O CINE-TEATRO SÃO LUIZ

1939 – Início da construção do edifício, sob projeto de Humberto da Justa Menescal.
1958 – Inauguração do Cine São Luiz. Sua primeira sessão foi em 26 de Março, com a exibição do filme "Anastácia, a Princesa Esquecida". Estiveram presentes à solenidade as principais autoridades locais e Luiz Severiano Ribeiro, idealizador e proprietário do cinema.
1991 – Foi tombado pelo Decreto Estadual nº 21.309, de 13 de março.
1995 – Passou a ser o espaço do Cine Ceará, além de palco de shows e festivais de jazz e blues.
2005 – Suspensão das atividades do grupo Severiano Ribeiro neste cinema.
2010 – Fechamento da sala pelo Fecomércio.
2012 – Inauguração da Universidade do Trabalho Digital (UTD) no edifício, com cursos gratuitos de Tecnologia da Informação (TI), pelo governador Cid Gomes.
2013 – Início da reforma do Cine pela Secult. Orçamento: 15 milhões.
2014 – Reabertura como Cine-teatro.
Após um ano de restauração e reforma, o agora Cine-teatro São Luís, que também deverá receber espetáculos de dança, teatro e música, reabriu na noite de 22 de dezembro, segunda-feira. Em sua programação de estreia contou com a reexibição do filme “Anastácia, a Princesa Esquecida”, o mesmo filme que foi exibido na noite de sua inauguração em 1958, e com a apresentação de cantores líricos interpretando temas natalinos e a Orquestra Eleazar de Carvalho executando peças de Alberto Nepomuceno. Estiveram presentes à reinauguração, o governador eleito do Estado do Ceará, Camilo Santana, representando o atual governador Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, além de cerca de mil pessoas convidadas.
30/12/2014 - Atualizando...
A FESTA DA REINAUGURAÇÂO comentada por Luciano Rocha. Blog Arte e Vida

Nenhum comentário: