FELIPE BASTOS GURGEL É DESTAQUE NA CORNELL UNIVERSITY

Trabalho de Felipe Bastos Gurgel em bolhas de mercado é reconhecido pela Global Association of Risk Professionals
O engenheiro brasileiro Felipe Bastos Gurgel Silva teve, no ano de 2012, sua proposta de trabalho relacionada com bolhas em preços de ativos selecionada pela Global Association of Risk Professionals (GARP) como uma das cinco premiadas de seu Research Fellowship.
Instituições financeiras ou investidores que tomam posições em ativos de risco como ações, títulos, commodities, derivativos, dentre outros, estão sujeitos a riscos financeiros que devem ser devidamente gerenciados e controlados de forma a garantir que mesmo em situações adversas suas eventuais perdas financeiras estarão dentro de limites aceitáveis. Uma medida clássica desse risco incorrido é denominada Value-at-Risk (Valor em Risco, ou simplesmente VaR), cujo cálculo se baseia em propriedades estatísticas dos instrumentos financeiros em questão.
Felipe e seu orientador, Prof. Robert Jarrow
Felipe, engenheiro aeronáutico formado pelo renomado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e então aluno de mestrado da Cornell University, nos Estados Unidos, mostrou em 2012 que, na presença de bolhas de mercado, essa medida de risco (VaR) na sua forma mais usual, embora intuitivamente devesse “aumentar”, pode muitas vezes diminuir - o que indica a impraticabilidade de seu uso para mensurar efeitos de bolhas. Por outro lado, alterações conceituais nessa medida podem sim detectar tais efeitos indesejáveis.
Seu trabalho foi apresentado na sede da GARP em Jersey City e teve a orientação do prestigiado Professor Robert Jarrow da S C Johnson Graduate School of Management de Cornell - um dos pesquisadores mais renomados do mundo em theoretical asset pricing e coautor do modelo de juros HJM.
Em agosto de 2013, Felipe retomará seus estudos na Cornell University, como aluno de PhD da mesma Johnson School.
O link para a matéria oficial, em inglês, pode ser encontrado em: http://www.orie.cornell.edu/news/index.cfm?news_id=63657

Nenhum comentário: