TIA FRANSQUINHA (1913-2010)

Tia Fransquinha (Tatinha)
em seu 97º aniversário.
Foto: Germano Gurgel
Faleceu hoje (02/11), aos 97 anos, Francisca Carlos da Silva, em Acarape, cidade em que vinha residindo com a família de tio Válter, o seu irmão caçula.
Nascida em Pereiro em 15 de maio de 1913, era a mais velha dos filhos de José Carlos da Silva e Valdevina Maria. Funcionária pública federal aposentada, trabalhou no Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), lecionando Artes Culinárias.
Muito religiosa, além de integrar a confraria dos vicentinos, tinha uma atuação marcante na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacarecanga,  bairro de Fortaleza onde morou durante muito tempo.
Solteira e sem filhos, estes foram os seus muitos sobrinhos, aos quais Tia Fransquinha dedicou, ao longo de sua vida, toda atenção e afeto. Sentiremos muito a sua falta.
Será sepultada hoje no Cemitério São João Batista, em Fortaleza, após uma missa de corpo presente a ser celebrada, às 15h30, na igreja dos Navegantes.
Descanse em paz, tia Fransquinha.

Post Scriptum
Marcelo escreveu:
"Meu pai, hoje, 02/11/2010, Dia de Finados, fomos à nossa necrópole, para lhe deixar uma preciosa companhia em seu machadiano leito derradeiro, em que, hipocraticamente, descansa desta curta vida. Sua irmã primogênita, a nossa querida Tatinha, retornou à mansão de Deus, e, em atendimento ao que ela pedira, seus despojos se juntaram aos dos seus familiares mais próximos, genitores e seus irmãos, que consigo compartilham desse seu jazigo, no campo santo do São João Batista."
(...)
DEZ ANOS DE SAUDADES, Blog do Marcelo Gurgel

2 comentários:

Madson Hermanny disse...

Tia Tatinha, quantas saudades de suas histórias, ficava horas escutando seus exemplos de vida na casa do seu irmão e meu avô Valter Carlos...

Paulo Gurgel disse...

Um abraço, Madson.
Aqui você pode ler mais notas que falam de Tia Fransquinha:
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2013/05/centenario-de-nascimento-de-francisca.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/05/guia-de-boas-maneiras.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/06/visitadoras-de-alimentacao.html