O MUSEU DA INDÚSTRIA DA FIEC

Um novo marco cultural de Fortaleza
O Museu da Indústria tem como proposta valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense, em um espaço igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.
Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral, o Museu da Indústria é um novo marco cultural e turístico de Fortaleza.
Construído no final do século XIX, o prédio foi sede do primeiro clube social da cidade, o Clube Sociedade União Cearense, depois abrigou o Grande Hotel do Norte onde foi instalada a primeira sorveteria de Fortaleza.
De 1985 a 1935, foi ocupado pelos Correios, quando então foi adquirido pela companhia inglesa The Ceará Tramway Light and Power Co. Ltd. que explorava o serviço de energia e bondes elétricos da cidade. Mais tarde, o edifício tornou-se sede da Coelce e foi tombado por lei estadual em 1995.
O prédio ficou abandonado por 20 anos até ser adquirido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e ter suas obras de restauração iniciadas. Estas ações de restauro foram pensadas aliando a permanência de características originais às adequações de usos.
Novos horizontes para você
Inaugurado em 10/09/2014, o Museu da Indústria (fotografia da fachada do prédio por Deivyson Teixeira, do Jornal "O Povo") é um equipamento que conta com salas de exposição, espaços para a realização de palestras, desfiles, espetáculos, seminários e eventos sociais. Também dispõe de salas para apresentações de teatro, cineclubes e uma biblioteca.
O Museu tem ainda dois ambientes para encontros: o jardim e o bistrô. Este último terá funcionamento independente do museu, com cardápio diversificado e apresentações musicais.
História da Industrialização do Ceará
A exposição “História da Industrialização do Ceará” é um convite a fazer uma viagem no tempo e conhecer a rica e fascinante história da industrialização cearense que se inicia com o ciclo do couro e chega até os dias atuais.
No seleto acervo físico da exposição, é possível encontrar uma máquina de costurar couro, peça de engrenagem de moinho e uma balança de algodão do século XIX.
Também foram doados pelas indústrias cearenses para a exposição, móveis e equipamentos utilizados pela indústria gráfica como uma impressora Linotipo e um armário guarda-tipos. A exposição surpreende também pela tecnologia adotada: projeções sincronizadas e de grandes proporções, telas touch screen e acesso virtual a acervos de outros museus do mundo.
Os visitantes têm a oportunidade de interagir com as linhas do tempo em totens virtuais, sendo possível acessar dados, documentos e fotos do processo de industrialização cearense.
Serviço
Horário de funcionamento; de terça-feira a sábado, das 9 às 19 horas
Visitação gratuita – com guia disponível
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 - Centro, Fortaleza - CE
Telefone: 85 3055 0271
Referências
www. museudaindustria-ce.org.br
FIEC instala Museu da Indústria em prédio histórico no Centro, O POVO online, edição de 09/09/2014
Museu da Indústria - Aliando tradição e modernidade, FIEC online

Nenhum comentário: