REDENÇÃO

A cidade surgiu no século XVII, a partir de um povoamento que deu origem à Vila Acarape, nos sopés do Maciço de Baturité, em sertão cearense.
No ano de 1882, a vila testemunhou a criação da "Sociedade Redentora Acarapense". Em 1º de janeiro de 1883, recebeu a visita de grandes abolicionistas como José do Patrocínio, Liberato Barroso, Justiniano de Serpa, entre outros, que vieram assistir à alforria de 116 escravos do lugarejo. A partir daquele ato, ali não haveria mais escravos e, por seu pioneirismo em libertá-los no País, ganhou a vila o nome de Redenção.
Também em reconhecimento a esse fato, Redenção foi escolhida para ser a sede da recém-criada Universidade Federal da Integração Luso-afro-brasileira (Unilab), que está prevista para funcionar a partir de 2010.

Natural de Acarape (que foi desmembrada de Redenção em 1987), meu pai, Luiz Carlos da Silva, escreveu em sua juventude este soneto em homenagem à Redenção, que foi publicado na "Revista Verdes Mares", do Colégio Cearense do Sagrado Coração, onde ele estudava.

REDENÇÃO

Que grandeza se oculta, ó Redenção
No sacro escrínio de tua memória!
Tu és da pátria fúlgido brasão
E do progresso, a mágica vitória.

Maior que do Ipiranga é tua glória,
Pois extinguiste a negra servidão,
Mácula infame nos anais da História
E a sombra vil no nosso pavilhão.

Teu feito heróico, em laudas de ouro puro,
Qual reluzente espelho cristalino,
Fulge nas asas do imortal futuro!

Eu te amo, ó Redenção, terra bendita,
Arca sagrada, relicário fino,
Ó Verônica de uma raça aflita!

Apud Silva, MGC, 2009, in "Maquis - Redenção na França Ocupada", p. 216-217.

Nenhum comentário: