A GENEALOGIA DA FAMÍLIA GURGEL

Recebo do Sr. Ormuz Barbalho Simonetti uma mensagem eletrônica em que ele me pede a colaboração para atualizar a lista dos descendentes de Almerinda Gurgel do Amaral, minha avó materna, o que já começo a providenciar.
O Sr. Ormuz Simonetti, bancário aposentado do BB, e que reside em Natal - RN, edita o Genealogia, blog em que podem ser lidas as suas crônicas - A PRAIA DA PIPA DOS MEUS AVÓS, também publicadas no Jornal Tribuna do Norte - assim como os depoimentos que ele recebe de seus inúmeros amigos e leitores.
Historiador e genealogista, este intelectual norte-riograndense participa de várias sociedades ligadas a estas duas áreas do conhecimento. E dedica-se atualmente, com as pesquisas genealógicas que faz, a escrever sobre a família GURGEL, daí me haver solicitado o envio de informações a respeito.

165 comentários:

Leopoldo Gurgel disse...

Gostaria de saber como faço para ter acesso a uma via deste estudo. Sou descendente da família embora o sobrenome studart nao nos acompanhe há duas gerações.

Paulo Gurgel disse...

Meu caro Leopoldo,
O livro que reúne mais informações sobre a família Gurgel é...
AMARAL, Aldysio Gurgel do - "Na Trilha do Passado"
Não sei onde pode adquiri-lo e não existe em edição eletrônica.
Possuo um único exemplar do mesmo e terei prazer em lhe enviar fotocópias da parte em que seu ramo familiar esteja inserido, desde que me informe os nomes de seus pais, avós etc.
Um abraço.

Diego Gurgel disse...

Aqui no Acre, na cidade de Rio branco, capital do estado, temos muitos "gurgéis" muitas vezes que não se conhecem! A partir de agora vamos procurar nos unir e pesquisar mais!

Paulo Gurgel disse...

Concordo(amos).
Uma sugestão a você, Diego Gurgel: Volte a postar em seus blogs.

Unknown disse...

Olá... Já conhecia a história da minha família de uma forma bem básica, mas eu não tenho nenhuma edição do livro com o registro dos familiares. Vi que o senhor estava disposto a procurar o ramo familiar de um outro Gurgel a partir dos nomes dos antepassados, mas não sei se o meu estaria no mesmo livro, pois até onde sei, meu ramo não veio de dentro do país, mas da Alemanha mesmo. Será??? Soube também que o livro é reeditado de tempos em tempos... Nem sei quantos livros e quais as variações dele existem. Parece que o nome dos meus irmãos chegaram a entrar em uma edição... Bom... Meu e-mail é m.gurgel1989@gmail.com

Unknown disse...

Ai... Não sei se meu comentário foi publicado... Bom, estou interessada em encontrar meu ramo familiar dentro da família. Meu e-mail: m.gurgel1989@gmail.com Aguardo o contato :)

Paulo Gurgel disse...

Minha cara Mariana,
Toda a família Gurgel no Brasil descende do francês Tous-Saint Gurgel que chegou ao Brasil em 1595. Tous-Saint era da região da Alsácia, França, sendo filho de pai alemão com mãe francesa.
Você pode ler a história completa neste link: http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2010/09/origem-da-familia-gurgel-do-amaral.html
Mariana, não há edições periódicas do livro "Na Trilha do Passado", que constitui minha principal fonte de pesquisa sobre a genealogia de nossa família.
Envie-me os nomes de seus irmãos, pais, avós etc. para eu tentar localizar o ramo da família a que você pertence.
Um abraço.

Paulo Gurgel disse...

Correspondência trocada com Mariana Gurgel através do e-mail:

03/10/14
Tataravô - Alcides Gurgel
Bisavô - Ary Duarte Gurgel (acho que era de 1915)
Avô - Laerte Gomes Gurgel (acho que de 1945)
Tia avó - Silvia Gomes Gurgel (Atual Silvia Gurgel Zogaib) (n sei)
Mãe - Mônica Inêz Nunes Gurgel (Atual Mônica I. Gurgel da Silva) (1965)
Tia - Patrícia Inêz Nunes Gurgel (Atual Patricia I. Gurgel Rodrigues) (n sei)
Irmão - Macário Francisco Pereira da Silva Filho (1983)
Irmão - Diogo Gurgel da Silva (1985)
Mariana Gurgel da Silva (eu) (1989)
Ainda tenho infinitos primos aqui no Rio, mas eu não saberia dizer quem é filho de quem.
Costumava acontecer, aqui no Rio, reuniões dos GURGEL em um bairro próximo a minha casa, mas eu nunca tive o prazer de participar e eu não sei se elas ainda acontecem atualmente.
Adoro saber do sobre meu lado Gurgel, é uma honra :)
Aguardando ansiosamente :)
Abraços,
Mariana Gurgel

06/10/14
Olá, Mariana.
Os nomes que você me enviou não constam do livro "Na Trilha do Passado", o que eu já esperava. Pois esta minha fonte de consulta se concentra nos membros da família Gurgel que vivem/viveram no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Mas a família Gurgel no Brasil começou no Rio de Janeiro, onde você vive.
Qualquer novidade volto a lhe escrever.
Paulo Gurgel

06/10/14
Pois é... Há um livro, cujo nome eu não sei, que possui o nome dos meus familiares aqui no Rio. Um primo meu possui esse livro, mas quase nunca o encontro e ele já é bem mais velho, porque ele é primo em primeiro grau do meu avô. Com a vida atribulada, é bem difícil encontrá-lo e buscar saber mais sobre o tal livro... rs
Mas, de qualquer forma, agradeço seu auxílio e espero manter contato com você que, provavelmente, é um tio ou um primo muito distante... :D
Viva os Gurgel!!!
Abraços,
Mariana Gurgel

Lais Gurgel disse...

Ola eu fiquei sabendo que a familia Gurgel é só uma originada de Fortaleza e meu pai meu avo minha avo meu tio e minha tia são todos de lá eu sou prima da miss brazil Melissa Gurgel elana oame conhece e nem eu conheço ela também por que eu acho que ela não mora no Brasil

Paulo Gurgel disse...

Laís,
A família Gurgel originou-se no Rio de Janeiro, do casamento do francês Tous-Saint Gurgel com a brasileira Domingas Amaral.
A família cresceu muito do século 16 para cá. Há membros da família Gurgel principalmente nos estados do RJ, CE e RN.
Leia mais sobre a nossa família indo para:
http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2010/09/origem-da-familia-gurgel-do-amaral.html
Um abraço.

Lucas Gurgel disse...

Paulo, moro em Fortaleza também e gostaria de saber se existe algum modo de adquirir o livro "Na trilha do passado". Meu sobrenome é "de Araújo Gurgel", também gostaria de saber se existe alguma forma de contactá-lo a fim de saber mais acerca de pesquisas genealógicas pois pretendo fazer tais pesquisas também com relação a família de minha mãe "de Araújo". Desde já gostaria de agradece-lo pela atenção.

Paulo Gurgel disse...

Lucas,
Não sei onde você pode adquirir em Fortaleza o livro do Aldysio. Tampouco, que eu saiba, existe uma edição eletrônica do livro.
O Sebo Mimosa divulga ter um exemplar.
http://www.sebomimosa.com/livro-na-trilha-do-passado-genealogia-da-familia-gurgel-aldysio-gurgel-do-amaral
A conferir.

Lucas Gurgel disse...

Em algumas pesquisas achei o livro em uma biblioteca nos EUA, como conseguiu o livro? E vc tem alguma dica pra quem pretende iniciar pesquisas genealógicas? Obrigado pela atenção!

Anônimo disse...

No Sebo Mimosa em disponibilidade aparece esgotado.

Paulo Gurgel disse...

Lucas,
Consegui esse livro há muito tempo.
Não faço pesquisas genealógicas, apenas organizo os dados genealógicos que estão disponíveis em meu ramo familiar.
Mas, na internet, há sites que ensinam - passo a passo - o assunto.
Minha pouca experiência é somente com o MyHeritage. Nele, construí a árvore genealógica de minha família a partir dos meus avós. Infelizmente, este site não possibilita o compartilhamento.
Mas, no Google Docs, fiz isto que posso compartilhar com você:
https://docs.google.com/document/d/1mLI3L1t-KCgBKu808e3K8VXy_jKgXoxTP0biAQOMIrI/edit
1 = pais | 2 = filhos | 3 = netos | 4 = bisnetos
Um abraço.

Lucas Gurgel disse...

Muito Obrigado pelas respostas Paulo. Faço direito na UFC aqui de Fortaleza e conversando com alguns professores fui orientado a mandar um documento solicitando algumas certidões aos cartórios das cidades onde nasceram meus avós, além disso a Igreja antigamente arquivava documentos como certidão de nascimento, de casamento, óbito... Vou seguir com minhas pesquisas e também com a procura do livro, obrigado pela ajuda!!

Unknown disse...

meu avô era urcesino gurgel do amaral gostaria de conhecer mais parentes

Paulo Gurgel disse...

Antonio, olá.
Estou viajando nas próximas horas para Brasília e outras cidades.
Ao retornar para Fortaleza, na próxima semana, farei uma pesquisa sobre o ramo genealógico de seu avô Urcesino.
Encontrando, ou não, alguma informação lhe darei a resposta.
Um abraço.

Paulo Gurgel disse...

Olá, Antonio Gurgel.
No livro de genealogia do Aldysio Gurgel, publicado em 1986, consta o nome de URCESINO GURGEL DO AMARAL (pág. 185), nascido em Aracati-CE, provavelmente em 1870, proprietário rural.
Foi casado com uma prima de nome ESTER GURGEL DO AMARAL.
O casal gerou 13 filhos: Belsan, Helia, Filomena, Euclides, Ester, Silvia, URCEZINO GURGEL DO AMARAL FILHO (pág. 186), Celestina, Nayda, Irma, Euripedes, Aurea e Hilton.
Corresponde ao que você sabe?
Um abraço.

Unknown disse...

Boa tarde Paulo,
Me chamo Gustavo Gurgel do Amaral, Neto do Dr. Aldysio Gurgel que escreveu o livro genealógico "Na trilha do passado" como meu avô faleceu, seria interessante uma segunda edição dele. Mas me lembro que em vários momentos de dúvidas que nós os mais jovens tínhamos a respeito de nossa origem, meu avô explicou que todo Gurgel é parente, uma só família repleta de derivações já que somos todos descendentes do Comandante Toussaint Gurgel. Isso no Brasil, porém, a origem européia vem de fato da Alemanha, já q o Pai do Cmte era Alemão e possuíamos uma linhagem nobre. Claro que não consta no livro pois o mesmo refere-se aos parentes oriundos no Brasil. Forte abraço

Paulo Gurgel disse...

Meu caro Gustavo, olá.
Toda a família Gurgel no Brasil descende do casamento do francês Tous-Saint Gurgel, que chegou ao Brasil em 1595, com a brasileira Domingas Amaral, de família portuguesa.
Tous-Saint era da região da Alsácia, França, sendo filho de pai alemão com mãe francesa.
Pelo tempo em que o livro do Aldysio Gurgel foi publicado já está a merecer uma segunda edição.
Para evitar problemas autorais, o ideal seria que algum descendente de Aldysio se dispusesse a fazê-lo.
Com relação ao ramo da família Gurgel a que pertenço, venho mantendo no Google Docs uma relação atualizada com os dados de todos os membros da família.
Ir para:
https://docs.google.com/document/d/1Ss5xkuuIbgQ8zz6IU8-hPRkkNY0_Vb1IfLoyJRmGuhk/preview

Michele Gurgel disse...

Olá! Sou carioca descendente dos Gurgeis!!! Minha "árvore" ficou assim:Toussaint Gurgel ➡Ângela do Amaral Gurgel (+outros)➡ Claudio Gurgel do Amaral (+outros)➡Maria Gurgel do Amaral(+)➡João Lopes de Alencar(+)➡José Gurgel do Amaral(+)➡José Gurgel Amaral Filho(+)➡Cândido Gurgel do Amaral(+)➡Vicente Gurgel do Amaral(+)➡Eugênio Gurgel do Amaral(+)➡Minha avó(+)➡Meu pai(+)➡Eu

Adriano Gurgel disse...

Olá Paulo, Boa tarde. Minha querida avó, Madalena Gurgel Rodrigues veio de Acopiara para São Paulo com minha mãe criança... como faço para ter mais informações da família? Abraços

Paulo Gurgel disse...

Olá, Adriano.
No site "Família Gurgel de Acopiara", no artigo "Chico Guilherme, a hora e a vez do Coronel", de autoria do jornalista JB Serra e Gurgel, em seu último parágrafo há uma citação de MADALENA GURGEL RODRIGUES, de Acopiara.
Verifique se corresponde à pessoa sobre a qual você procura informações.

Paulo Gurgel disse...

Retorno para acrescentar o endereço eletrônico do artigo:
http://familiagurgeldeacopiara.com.br/index.php/familias/minervina-gurgel-valente-e-antonio-henrique-da-silva/84-familias/98-acopiara-e-o-centenario-de-alcebiades-da-silva-jacome

Yoga no Parque disse...

A todos um Feliz Ano Novo.

Sou Studart Gurgel.
A origem da família Gurgel, sempre achei tratar-se da Alemã. Porém ao acessar um site do Cemla, verifiquei uma chegada de um Gurgel em 1913 de "Joine Gurgel" ao porto de Hamburgo, de origem russa.
Agradeço resposta.

Rosângela

Cleilson Gurgel disse...

Ola sou um gurgel tbm e amo esse meu sobrenome vamos fazer um grupo no zap e reunir todos ou quase todos d nossa familia abraço 021998174404

Cleilson Gurgel disse...

Ola que bom ser de uma familia q e estudiosa e tem uma bela historia

Cleilson Gurgel disse...

Oi mariana
Meu nome e Cleilson Gurgel vi vc falando com o paulo tbm moro no rio e adoraria saber mas tbm sobre nossa familia a diferença q meus pais sao do ceara. Ai fica mas facil vlw abraço

Paulo Gurgel disse...

Olá, Cleilson.
Alegro-me com seu interesse pela família Gurgel, da qual você faz parte.
Você inclusive divulga seu telefone para fazer um grupo zap, o que é uma boa iniciativa.
Há alguns anos organizei a genealogia do ramo da família a que pertenço. Foi um trabalho em que pesquisei cinco gerações, obtendo um documento que mantenho atualizado.
Sugiro que você faço o mesmo com relação a seu grupo familiar, enquanto a coleta de dados ainda não é difícil.
Como modelo, você pode usar o meu documento, o qual está disponível no Google Docs.
Um abraço.
Ir para:
http://docs.google.com/View?id=dhbszt8w_1276cxbvkvhq

Unknown disse...

Olá Paulo, sou historiador e estou fazendo uma pesquisa sobre a familia Gurgel, especificamente sobre os membros que vieram do Ceará para fundar o povoado de Pedra de Abelhas em Apodi/RN. gostaria se possível uma ajuda sua. Se tens a sequencia em sua fonte a partir de Tiburcio Valeriano Gurgel casado com Caetana Jesumira de Oliveira. Assim como seus filhos, me envie. Ficarei muito grato.

Paulo Gurgel disse...

Olá, historiador Gleicigene Bezerra.
TIBÚRCIO VALERIANO GURGEL DO AMARAL, nascido em 14/04/1843, na Fazenda Porteiras, em Aracati-CE, foi o 18º filho de José Gurgel do Amaral Filho e o 6º filho de Maria Joaquina de Moura Ferreira, com quem o Patriarca de Aracati casou em segundas núpcias, após ficar viúvo de Quitéria Ferreira de Barros (Joaquina e Quitéria eram primas).
Emigrado de Aracati para o Oeste Potiguar, Tibúrcio fundou a propriedade denominada "Brejo do Apodi", encravada no atual município Felipe Guerra - RN.
Em 24/11/1868, ele casou com a sobrinha Caetana Gesumira Gurgel de Oliveira, nascida em 08/07/1851, em Caraúbas-RN. Foram padrinhos do casamento Cândido Gurgel do Amaral (irmão) e o deputado Lino Constâncio de Brito Guerra (primo). Tinham: ele, 25 anos, e ela, 17 anos.
Em 24/11/1918, completaram Bodas de Ouro, havendo missa na Capela de N. S. Perpétuo Socorro, edificada às expensas dele no lugar denominado "Pedra da Abelha".
A missa foi também celebrada em regozijo por ter sido Tibúrcio vitorioso em um litígio pela manutenção da posse de sua propriedade.
Fonte: "Na Trilha do Passado" (c/ uma correção de data), de Aldysio Gurgel do Amaral.
Cordialmente,
Paulo Gurgel
PS - Os nomes dos descendentes de Tibúrcio e Caetano até 1985 estão no Bloco 18 (p. 213-223) do livro supra citado.

Unknown disse...

Olá também queria saber mas da história da minha família meu avô era Pedro Domiciano Gurgel minha mãe Aparecida de cassia da silva Gurgel

Paulo Gurgel disse...

Thallita,
Em que lugar do Brasil você mora? Sabe de ancestrais em seu ramo da família Gurgel que já viveram no Ceará e Rio Grande do Norte?

Unknown disse...

Olá, meu nome é Cristiane Gurgel, moro em Belo Horizonte, mas minha família mora em Governador Valadares, porem não sei nada sobre o sobrenome Gurgel, meu avô se chamava Arlindo Gurgel e meu pai se chama Edson Gurgel. Gostaria de saber mais sobre nossa familia.

Paulo Gurgel disse...

Cris, olá.
Não disponho de informações sobre o ramo da família Gurgel que vive em Minas Gerais. Minha fonte de dados abrange principalmente os ramos da família no Ceará e no Rio Grande do Norte.
Sugiro que você comece a elaborar o seu mapa genealógico com as informações obtidas de seus parentes mais próximos. A hora é agora.
A título de orientação, envio-lhe um link para que você acesse o levantamento genealógico que fiz para cinco gerações de descendentes de Almerinda Gurgel, minha avó materna.
https://docs.google.com/document/d/1Ss5xkuuIbgQ8zz6IU8-hPRkkNY0_Vb1IfLoyJRmGuhk/preview
Use-o como modelo.
Boa sorte.

João Pedro disse...

Olá Paulo,
pertenço a família Gurgel de Minas Gerais, sendo meus ancestrais Salvador Carvalho do Amaral Gurgel- Aires Joaquim do Amaral Gurgel - Antonio da Paixão Gurgel - Joaquim Pereira Gurgel - Antonio Neto - meu pai - eu. Nossa família era proprietária de uma fazenda de café próxima ao município de Jequeri-MG até por vonta 1946. Consultando um amigo genealogista, descobri que Toussaint Gurgel era na verdade irmão de Domenique de Gourges, e assim sendo, o ramo brasileiro desta família. Gostaria de manter contato. segue meu email: joaodeacaia@gmail.com

Paulo Gurgel disse...

Olá, João Pedro.
Não sei se essa relação parental de Toussaint Gurgel com Domenique de Gourges é possível.
Toussaint (ou Tous-Saint) Gurgel era da região da Alsácia, França, sendo filho de pai alemão com mãe francesa. Toda a família Gurgel em nosso país descende de Toussaint Gurgel (que chegou ao Brasil em 1595) e de Domingas do Amaral, filha de lusitanos, com quem ele se casou.
http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2010/09/origem-da-familia-gurgel-do-amaral.html
Gourgues ou Gourgue era uma família da Gasconha. Os membros desta família ocuparam cargos importantes no governo, no clero e na ciência da França, da Baixa Idade Média ao final do século 19.
http://blogdopg.blogspot.com.br/2016/01/a-familia-gourgues.html
Quanto a Domenique de Gourgues (1530-1593), ele foi um oficial do exército de Carlos IX, rei da França. Em 1568, liderou um ataque contra os espanhóis na Flórida, em resposta a um massacre de franceses em Fort Caroline.
http://blogdopg.blogspot.com.br/2016/06/dominique-de-gourgues.html
Em Angola, há também o sobrenome Gourgel, que é o 93º do rank no país.
http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2015/11/estatisticas-sobre-os-sobrenomes-gurgel.html
Um abraço, primo.

Unknown disse...

Boa noite sou da familia gurgel
E gostaria de saber mas da história da nossa família
Pq minha mãe comentou que nossa família teve uma maldição.?

Paulo Gurgel disse...

Olá, Bárbara.
É provável que sua mãe não tenha falado de uma maldição, e sim de um crime de vingança que ocorreu no passado.
Esta é a história mais aceita sobre o início da família Gurgel no Brasil:
http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2010/09/origem-da-familia-gurgel-do-amaral.html

Unknown disse...

Olá Pablo, gostaria de saber mais a respeito do seu início da familia gurgel na cidade de Caraúbas no RN. Sou descendente e recentemente comecei a fazer a árvore genealógica da nossa familia q não é pequena(minha bisa teve 13 filhos) e me intereessei bastante sobre esse assunto.
O que sei é quem meu bisavô se chamava Meton Gurgel e casou com Julieta Fernandes Soares.
No site myheritage descobri alguns parentes de vó Julieta. Mas de vô Meton, não achei ainda.. VC só estuda a familia gurgel, me interesso pela Fernandes tbm, embora seja mais comum.
Lhe serei grata se puder me ajudar..
Aguardo!!

Paulo Gurgel disse...

Olá, Lyslen.
No livro "Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel do Amaral, no Bloco 9, constam os nomes de:
Bn. 45 - Meton Fernandes Gurgel, Cc. Maria Julieta Soares c/geração
Bn. 46 - Mauro Fernandes Gurgel, Cc/ geração
Bn. 47 - Maria Aldenora Fernandes Gurgel, Cc. Raimundo Rozendo Gurgel (Vide Bloco 10)
Bn. 48 - Ismaelita Fernandes Gurgel, n. Caraúbas (RN), Cc/ geração. Residente naquela cidade
Foram filhos de:
N. 12 - Jacob Gurgel Oliveira, n. 10/06/1894, Cc. s/ prima Maria Amélia Fernandes (dona Mimosa), n. 10/06/1990, filha de Delfino Fernandes de Oliveira
Jacob, por sua vez, foi filho de:
F. 1 - Raimundo Gurgel de Oliveira, n. 14/03/1846 em Caraúbas e f. 19/10/1921; fazendeiro e comerciante no RN; Cc. s/ sobrinha Simôa Gaudiosa de Oliveira, n. 28/10/1850, filha de Luiz Gonzaga de Brito Guerra e Maria Mafalda de Oliveira.
Raimundo Gurgel, por sua vez, foi filho de:
Quitéria Gurgel do Amaral, n. nov. 1822, na Fazenda Porteiras, em Aracati-Ce e f. 1897 em Caraúbas-RN. Em 30/11/1839, com 17 anos, Cc. Antonio Francisco de Oliveira, Ten Cel da Guarda Nacional em Caraúbas, que nessa data estava viúvo e contava com 55 anos.

Primenia Adelaide GURGEL Jales disse...

Sou filha de Romulo Fernandes Gurgel e Adelaide Simonetti doNascimento Gurgel e neta de Nizario Gurgel

Paulo Gurgel disse...

Olá, Primenia.
Li a sua mensagem mas, por algum "bug" no Linha do Tempo, a mesma não consegue ser publicada na íntegra.
Quanto à hipótese da relação parental de Toussaint Gurgel com Domenique de Gourges, o que tenho a dizer já está na resposta que dei ao leitor João Pedro (cujo e-mail é também o seu).

Paulo Gurgel disse...

Regina Banhos (há 18 horas por e-mail) para mim:
Prezado Paulo,
Boa noite!
Estou fazendo um estudo sobre a minha árvore genealógica...
Vi, pelo seu blog, sobre o livro " Na trilha do Passado"... E gostaria de saber se consta algum registro de minha avó ROSA GURGEL BANHOS, casada com meu avô Raimundo de Oliveira Banhos, filho de Antônio Francisco de Oliveira Banhos... Eles criaram os filhos em Belém...Mas, segundo me consta, são oriundos do RN.
Não consigo achar nada de minha avó...
Muito obrigada pela atenção.
Paulo Gurgel Carlos da Silva (há 0 minuto por e-mail) para Regina:
Olá, Regina Banhos!
Não encontrei no livro "Na Trilha do Passado" registro do nome ROSA GURGEL BANHOS.
Você sabe dizer qual é o nome de solteira de sua avó? Certamente, ela tinha outro sobrenome em vez de BANHOS (que ela adquiriu pelo casamento).
Sabe também dizer o nome de seu bisavô ou bisavó que era GURGEL?
Atenciosamente.
Paulo Gurgel
http://gurgel-carlos.blogspot.com/

Regina Oliveira disse...

Olá Paulo, boa noite.

Descobri que o nome do meu bisavô era Benevenuto Batista Gurgel. Sua filha, minha avô Rosa Gurgel Banhos, faleceu em 10/mar/1937, com 53 anos, em Belém-PA,onde está sepultada.
Eles viveram um período em Anajás-PA. Meu avô trabalhava no cartório.
Obrigada pela atenção.




Regina Oliveira disse...

Complementando:
A irmã de minha avô se chamava Josefina Gurgel de Castro.
Obrigada pela atenção.
Regina Banhos

lourena pontes disse...

Minha família é Amaral de Aracati. Gostaria de saber se você sabe o nome completo dos filhos do segundo casamento de José Gurgel do Amaral Filho com Maria Joaquina de Moura Ferreira. Encontrei o seu site e outro site que falam da Família Gurgel do Amaral e da descendência de Toussaint. Gostaria de saber se minha trisavó é filha de José Gurgel de Amaral Filho. Ela se chamava Francisca Cândida do Amaral e casou-se com José Antônio de Lima. Grata.

Regina Oliveira disse...

Prezada Lourena,
Estou estudando o assunto há muito....mas por hora, não tenho como pesquisar nos meus arquivos.....Tenho bastante material, e sendo auxiliada pelos genealogistas que tratam da Família Gurgel, inclusive o Sr.Paulo Gurgel, que me deu orientações valiosas. Essa informação de que minha avó tinha ligação com a familia Amaral e tem vínculos com S.José de Mipibú, é muito recente e ainda busco dados p/comprovação.
Guardarei sua msg, se tiver alguma novidade, volto para lhe informar.
Um abraço
Regina Banhos

Paulo Gurgel disse...

Lourena, olá.
José Gurgel do Amaral Filho, o Patriarca de Aracati, nasceu em 28 de janeiro de 1784, na Fazenda Porteiras (Aracati). Casou-se, em primeiras núpcias, com Quitéria Ferreira de Barros, que faleceu em 5 de agosto de 1831, e, em segundas núpcias, com Maria Joaquina de Moura Ferreira, prima de Quitéria.
José Gurgel teve 20 filhos, 12 com Quitéria e 8 com Maria Joaquina.
Os filhos de JOSÉ GURGEL DO AMARAL FILHO com MARIA JOAQUINA DE MOURA FERREIRA foram:
FRANCISCA, FILOMENA (ou PHILOMENA), OLÍMPIA, EUCLIDES, FELISMINA, TIBÚRCIO VALERIANO, JOSÉ e GESUMIRA (ou JESUMIRA), todos com os sobrenomes GURGEL DO AMARAL..
Em minha fonte de consulta ("Na Trilha do Passado") não consta o nome de FRANCISCA CÂNDIDA DO AMARAL.

Rodrigo Gurgel disse...

Olá Dr. Paulo Gurgel! Também dedico parte do meu tempo livre a colher informações para montar a enorme árvore da família Gurgel. No site familysearch.org o livro "Na trilha do passado" foi totalmente transcrito para uma grande árvore genealógica. Lá encontrei meu bisavô, Nizário Gurgel, que é do ramo Gurgel no Rio Grande do Norte, precisamente de Caraúbas.

Paulo Gurgel disse...

Olá, Rodrigo.
Parabéns pela forma como passa o tempo livre. E obrigado por compartilhar seus achados.

Rodolfo Gurgel disse...

Olá Paulo,meu nome é Rodolfo Gurgel de Minas Gerais. Meu bizavó é da cidade de Itabirito/MG e tenho encontrado centenas de referencias ao nome Gurgel num estudo realizado pela UFMG http://www.arq.ufmg.br/nehcit/itabirito . Inclusive no Museu da Inconfidência aqui em Ouro Preto está enterrado SALVADOR CARVALHO DO AMARAL GURGEL. A Cidade de Ouro Preto é muito proxima de Itabirito. Você tem alguma informação deste Gurgel enterrado no museu da Inconfidência?

Paulo Gurgel disse...

Olá, Rodolfo.
Vi o site Itabirito/UFMG que você me indicou. Digitando "Gurgel" em "Buscar", a gente encontra 535 resultados referentes a nomes de pessoas da família Gurgel que viveram em Itabirito, no século 19 e início do século 20. O site é um achado.
Quanto a SALVADOR CARVALHO DO AMARAL GURGEL, tenho informações sobre ele. Nascido em Parati-RJ, era médico e foi condenado à pena de morte por sua participação na Inconfidência Mineira. Sua condenação foi depois comutada para a pena de degredo na África. Ele viveu em Moçambique, exercendo a profissão de médico no exílio e não lhe sendo permitido voltar ao Brasil. Seus restos mortais em Moçambique teriam sido transferidos para o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto-MG, a pedido de Getúlio Vargas (1936).
Há dúvidas se os restos mortais são realmente dele.
Leia: O GURGEL INCONFIDENTE, aqui em "Linha do Tempo".
http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2011/01/o-gurgel-inconfidente.html
Leia também: Um Gurgel fluminense que foi inconfidente mineiro, de João Bosco Serra e Gurgel. In: Google Docs (https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=12d5903c5b63d5e6&mt=application/msword&url=https://mail.google.com/mail/?ui%3D2%26ik%3D734ee5a9e6%26view%3Datt%26th%3D12d5903c5b63d5e6%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26zw&sig=AHIEtbTV7kgiQY0AwLZ_bkWdLXyUEbRLkw) e O inconfidente que virou santo: estudo biográfico sobre Salvador Carvalho do Amaral Gurgel, de Adelto Gonçalves. In: Scielo (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt).

Unknown disse...

Olá, Paulo Gurgel! Minha família é toda de Mossoró-RN e tem ligação com o Coronel Gurgel, muito conhecido por enfrentar lampião. Estou interessado em ver se os nomes dos meus avós, tios e da minha mãe constam nesse documento que você citou acima. Meu email é: gurgel.lucianno@gmail.com
Aguardo retorno.
Att,
Lucianno Gurgel.

Paulo Gurgel disse...

Para Lucianno Gurgel
TIBÚRCIO VALERIANO GURGEL DO AMARAL, n. 14/04/1843, na "Fazenda Porteiras", em Aracati, Ceará. Emigrou para o Oeste Potiguar onde fundou a propriedade Brejo do Apodi, encravada no atual município Felipe Guerra. Cc. s/ sobrinha CAETANA GESUMIRA GURGEL DE OLIVEIRA; são pais de:
F. 1 - MARIA GURGEL DO AMARAL
F. 2 - JOSÉ GURGEL DO AMARAL
F. 3 - ANTONIO (VALERIANO) GURGEL DO AMARAL, n. 12/12/1872, em Caraúbas, RN. Foi comerciante, prefeito em Natal (a confirmar por outras fontes) e também proprietário rural no Oeste Potiguar. Viajando de Mossoró para Caraúbas e Brejo do Apodi foi aprisionado por Lampião em 12/06/1927 e mantido refém por 17 dias. Quando foi solto recebeu 2 moedas de ouro oferecidas por Lampião para sua neta YOLANDA GURGEL GUEDES. Cc. s/ prima MARIA AMELIA DE OLIVEIRA; são pais de:
N. 1 - RAIMUNDO FERNANDES DE OLIVEIRA GURGEL, n. 30/05/1898. Cc. s/ prima SEBASTIANA BRITO GURGEL; são pais de: ZULEIDE, ISNARDO, MARIA ISABEL, PAULO, JOSÉ CARLOS E GRAZIELA
N. 2 - HELENA OLIVEIRA GURGEL. Cc. JAIME GUEDES, funcionário do Banco do Brasil, em Mossoró. Ocupava a função de gerente quando do ataque de Lampião àquela cidade. Tomou providências para salvaguarda do numerário e elaborou extenso e bem redigido relatório à direção central do Banco. Referido documento constitui hoje acervo do Documentário Histórico do Banco do Brasil. O casal deixou cinco filhos (não citados nesta fonte).
N. 3 - MARIO DE OLIVEIRA GURGEL, n. 1901. Cc. s/ prima ADALGISA GURGEL; são pais de EDUARDO ANTONIO GURGEL
F. 4 - PAULO GURGEL DO AMARAL
F. 5 - JOEL GURGEL DO AMARAL
F. 6 - QUITÉRIA GURGEL DO AMARAL
F. 7 - TILON GURGEL DO AMARAL
F. 8 - ALCIDES GURGEL DO AMARAL
F. 9 - TIBURCIO GURGEL FILHO
F. 10 - FAUSTO GURGEL DO AMARAL
F. 11 - CLOTILDE GURGEL DO AMARAL
F. 12 - FRANCISCO GURGEL DO AMARAL
F. 13 - FILOMENA GURGEL DO AMARAL
F. 14 - CAETANA GURGEL DO AMARAL
Fonte: NA TRILHA DO PASSADO, de Aldysio Gurgel do Amaral
BLOCO 18 (páginas 213 - 223)

Rhovena Gurgel disse...

Olá.
Bom dia!
O que você sabe sobre a familia Gurgel no Espirito Santo?
O que sei é que: Alguem da Familia Gurgel adotou/deu nome um avô ou bisavô meu...
Como posso saber qual foi esse Gurgel?
abraços

Paulo Gurgel disse...

A família Gurgel no Brasil teve início com o casal Toussaint Gurgel - Domingas Amaral no Rio de Janeiro, ao término do século 16. Ao longo do tempo, seus descendentes foram se espalhando por vários estados do País, o que inclui o Espírito Santo.
Infelizmente, não disponho de imformações sobre o ramo da família Gurgel em seu Estado.
Rhovena, procure localmente essas informações. Caso não as encontre, sugiro que você mesma dê início a este levantamento genealógico, começando por seus parentes mais próximos.
Toda caminhada tem o seu primeiro passo.
Um abraço.

Unknown disse...

Boa Noite
Desde de pequena, sempre fui apaixonada pela historia da família Gurgel e os seus vários descendentes que vivem se esbarrando por ai. Próximo mês é aniversário de casamento dos meus avós João Batista e Lindalva Gurgel que é filha do Coronel Joel Gurgel, queria poder de presentes a eles a árvore completa (ou nao) da nossa origem, algo que Traria muita felicidade pois com o passar dos anos a mente vai esquecendo alguns nomes e a futuras gerações nao teriam chance de conhecer o passado. Agradeço desde já pela ajuda
Somos de Caraúbas/Rn

Paulo Gurgel disse...

Minha cara Elizabeth,
Pesquisando o livro "Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel, encontrei os seguintes nomes:
JOEL GURGEL DO AMARAL (p. 136), nascido em 26/09/1897, 4º filho de OLINTO OLIVEIRA GURGEL, nascido em 15/10/1868, Caraúbas-RN, casado com MARIA ANTONIA LUCENA. Não há informação de descendência para este JOEL.
JOEL GURGEL DO AMARAL (p. 218), nascido em 12/07/1877, 5º filho de TIBURCIO VALERIANO GURGEL DO AMARAL, nascido em 14/04/1843, em Aracati-CE, casado com sua sobrinha CAETANA GESUMIRA GURGEL DE OLIVEIRA, nascida em 08/07/1851, em Caraúbas-RN. Este segundo JOEL faleceu em 08/12/1882, aos 5 anos de idade.
LINDALVA GURGEL MONTE (p. 188), 1ª filha de MARIA BARROS GURGEL, nascida em 24/01/1925, no Ceará, com FRANCISCO DAS CHAGAS MONTE. LINDALVA era casada com LEO DANTAS DE FREITAS.

Lucas de Araújo Gurgel disse...

Olá Paulo, meu nome é Lucas de Araújo Gurgel e gostaria de compartilhar o link do livro "Genealogia da Família Gurgel - Na trilha do passado", felizmente consegui o livro na biblioteca do Senado Federal e o digitalizei. Segue o link para download: http://www.mediafire.com/file/ywh7qkt9e25l91y/Genealogia_da_Fam%C3%ADlia_Gurgel-_Na_Trilha_do_Passado.pdf

Paulo Gurgel disse...

Lucas,
Você prestou um inestimável serviço a todos que procuram este livro do Aldysio Gurgel do Amaral e não o encontram. Publicada em 1986, esta obra teve a sua edição logo esgotada.
Terei imenso prazer em divulgar o fato em Linha do Tempo.

Paulo Gurgel disse...

Transcrevo esta mensagem:
Parabéns, mestre Paulo.
Fiquei impressionado com seu belo trabalho sobre a Genealogia da Família Gurgel em que condensou indagações e respostas sobre nossa família, que lhe foram dirigidas e respondidas, entre 2012 e 2017. Isto reforça o nosso esforço comum em defesa de um patrimônio imaterial, que é de todos. Isto revela que a busca de identidade e referências sobre um passado longevo e mais próximo constitui preocupação dos seres humanos que miram no retrovisor de suas vidas.
Conheci um livro, no Rio de Janeiro, sobre a família Gurgel. Já voltei varias vezes a livraria, pois moro em Niterói, e não o encontrei. Estou sempre nos sebos, pois como o berço da família está no Rio de Janeiro, hei de encontrá-lo. Tivemos um prefeito do Rio, Honório Gurgel, que foi dono das terras que começam no Irajá e iam até Campo Grande. Construímos o Outeiro da Gloria, inclusive a Igreja de N.S. da Glória, hoje entregue a gestores incompetentes.
Estou em campanha para construir um monumento a Salvador de Carvalho Gurgel do Amaral, em Paraty, onde seu nome foi aposto numa rua que nem motorista de taxi sabe onde fica. Já consegui duas adesões de peso para a ofensiva. É o maior nome de Paraty e do Estado do Rio de Janeiro, que acolheu Tiradentes de braços abertos e que desprezou Salvador.
A proposito de nossa descendência, mando-lhe o artigo que escrevi sobre o livro que o nosso Jarbas Studart Gurgel pretendia publicar para marcar os 300 anos da chegada da família Gurgel no Nordeste e que resgata muitos outros ramos da família Gurgel. Ele me pedira para escrever a apresentação., estive em sua casa antes de sua morte, me deu um exemplar xerocado. Pena que seus descendentes, como os de Aldysio Gurgel, não querem dar sequência.

Unknown disse...

Alguém poderia me ajudar. Sou pentaneto do coronel Evaristo Teixeira do Amaral, nascido em 1831 em Porto Feliz, SP. Filho de Luciano Teixeira de Almeida e Anna do Amaral Gurgel. Alguém tem conhecimento desses nomes e poderia me ajudar na descoberta de meus antepassados?
Desde já, agradeço.

Paulo Gurgel disse...

Olá, Julio Cesar
Lucas Gurgel digitalizou e disponibilizou no Mediafire para download o livro "Genealogia da Família Gurgel - Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel.
https://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2017/10/na-trilha-do-passado-disponivel-no.html
Dê uma olhada.

Unknown disse...

