MEDICINA MEU HUMOR! Apresentação do livro pelo autor

Arranjo artístico na Unicred feito com exemplares 
do livro de Marcelo. Ana Margarida fotografou (*)
Ao longo da minha existência, recolhi mais de seiscentos causos, muitos dos quais participei, como testemunha ocular, servindo-me deles, algumas vezes, para contá-los, em certos momentos de lazer, como uma forma de entretenimento social, ou de atividades laborais, para puro relaxamento da audiência, quebrando a aridez das minhas exposições técnicas.
Nos últimos três anos, com o intuito de preservar as narrativas, passei a transpô-las para o papel, como croniquetas, com vistas a reuni-las em publicações específicas de causos. Assim, das cerca de 150 já descritas, selecionei sessenta e três, que foram dispostas no livro: “Contando causos: de médicos e de mestres”, cujo lançamento se deu em março de 2011, focalizando histórias engraçadas de dez médicos, que foram meus professores da Faculdade de Medicina da UFC. Esse livro obteve uma larga aceitação dos costumeiros leitores e de outros considerados potenciais, sendo o mesmo objeto da aquisição de instituições de saúde, para distribuição entre os seus médicos afiliados.
Como a obra referida tinha, também, o velado propósito de homenagear meus queridos mestres, foram evitados os relatos envolvendo situações mais constrangedoras; cuidou-se, igualmente, de zelar pela produção das narrativas, buscando obter, previamente, a anuência do perfilado ou de seus herdeiros.
Agora, vêm a público, sob o título “Medicina, Meu Humor!”, mais sessenta novos causos, hilários e mais picantes que os anteriores editados, sobre os quais conta-se aqui o “milagre, sem revelar o santo”. Algumas das estórias receberam uma roupagem literária, fruto de licenciosidade do autor, embora com muito cuidado para não adulterar o fato, deixando-o tal e qual transcorreu.
O título em epígrafe espelhou-se na obra símile, “Medicina, meu Amor!”, do médico e escritor Prof. José Murilo Martins, intelectual que presidiu a mais antiga academia literária em atividade, no Brasil, no caso, a Academia Cearense de Letras, o qual, não por acaso, escreveu o prefácio deste livro.
O Ceará é celeiro de humoristas, bons ou maus, para todos os gostos, daí o trade turístico alardear, aos quatro ventos, estar aqui a “Terra do Humor”, um território livre, onde impera a chacota, o chiste, o riso, mesmo a despeito de tantas mazelas que assolam o torrão cearense.
► Como a “Terra da Luz” é, também, a “terra das academias”, que pululam até em pequenos municípios, o Ceará chega a ser um reduto de pessoas que cultivam as letras, incluindo aquelas que escrevem sobre humor e/ou põem humor nos seus escritos (e.g. Juarez Leitão, Ruy Lima, Pedro Salgueiro). Incrustado na Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional do Ceará, há um naipe de alto quilate, que publica “causos”, sobretudo “causos médicos”, cabendo mencionar os associados Dalgimar Beserra de Menezes, Geraldo Beserra, José Maria Chaves, José Murilo Martins, Luiz Moura, Paulo Ferreira e Paulo Gurgel.
Enfim, a “Terra do Sol” é um território aberto, iluminado por mentes que pensam, que riem e que até fazem chorar, caindo os escritos deste livro no gosto do leitor mais exigente.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
(*) A médica e historiadora Ana Margarida Arruda cobriu a noite de autógrafos de "MEDICINA MEU HUMOR!" para o blog MEMÓRIAS.

Nenhum comentário: