Com formação pós-graduada (Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorados) em Louvain / Leuven, na Bélgica, Carlos Maurício era Professor Titular de Neurologia e Neurofisiologia da UFC. Foi um dos pioneiros no estudo da dor no Ceará e detinha vasta experiência na área da Medicina, com ênfase em Neurologia, e com atuação nos seguintes temas: HTLV, Comportamento Experimental e Dor Neuropática.
Ex-seminarista, conhecedor de doze idiomas (sendo fluente na maioria deles), Carlos Maurício era também um grande apreciador de música erudita. Um de seus irmãos, o Claudio Costa, é um inigualável violonista que temos no Ceará.
Por longos seis anos, fomos colegas no curso que nos graduou em Medicina. E, por décadas, moramos em bairros vizinhos de Fortaleza - em Otávio Bonfim (minha família) e no Parque Araxá (sua família). Essas duas situações deram ensejo a que me tornasse um profundo admirador de Carlos Maurício, de suas excepcionais qualidades humanas e por tudo que ele representou para a ciência e a cultura em nossa terra.
Transcrevo, ainda, esta mensagem de pesar que Marcelo Gurgel pôs em seu blog:
"Seu desaparecimento prematuro, no auge de sua capacidade intelectual, deixa uma lacuna de difícil reposição, para a comunidade científica e médica, e uma imensa dor, de natureza intangível, para aqueles que tanto o amavamPost scriptum
Descansa em paz, pequeno gigante."
A família de Carlos Maurício de Castro Costa convida parentes e amigos para a Missa de 7º Dia, a ser celebrada às 19 horas, desta 3ª-feira, dia 23, na Igreja Cristo Rei, localizada à Rua Nogueira Acioli, 805, em Fortaleza.
2 comentários:
formei-me em 1993 , O Dr.Mauricio era na época o coordenador do nosso curso de medicina, sempre muito atencioso e calmo , hoje cedo ao fazer exame de uma paciente ela me falou que ele tinha falecido fiquei o dia inteiro lembrando de quantas vezes fomos procurar ele para levar problemas dos estudantes....
Uma alma solidária, um mestre , que Deus o receba com os braços bem abertos
Jardel Vieira
Um profissional dedicado e uma alma solidária: Carlos Maurício tinha realmente estas características, caro Jardel.
Era um mestre como poucos.
Postar um comentário