na época, as jovens lascivas, os encantos e desencantos e o que achar interessante. Com isso, eu poderia ampliar minha visão sobre a região, numa perspectiva mais temporal e comparativa com os tempos atuais. Bom, sinta-se à vontade para fazê-lo no tempo que melhor lhe aprouver.
Um abraço,
Bernardo"

Bernardo Wittlin disse...

Caríssimo Paulo, fico super lisonjeado com a menção. Embora tenha finalizado meu blog, ele de fato é um embrião para um futuro romance. Com este, buscarei dar vazão ao meu anseio de dar uma vida literária a esta surpreendente terra e seus personagens. Abraço!