Olá Dr. PAULO GURGEL, gostaria de saber sobre meu avô Alfredo Tristão GURGEL, ele comentava que a família era de Aracati-CE, ele comentava que Ernesto Gurgel e Valente Gurgel eram parentes dele, gostaríamos de saber mais detalhes. Obrigado

Unknown disse...

Olá sou da Familia Gurgel, meus pais são do CE e meu avô se chamava Alfredo Tristão Gurgel, a familia dele é de Aracati, parentes como Ernesto Gurgel e Valente Gurgel, assim fui informada, gostaria de me familiarizar mais a repeito, poderia me ajudar Dr Paulo Gurgel ? Obrigada

Paulo Gurgel disse...

Olá, Daniela.
Não localizei o nome ALFREDO TRISTÃO GURGEL na versão gráfica do livro "Genealogia da Família Gurgel - Na Trilha do Passado". Ainda assim recomendo que você também dê uma olhada neste livro do Aldysio, que foi recentemente digitalizado e publicado por Lucas Gurgel na internet.
https://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2017/10/na-trilha-do-passado-disponivel-no.html
Em "Diário Fotográfico da Família Gurgel" (UOL) encontrei esta mensagem de Wanderley Gurgel, datada de 27/06/2009:
OLA, SOU GURGEL, DE TABULEIRO DO NORTE, CE, MELHOR (sic) WANDERLEY GURGEL, FILHO DE ALFREDO TRISTAO GURGEL, FIQUEL MUITO FELIZ EM FALAR COM GURGEL, AMO MINHA FAMILIA.
http://chrisgurgel.fotoblog.uol.com.br/photo20040706084942.html

Unknown disse...

Olá Sr. PAULO GURGEL, obrigado pela resposta, Wanderley Gurgel é meu tio Amado,É muito querido por mim, e por minha família, é o pai dele que é meu avô e que eu gostaria de saber a respeito da família.

Emmanuella Gurgel de Alencar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emmanuella Gurgel de Alencar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emmanuella Gurgel de Alencar disse...

Olá, gostaria de contribuir com a árvore genealógica da família.
Minha família é de Mossoró e se mudou para Natal porvolta de 1947, acredito que seja a citada no livro "Na trilha do passado" na qual foi transcrita e falada aqui. Minha mãe confirmou que meu bisavô foi preso por Lampião. Porém os nomes dos meus avós estão registrados nos documentos dos filhos de maneira diferente, além de ter mais 3 filhos que não foram citados.
Vou falar a árvore genealógica da minha família a partir de meus avós até onde eu sei:
Raymundo Fernando Gurgel(foi gerente do banco do Brasil) casou com sua prima Sebastiana Gurgel.

Tiveram :
* Zuleide Gurgel;*Lindalva Gurgel,*Paulo Gurgel,* Antonio Gurgel Neto,* Maria Isabel Gurgel Leite casou com Orlênio Barbosa Leite(esses não tiveram filhos), *José Carlos Gurgel casou com Darcy Targino Gurgel tiveram; Hudson targino Gurgel (se casou teve duas filhas, desconheço os nomes), Judson Targino Gurgel (que casou e tem uma filha, desconheço o nome), Fernando Targino Gurgel e adotou Raissa Targino Gurgel;
* Edmundo Gurgel se casou com Ilzani Dantas Gurgel tiveram: Tiago e Tibúrcio (se casou e teve a Giovanna);
*Isnarde se casou com Regina tiveram: Isnara Gurgel(se casou com Gustavo Rodrigues e tiveram a Maria Tereza) , Reginara (se casou e teve: a Sarah Beatriz Gurgel, o Tiago Henrique Gurgel e outra filha que desconheço o nome) e Isnarde Eduardo;
* Graziela Gurgel se casou e divorciou de Salomão Teodosio de Alencar e teve a mim Emmanuella Gurgel de Alencar (se casou com William Ferreira Barca, tivemos o Kaê Atreyu Barca e Gurgel)

Posso pesquisar os que não sei, buscar mais fotos, se for de interesse do senhor Paulo Gurgel e de mais alguém.
Me encontro estudando sobre meus antepassados, gostaria de ter mais informações, também da família da minha avô que eu não encontrei no livro, além de querer saber mais sobre meu avô, o que sei é que vivia viajando, dando festas e os filhos e amigos diziam que era muito querido
É de meu interesse ter contato com os familiares via internet (facebook, email ) ou pessoalmente e se houver algum tipo de encontro dos Gurgel, cogitaria ir.
Gostaria de saber mais histórias da minha familia e de amigos dos meus avós e além.
Fico disponível no email emegurgel@hotmail.com

Desde já agradeço a todos que contribuem com a história dessa família grande e distinta.

Emmanuella Gurgel de Alencar disse...

Olá, senhor Paulo Gurgel! Achei necessário enviar mais informações que colhi. Mergulhei de cabeça nos antepassados, estou pesquisando, empolgada,pois à tempos queria saber mais sobre meu avô Raymundo Fernando Gurgel,pois, sua história, contada por minha mãe, sempre me fascinou,dizem que ele era intelectual, viajado, possuidor de muitos amigos por ter sido comunicativo e animado. Soube que antes de trabalhar como gerente no Banco do Brasil em Mossoró ele era da marinha e viajou o mundo(Esteve na Inglaterra e frança).
Sobre os materiais que tenho aqui, são: livros,alguns poucos objetos trazido das viajens dele e fotos antigas, nas quais me fazem viajar no tempo .
Tenho posse do livro "Porteiras e currais" dado a meu avô Raymundo pelo próprio autor Miguel Santiago Gurgel do Amaral , que em dedicatória se diz primo dele, que o primo é neto de seu tio Tibúrcio. Essa história de primo casar com prima, com sobrinha, me deixa confusa, mas estou tentando desenrolar esse emaranhado. Me formei em Moda (SP), um curso onde a história e a pesquisa como base de tudo,no qual me encontrei pois sempre amei história. Fico feliz de saber que minha família tem uma vasta herança cultural que espero conhecer o máximo possível.

Nas minhas pesquisas achei os pais da minha avó Sebastiana (Valente) Gurgel (Oliveira) no livro, com ajuda de minha mãe e tias,essas confirmaram ser:
Isabel Gurgel Valente que casou com o primo Antonio Gurgel de Oliveira.
Tiveram além de Sebastiana, Graziela Valente Gurgel de Oliveira e Francisco Valente Gurgel de Oliveira.
Já no livro, na parte em que mostra a família de Raymundo o nome dela está como Sebastiana Brito Gurgel, não sei ao certo se estou no caminho certo, mas perguntei para a prima de minha mãe, Elsa Gurgel que informou que ela não era Brito, e sim o seu pai, Paulo de Brito Gurgel . Elsa e as filhas de Sebastiana desconhecem qualquer desses sobrenomes, informam que sempre a conheceram como Sebastiana Gurgel.
Como já disse, gostaria de saber mais sobre a família de minha avó.
E sobre a do meu avô ,que, de acordo com o livro "Na trilha do passado" teve varios irmãos,todos filhos de Antonio Valeriano Gurgel com Maria Amélia de Oliveira.

Acredito que consta no livro, os nomes de solteiros dos meus avós.

Estou confusa com o nome e família de minha avó, sei que seu irmão era Francisco de Assis Gurgel que casou com sua sobrinha Olidita Rocha Gurgel, que são avós de Flavio Rocha dono da Riachuelo.

Espero que ou o senhor ou mais alguém me ajude a tirar essas dúvidas. Bom, continuarei pesquisando, se tiver mais indicações de livros e sites, ficarei feliz. Logo pretendo enviar email para o senhor Ormuz contento todas essas informações. Será que ele ainda tem interesse?
Espero que alguém reedite o livro "Nas trilhas do passado" se o fizer ficarei feliz em contribuir com fotos e informações da minha família.

Grata pela atenção. Fico no aguardo de informações.

Paulo Gurgel disse...

Olá, Emmanuella Gurgel.
Não sei se você leu em LINHA DO TEMPO a transcrição do artigo CORONEL GURGEL E O BANDO DO LAMPIÃO, de Geraldo Maia, em que o autor descreve a prisão e a libertação de Antonio Gurgel do Amaral e seus dois irmãos, José e Fausto, pelo bando de Lampião.
http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2017/10/coronel-gurgel-e-o-bando-de-lampiao.html
Não tenho mais a posse do livro PORTEIRAS E CURRAIS, do Miguel Santiago Gurgel. Em UMA BIBLIOTECA SEM PORTEIRAS eu conto uma história de como ganhei o livro das mãos do autor.
http://gurgel-carlos.blogspot.com.br/2011/05/uma-biblioteca-sem-porteiras.html
Tendo perdido este livro, ameniza saber que ele esteja agora disponível na internet, graças aos esforços do dedicado André Garcia.
https://www.dropbox.com/s/i9cih7y7l6ymgsq/Porteiras%20e%20Currais%20%28livro%29%20-%20digitado.pdf?dl=0
Não espero uma reedição do livro NA TRILHA DO PASSADO. Não sei se Aldysio ainda é vivo. Mais provável que apareça o livro sobre a família Gurgel do historiador Ormuz Simonetti, de Natal.
O blogue dele:
http://ormuzsimonetti.blogspot.com/

Emmanuella Gurgel de Alencar disse...

Oi, boa noite. Minha mãe falou os nomes dos cinco filhos não citados no livro, de Helena Oliveira Gurgel e Jaime Guedes, São: Yolanda, Vanda, Milber, Cleber e Marlucy.

Se descobrir mais alguna coisa falo aqui.


Unknown disse...

Bom dia!!!
Sou de Senador Pompeu e minha família Gurgel descente de: José Tristão Amaral e Maria Gurgel Valente(bisavos)
Avos:Antônio Gurgel Valente e Maria Emília Mesquita Gurgel.

Paulo Gurgel disse...

Sou o filho mais velho de Elda Gurgel Coelho, nascida em Senador Pompeu e Cc. Luiz Carlos da Silva. Minha mãe é filha de Almerinda Valente Gurgel, nascida em Maranguape e Cc. Paulo Pimenta Coelho.
Minha avó Almerinda, por sua vez, era irmã de Antonio Valente Gurgel Cc. Maria Sindeaux e que tiveram descendência.
Como você se chama?

Unknown disse...

Paulo, tbem sou Gurgel. Minha familia é do Aracati/Ce. Mas morei 28 anos em Brasilia. Ja estou em Fortaleza ha 27 anos. Gostaria de saber um pouco dos meus antepassados. Amo o meu sobrenome. Tenho certeza q vc conhece minha familia. Gostaria muito de ter o livro. Tem como compra-lo? Como sei se o nome dos meus familiarrs estao no livro? Vao editar outro? Fico no aguardo, anciosamente. Eliane Gurgel Freire.
E-mail: gurgel.freire@terra.com.br

Paulo Gurgel disse...

Minha prezada Eliane Gurgel,
Estou lhe enviando um arquivo PDF do livro "Na Trilha do Passado" em que você poderá pesquisar nomes da família Gurgel
Quando menino, conheci a Sra. ADÉLIA RIQUET GURGEL, casada com Eduardo Lima. Moravam em Aracati, e acho que ele era coletor da Fazenda. Não tenho notícias deles (seus nomes estão na página 182 do livro).
Um abraço.

Unknown disse...

Oiiie Paulo tenho informações sobre Joel, por acaso você tem whatsapp ou grupo dos Gurgel???

Paulo Gurgel disse...

Olá.
Em resposta a um comentário de Elizabeth Albuquerque, eu citei um JOEL GURGEL DO AMARAL, nascido em 1897, e outro de igual nome, nascido em 1877.
O assunto deve ser de particular interesse de Elizabeth, com a qual não tenho como me comunicar.
Acima fica publicado o seu comentário, esperando que ela tome conhecimento.
Um abraço.

Unknown disse...

Olá sou Mirian Gurgel
Amo minha Familia

Unknown disse...

Olá, sou neta de Rui gurgel, me parecd que a familia dele era de mossoró.
Quando nasci já era falecido. Gostaria de conhecer a historia e se possivel me aproximar dos primos distantes.

Regina Oliveira disse...

Oi Miriam, bom dia!Se você puder detalhar sobre os seus ascendentes (4 ou 5 gerações) talvez eu e, mais alguem, possamos te ajudar. Um abraço.ReginaBanhos

Anônimo disse...

Cara to maravilhado com as informações. Muitas profissões que nossos filhos herdam é que não tem nada a ver conosco. Meu pai e meus avós são de Aracati - CE, meu nome é Peterson Vieira Gurgel. Meu pai Humberto Gurgel Nogueira e minha avó era Tereza Gurgel Nogueira ambos de Aracati. Papai faleceu em 2016 com 67 anos. Minha avó Tereza é do início do século passado. Isso que Eu queria saber se tem algo dela pra eu dar continuidade a genealogia a partir de 1932.

Anônimo disse...

Meu Whatsapp é 22 999626254

Obrigado família

Unknown disse...

Olá gostaria de obter o livro PDF . Sou Aniely Gurgel, filha de acrizio Gurgel que é filho de Ianira Torquato e Antônio Gurgel que era filho de Gumercinda e Francisco Nóbrega Gurgel, que era filho de Quitéria do Amaral Gurgel ( acho 8° geração).

Unknown disse...

Família do Rio grande do norte

Unknown disse...

Gostaria de saber se conhecem Pedro Leopoldo Gurgel de Itabirito. Morou em Betim-MG nos anos de 1966 a 1968 mais ou menos. Sou uma amiga dessa época e perdi o contato desde essa data.

Paulo Gurgel disse...

Não conheci Pedro Leopoldo Gurgel, de Itabirito-MG.
À consideração de algum leitor que o conheça para restabelecer o contato com ele.

Josué Gurgel disse...

Olá, me chamo Josué Luís de Souza Gurgel, moro em no interior do Amazonas, em Envira. O sobrenome Gurgel, veio através de meu avô(não conheci devido a muito tempo ter falecido/ 48 anos atrás), depois recebi de meu pai.
Tenho um tio que mora em Portugal, filho de meu avô, e o mesmo, meu avô, é português. Recentemente fiz uma viagem com meus pais para conhecer. E encontramos! Fico feliz por isso, conhecer a família Gurgel. Nossa família é bastante conhecida em Portugal, por ser uma família com riqueza.

Mais informações entre em contato comigo.
(97)9 8113-2623

Paulo Gurgel disse...

Olá, Josué.
Envio-lhe alguns endereços eletrônicos (internet) nos quais você pode poderá encontrar na internet informações sobre a família Gurgel no Brasil:
Linha do Tempo (blog)
http://gurgel-carlos.blogspot.com/
Blog do Marcelo Gurgel
http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com/
Família Gurgel - Acopiara (blog)
http://familiagurgeldeacopiara.com.br/
Genealogia Cearense (site)
http://www.angelfire.com/linux/genealogiacearense/index_gurgel_do_amaral.html
MediaFire (arquivo PDF)
https://http//www.mediafire.com/file/ywh7qkt9e25l91y/Genealogia+da+Fam%C3%ADlia+Gurgel-+Na+Trilha+do+Passado.pdf
Meu Sangue Brasileiro (blog)
http://meusanguebrasileiro.blogspot.com/
Abraço.

Unknown disse...

Olá tudo b2m sou GURGEL, tem como vc m manda umas fotos deste livro, obg Wanderley Gurgel

Unknown disse...

Olá ainda tem este zap ?

Unknown disse...

Olá aonde vc mora, meu nome é, Wanderley GURGEL

Unknown disse...

Olá sou filho de Alfredo Tristão Gurgel, meu zap 11 98288 5222Wanderley Gurgel

Unknown disse...

Oi Laís

Unknown disse...

Olá Lucas Gurgel
Como s3 chama os seus pais?
Um abraço. Wanderley Gurgel

Unknown disse...

Olá Paulo Gurgel Vc pd m chamar por e-mail Wanderley Gurgel

Unknown disse...

Olá Gustave
Sou Wanderley Gurgel

Unknown disse...

Olá sou Wanderley Gurgel aki do Ceara

Unknown disse...

Olá Lucas
Sou
Wanderley Gurgel meu zap 11 98288 5222

Unknown disse...

Olá
PAULO TUDO BEM?
aond3 vc anda
Um
Abraço. Wanderley Gurgel
Filho do do saudoso
Alfredo Tristão Gurgel

Unknown disse...

Olá
Sou da família Tristão com GURGEL. Wanderley Gurgel

Unknown disse...

Olá
Josué
Meu zap 11 98288 5222

Unknown disse...

Olá
Paulo moro aki em Fortaleza
Wanderley Gurgel
Meu zap 11 98288 5222

Paulo Gurgel disse...

Respondendo a Wanderley:
Olá.
Moro no bairro Cocó, em Fortaleza.
Uso a conta do Twitter @EntreMentes, que não é apropriada às funções do Whatsapp. No entanto, a conta permite o envio de mensagens diretas entre os usuários.
A seção de comentários desta postagem está em aberto para os membros da família Gurgel que estejam dispostos a criar um grupo de Whatsapp.
O livro NA TRILHA DO PASSADO pode ser acessado/ baixado a partir do MediaFire:
http://www.mediafire.com/file/ywh7qkt9e25l91y/Genealogia+da+Fam%C3%ADlia+Gurgel-+Na+Trilha+do+Passado.pdf
Abraço.

Unknown disse...

Nossa .. achei super Legal!
Sou Gurgel por parte de Pai.
Porém meus avós paternos vieram de Minas Gerais para o Rio de Janeiro.
Sempre quis saber a origem da família, pois meus Tios batem no peito de orgulho do sobrenome mais não sabem dizer nada sobre!

Paulo Gurgel disse...

ORIGEM DA FAMÍLIA GURGEL ... por Ormuz Simonetti
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2010/09/origem-da-familia-gurgel-do-amaral.html

Abom disse...

Boa tarde, Paulo.

Estava olhando o livro na trilhas do passado e encontrei alguns erros nos nomes de meus tios e ausência de outros. Meu avô era o Padre e Militar da reserva Milton Gurgel Praxedes. Teve 16 filhos sendo 4 da primeira união e 12 da segunda união. Na página 131 do livro Na Trilha do Passado consta o nome dele e de 10 de seus 16 filhos. Se for o caso posso enviar a lista completa.

abraço e parabéns pelo trabalho.

Paulo Gurgel disse...

Olá, Abom.
Na "Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel do Amaral, consta que MILTON GURGEL PRAXEDES Cc. Severina Rufina teve 10 filhos.
Por ser você membro do próprio clã, considero sua versão como a verdadeira.
O livro do Aldysio é de 1987, não houve versões posteriores e os direitos de publicação devem pertencer à família dele.
Tenho uma sugestão: você elabora a lista completa de seu ramo familiar (como a lista que fiz para o meu), publica na internet de modo a gerar um link.
E o link poderá ser divulgado no blog "Linha do Tempo" para fim de compartilhamento.
Um abraço.
https://docs.google.com/document/d/1AJR_3ieasW2g_BMigheggOWZ9XHktZF4WYaX7uPnWPI/edit
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2018/08/links-de-documentos-publicados-no.html

Rodolfo Maretto Salvador disse...

Paulo Boa tarde tudo bom ?
Meu nome é Rodolfo Maretto Salvador, falo de Jundiaí - SP.
Sou amigo de Pedro Mapurunga de Fortaleza e é Diretor da Cultura do Ceará Sporting Club, estou ajudando o Pedro a escrever uma biografia dos ex - presidentes do clube desde o Gilberto Gurgel até o atual.
Gostaria de saber se o senhor tem parentesco com o Gilberto Gurgel, que foi o primeiro Presidente do Ceará Sporting Club, em 1914 ?
Agradeço a vossa atenção.

Rodolfo Salvador

Paulo Gurgel disse...

Olá, Sr. Rodolfo.
Não conheci o Sr. Gilberto Gurgel. Todavia, o parentesco ainda que distante deve existir, já que a família Gurgel no Brasil teve início com o casal Toussaint Gurgel - Domingas Amaral, no Rio de Janeiro, ao término do século 16.
Aproveito para indicar que assista ao "Documentário História do Futebol Cearense", em três partes. Se isto lhe trouxer algum subsídio, reescreva-me confirmando.
Link: http://gurgel-carlos.blogspot.com/2015/12/documentario-historia-do-futebol.html

Rodolfo Maretto Salvador disse...

Boa tarde, senhor Paulo Gurgel.
Agradeço a vossa atenção e a indicação do documentário, irei assistir e retorno para o senhor.
Obrigadooo

rany disse...

Também estou a procura de informações dos gurgel no espírito.
Mais precisamente Afonso claudio.

Paulo Gurgel disse...

Infelizmente, não disponho de imformações sobre o ramo da família Gurgel em Espírito Santo.
Repito a orientação que dei a Rhovena Gurgel, do mesmo Estado:
Procure localmente essas informações. Caso não as encontre, sugiro que você mesmo dê início a este levantamento genealógico, começando por seus parentes mais próximos.
Toda caminhada tem o seu primeiro passo.

Marcelo Gurgel disse...

Prezado Sr Paulo, procuro informações de meu bisavô Pedro do Amaral Gurgel (casado com Firmina Aguiar Gurgel), sua descendência está na página 178 do livro Nas Trilhas do Passado. Entretanto não há ligação com ascendente, apenas que ainda estaria no bloco 13. O senhor poderia me ajudar a encontrar quem eram meus tataravós?

Obrigado.
Marcelo Gurgel

Paulo Gurgel disse...

Olá, Sr. Marcelo.
O nome de seu bisavô Pedro do Amaral Gurgel (casado com Firmina Aguiar Gurgel) aparece apenas no final do bloco 13 (como você constatou). Os ascendentes dele não são localizados em nenhum local do livro de referência.
Há um Pedro Gurgel do Amaral, na página 57 (que emigrou para Minas), e outro Pedro Gurgel do Amaral, na página 225. Sobre estes dois há informação de ascendência, mas não de descendência, diferentemente do que se observa com relação a Pedro do Amaral Gurgel.
Um abraço.

Unknown disse...

Olá Sr. Paulo Gurgel, meu nome é Eumi, nascida em Apodi/RN, filha de Miguel Pereira Gurgel e Albanisa Fernandes Pamplona, ele filho de Idalino Pereira da Costa e Isabel Pereira Gurgel, sendo seus genitores Antonio Pereira da Costa e Mariana Eufrásia de Lucena pelo lado Paterno e Joaquim Rosendo Pereira da Costa e Maria Cândida de São José, estou pesquisando sobre as minhas origens o senhor poderia me fornecer alguns dados para facilitar essa meu trabalho? GOSTEI MUITISSIMO DE TUDO QUE LÍ ATÉ AQUI E LHE AGRADEÇO POR TODAS AS INFORMAÇÕES ALENCADAS. CORDIALMENTE,

Parnamirim,18/08/2020

Paulo Gurgel disse...

Olá, Eumi.
No livro "Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel, lê-se na página 136 o nome ISABEL PEREIRA GURGEL, n. 12/12/1893, filha de MARIA CÂNDIDA GURGEL AMARAL, n. 11/03/1873, Cc. JM PEREIRA COSTA.
Do casal foram filhos: MARIA CÂNDIDA GURGEL FILHA e ISABEL, ANTONIO, PEDRO ALBERICO, MARIA, SÉRGIO, BENEDITO, ANA, FRANCISCO, ELÍSIA e JOÃO, todos estes PEREIRA GURGEL e sem informações de descendência.
O ramo está no bloco 10 do livro.
Abraço.

Paulo Gurgel disse...

P.S. Maria Cândida Gurgel Amaral é também chamada Maria Cândida de São José, o que confirma que ISABEL PEREIRA GURGEL é filha dela.

Unknown disse...

Sr. Paulo Gurgel
Boa noite,
Agradeço pela presteza e solidariedade com que respondeu ao meu e-mail, iniciei minhas pesquisas no final de 2019 quando participei de uma reunião na OAB/RN, cujo assunto em tela era nacionalidade portuguesa por via sefardita, meu objetivo era ajudar uma filha que tem interesse no assunto e sendo eu economista, aposentada, com bastante experiencia em pesquisa e curiosa no assunto família resolvi descobrir nossa origem, mas tenho tido muita dificuldade tendo em vista a grande quantidade de homônimos e a essa altura ainda não descobri o judeu sefardita mais próximo no nosso ramo familiar. Pelo lado materno, temos os FERNANDES PIMENTA, cheguei até Portugal daí migrei para o lado paterno consegui ler o livro: NA TRILHA DO PASSADO; CASAMENTOS E ÓBITOS DE CARAUBAS e estou lendo MEMORIAL DE FAMILIAS(Antigas familias do oeste). O Sr. poderia me dar uma LUZ?

Paulo Gurgel disse...

Boa noite.
Meu avô pelo lado materno, PAULO PIMENTA COÊLHO, nasceu em 11 de maio de 1906, sendo natural de Pedra Branca, no interior do Ceará. Foi o segundo filho de Francisco Coêlho e Clotilde Pimenta Coêlho, modestos agricultores. João, Manuel, José, Atalia, Cinda e Maria José foram seus irmãos.
Em 1927, Paulo Pimenta uniu-se a Almerinda Gurgel Valente. O casal teve 6 filhos que atingiram a idade adulta: Elza, Elda (que é minha mãe), Elma, Edson, Edmar e Espedito. Nenhum deles incorporou o sobrenome Pimenta.
Não disponho de informações sobre ascendentes sefarditas em nossa família.
Um abraço.

Paulo Gurgel disse...

Em tempo:
OS JUDEUS FORAM NOSSOS AVÓS, de Marcos Filgueira
http://marcosfilgueira.wdfiles.com/local--files/livros-digitais/OS%20JUDEUS%20FORAM%20NOSSOS%20AV%C3%93S
O ítem 5.7 deste livro (já o conhecia?) é sobre a FAMÍLIA FERNANDES PIMENTA.

Unknown disse...

Olá Dr. Paulo,
Boa tarde,
Sim, já conheço esse livro e ele me esclareceu vários fatos, todavia não consegui ligações concretas em nenhum dos ramos pesquisados seja fernandes pimenta ou gurgel do amaral porém muitas quase verdades que pretendo me aprofundar. Cordialmente, eumi

Unknown disse...

Sou Edson Gurgel, nascido em Maranguape CE, filho de Paulo Gurgel, neto de Noemi Gurgel.gostaria de saber o ramo de da família gyrgel que descendo

Paulo Gurgel disse...

Edson Gurgel,
Indico pesquisar o livro NA TRILHA DO PASSADO, o qual pode ser acessado/ baixado a partir do MediaFire:
http://www.mediafire.com/file/ywh7qkt9e25l91y/Genealogia_da_Fam%25C3%25ADlia_Gurgel-_Na_Trilha_do_Passado.pdf/file

Regina Oliveira disse...

Oi Paulo boa noite! Vi seu comentário sobre sua avõ Almerinda Gurgel do Amaral, cuja mãe era meia-irmã de minha trisavó e, o pai, era filho do outro trisavô meu. Fiquei contente em saber. Um abraço.

Roberto Gurgel disse...

Posso mandar foto do livro e do brasão

Paulo Gurgel disse...

Olá, Roberto Gurgel.
Se for o brasão das famílias Amaral Gurgel e Gurgel do Amaral, este já se encontra na columa ao lado de "Todos os Comentários". Quanto à imagem da capa do livro "Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel", a mesma já figura na seção "Livros".
Agradeço o empenho.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRDNjO1uc5ukrpb4e0wG_GKfoYYcAan_KOroRSkkMVGZXmP6G4c
https://3.bp.blogspot.com/_wK5vquvlNBs/TOwk2Ja4LkI/AAAAAAAAF2A/EpF0NBHRtRc/S150/TP.jpg

Mauro Souza disse...

Boa noite! Tudo bem? Meu bisavô se chamava Sebastião Rosendo Gurgel do Amaral. Pelas informações que possuo, ele era da região de Apodi, no Rio Grande do Norte. Meu avô, filho ilegítimo, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1930 e gostaria de ampliar minhas buscas genealógicas da família potiguar. Por acaso o senhor teria mais informações que pudessem me orientar nessa pesquisa? Muito obrigado!

Sandra Helena Gurgel disse...

Sou bisneta de Tibúrcio Gurgel do Amaral, minha família Gurgel é de Caraubas, RN

Paulo Gurgel disse...

Seja bem-vinda, Sandra Helena.

Unknown disse...

Sou Luzia filha de Pedro domiciano gurgel, neta de João domiciano gurgel de itaperuna RJ

Paulo Gurgel disse...

Seja bem-vinda, Luzia.

Unknown disse...

Boa noite amigos!!! Sou Gurgel também! Sou filho de francisco gurgel de melo de. Eles são de RODOLFO FERNANDES RN

Yeda Maria Oskinis Caldeira Silva disse...

Conheço netos de Antonio Gurgel do Amaral, nascido em Belo Horizonte MG. e Rosa Garcia nascida em Andaluzia Espanha. Moram em São Paulo. Gostaria de mais informações. Os filhos de Antonio e Rosa são: Antonio Gurgel do Amaral nascido em santos. Dirce Gurgel do Amaral, nascida em Santos. Rubens Gurgel do Amaral, nascido em Santos. Silvio Gurgel do Amaral, nascido em Santos e Therezinha Gurgel do Amaral nascida em Santos. Esses netos a que me refiro são filhos da Therezinha. Aguardo resposta, quem sabe alguém conheça para começar uma árvore genealógica legal. Desde já agradeço.

JTGurgel disse...

Olá Paulo, tudo bem?
Sou Judson Targino Gurgel moro em Natal. Tenho lido suas postagens e fiquei muito interessado em conhecer mais sobre meus antepassados. Uns falam que participam de guerras, outros que eram ladrões, a verdade que meu pai conta que seu tio- avô foi cooptado para o bando de Lampião; gostaria de saber da verdade.
Poderia me ajudar?
Obrigado...

Jonatasjha disse...

Olá Paulo Gurgel, sou Jônatas Henrique do Amaral meu avô e bisavô tem nome Henrique Gurgel do Amaral somos do RN. O senhor poderia me algumas fotocópias pra tentar descobrir alguma história nossa?

Paulo Gurgel disse...

Para Judson:
Toussaint Gurgel, que deu origem à família Gurgel no Brasil (1595), foi corsário, contrabandista de madeira e caçador de baleias.
Antônio (Valeriano) Gurgel do Amaral, que foi proprietário rural no Oeste Potiguar, quando viajava de Mossoró para Caraúbas e Brejo do Apodi, foi aprisionado por Lampião, em 12/06/1927, e mantido refém por 17 dias. Ao ser solto recebeu de Lampião três moedas de ouro para sua neta (corrupção passiva).
Em 1716, o alferes José Gurgel do Amaral e amigos travaram um cruento duelo com gente do governador Francisco Távora (RJ), no fim do qual os desafiados estavam mortos. José Gurgel homiziou-se em Cataguases-MG, onde foi preso, a seguir sentenciado e levado ao patíbulo em 1722.
Vicente Gurgel do Amaral, n. 1982, na Fazenda Porteiras, em Aracati-CE, que foi proprietário de terras e tenente-coronel da Guarda Nacional. Depois de ter um irmão assassinado, reuniu familiares, foram no encalço dos facínoras e praticaram a justiça com as próprias mãos. O fato ficou conhecido pelo nome de "esfola-vivos".
E, para a hipótese de termos um antecedente de sobrenome Gourges, na Gasconha:
Em 1568, Dominique de Gourgues, em 1568, liderou uma força francesa que atacou, capturou e queimou o Fort Caroline. Em seguida, ele matou os prisioneiros espanhóis para vingar um massacre sofrido pelos franceses em 1565.
Não se avexe, não. Toda família tem suas "capivaras".

Paulo Gurgel disse...

Olá, Jonatas.
Indico pesquisar o livro NA TRILHA DO PASSADO, o qual pode ser acessado/ baixado a partir do MediaFire:
http://www.mediafire.com/file/ywh7qkt9e25l91y/Genealogia_da_Fam%25C3%25ADlia_Gurgel-_Na_Trilha_do_Passado.pdf/file

JTGurgel disse...

Olá Paulo Gurgel,
Obrigado pelas esclarecedoras mensagens sobre a família Gurgel. Meu pai contava que Antônio Gurgel, que teria sido capturado por Lampião, era seu tio-avô.

Anônimo disse...

Sou Gurgel de favorito minas gerais gostaria muito de saber sobre família Gurgel.

Jeferson Custodio disse...

Ola Rodolfo entre em contato comigo jefsviera@gmail.com

Sabrina Gurgel Amaral disse...

Que legal! Sou Gurgel do Amaral, meu pai e meu avô! Já existe cópia digitalizada deste livro? Uberaba-Mg

Anônimo disse...

Gostaria se possível que me mandasse o material, me chamo Fábio Gurgel do Amaral, sou de recife, mas meu familiares são de RN-caraubas e Apodi

Paulo Gurgel disse...

Olá.
Indico pesquisar em NA TRILHA DO PASSADO, o qual pode ser acessado/baixado a partir do MediaFire:
http://www.mediafire.com/file/ywh7qkt9e25l91y/Genealogia_da_Fam%25C3%25ADlia_Gurgel-_Na_Trilha_do_Passado.pdf/file
Publicado na década de 1980 por Aldysio Gurgel do Amaral, esse livro não foi atualizado e sua edição (do autor) possivelmente deve estar esgotada.

Anônimo disse...

Sou silvia gurgel.decedente de Aracati.queria muito saber sobre minha origem.imail.gurgel silvia maria44@g.mail.com.br.aguard resposta.

Anônimo disse...

Silvia gurgel.meus avos.francisco gurgel.bernardina gurgel

Unknown disse...

ola, sou de caraubas/RN gostaria muito de saber mais sobre minha familia,
sou neto do sr JOEL DO AMARAL GURGEL nascido em 1897, aqui tem muitos gurgel, e somos uma familia renomada em nossa cidade, gostaria de saber se existe mais livros que falam sobre a familia gurgel e seus antepassados, desde ja agradeço, e parabens pelo trabalho

ABRAÇO ELDER GURGEL

Paulo Gurgel disse...

Para: Silvia Gurgel e Elder Gurgel,
Pesquisem em NA TRILHA DO PASSADO, o qual pode ser acessado/baixado a partir do MediaFire:
http://www.mediafire.com/file/ywh7qkt9e25l91y/Genealogia_da_Fam%25C3%25ADlia_Gurgel-_Na_Trilha_do_Passado.pdf/file
Publicado na década de 1980 por Aldysio Gurgel do Amaral, esse livro não foi atualizado e sua edição (do autor) possivelmente deve estar esgotada.

Camila Gurgel disse...

Tbm sou de Belo Horizonte

Anônimo disse...

Me chamo hiltenilson gurgel
Meus antepassados sao do amazonas bisavo e de la 'tefé'
Mais tem uns 15 gurgeis aqi ni maranhao e tenho bastante curisodade sobre origem do eu sobre nome

Ana Vitória Gurgel disse...

Meu sobrenome Gurgel vem de meu marido, Gláucio Gurgel Fernandes e a família materna dele teve início em Felipe Guerra, ex Pedra de Abelha.

Anônimo disse...

Meu nome é Fernando Gurgel,se puder mandar algumas fotos do seu livro

Paulo Gurgel disse...

Olá, fernando.
Esta postagem é do ano de 2009. À época, o Sr. Ormuz Simonetti vinha reunindo material (até me pediu contribuição) para a publicação de um livro sobre a família Gurgel. Desconheço se ele concluiu suas pesquisas e publicou o seu livro.
Existe um livro que saiu em em 1986, escrito por Aldysio Gurgel. Trata-se de "Na Trilha do Passado (Genealogia da Família Gurgel)", cuja edição está esgotada.
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2019/10/na-trilha-do-aldysio.html

Anônimo disse...

Olá, me chamo Joel do Amaral Gurgel Neto, sou Neto de joel, ele teve vários filhos, foram dois casamento, no primeiro teve aurindo Gurgel, lindalva Gurgel, Ana Gurgel, Jaime Gurgel, jesso gurgel e senhor de joel, no segundo casamento casou com minha avó Rita de Freitas Gurgel, e teve Cid Freitas Gurgel e Ed Freitas Gurgel. Sou filho de Ed Gurgel filho mais novo de Joel Gurgel, o pai de joel era olin

Anônimo disse...

Meu avô era neto de Gumercinda e Francisco. Ele se chamava Francisco Raimundo Gurgel, casado com Ruth Alencar do Vale. Onde no primeiro casamento teve e filhos: Leda, Olivan e Arimatéia, e no segundo casamento teve Ina, Sandro e Allan.

Anônimo disse...

Olá; Meu nome é Alessandro moro na França e tenho uma bisavó chamada "Maria Beatriz Gurgel". Não sei quase nada sobre ela, exceto que ela deu à luz Maria de Fátima Gurgel (minha avó) em 18 de outubro de 1960, em Fortaleza. Maria Beatriz não era casada. A única coisa que ouvi sobre ela foi que ela morreu em um acidente de carro em Fortaleza quando sua filha Maria de Fátima ainda era jovem. As fontes não são claras, disseram-me que ela morreu 2 semanas após o nascimento de Maria de Fátima ou 2 anos depois por volta da década de 1960. Como eu poderia encontrar seus antepassados? Tentei procurá-lo no livro, mas decididamente não o vi. Você já ouviu falar sobre essa tragédia de acidente de carro?
Poderia me ajudar?
Obligado...

Paulo Gurgel disse...

Olá, Alessandro.
Não tenho conhecimento dessa tragédia.
O livro a que você se reporta é "Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel?

Anônimo disse...

Obrigado Paulo,
Sim, é do livro “Na Trilha do Passado” que estou falando. Procurei muitas vezes mas não encontrei nada que estivesse ligado ao meu antepassado ou às palavras de quem me falou de Maria Beatriz Gurgel. Este livro realmente lista todos os Gurgels antes de 1986?

Paulo Gurgel disse...

Não lista todos da família e só teve a 1.ª edição.
Vamos torcer para que algum leitor envie uma informação relacionada com o que você quer saber.

Regina Oliveira disse...

Alessandro, boa tarde! Minha sugestão é que vc procure nos jornais da época sobre o acidente. Em seguida, pesquise os obitos nos cartórios...é possivel que já esteja disponível os registros de obitos dos cemitérios no family search. Boa sorte em suas pesquisas. Um abraço, Regina Banhos (também sou Gurgel).

Paulo Gurgel disse...

No Correio da Manhã, edição de 07/09/1966:
Convite para uma Missa de 7.º dia de José Gurgel de Araújo, que sua filha, Maria Beatriz Gurgel da Nóbrega, mandou celebrar em Copacabana.
https://memoria.bn.br/pdf/089842/per089842_1966_22523.pdf

Anônimo disse...

Olá tudo Mundo🤗
Já tentei procurar no Familysearch mas nada corresponde à versão que ouvi da minha família, pode ser que Maria Beatriz Gurgel tenha morrido ao ser derrubada de um carro enquanto caminhava.
De qualquer forma, a causa de sua morte seria assim.
Outra pista mais certa e que posso adiantar é que Maria Beatriz Gurgel conhecia o casal José Maria Campos de Oliveira, professor e advogado (12/10/1915-16/10/1978) e Maria Alda Barroso Meireles (06/ 12/1917-16/07/2004). Com efeito, após a morte de Maria Beatriz a sua filha foi acolhida par este casal.
Obrigado por todas as sumas informaçoes.
Um abraço