A GURGEL MOTORES S/A (1969–1994 )

A Gurgel Motores S/A foi a fabricante brasileira dos automóveis desenvolvidos pelo engenheiro e empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Com a proposta de produzir veículos 100% nacionais, João Gurgel montou em 1969, na Avenida do Cursino, em São Paulo a fábrica de carros que levava o seu nome (mudou sua sede para Rio Claro, em 1975). A montadora produziu aproximadamente 30 mil veículos genuinamente brasileiros durante seus 26 anos de existência.
Curiosidades
  • Ele começou a produzir seus veículos com apenas 4 funcionários e U$10.000 de capital. Devido às exportações que sua empresa passou a fazer com o sucesso dos produtos, ele sempre dizia que sua fábrica não era uma multinacional, e sim "muitonacional". O capital era 100% brasileiro.
  • Conta-se que, na fábrica, existia um taco de beisebol para que os visitantes batessem forte sobre a carroceria para testar a resistência. Não amassava, mas logicamente o teste pouco comum era feito antes de o carro receber pintura.
  • O "selectration" do jipe Xavante - Tratava-se de um sistema movido por alavancas, ao lado do freio de estacionamento, para frear uma das rodas traseiras. Representava uma simples e barata, porém útil alternativa a um bloqueio de diferencial. Era muito útil em atoleiros, pois freando uma das rodas que estivesse girando em falso - característica de todo diferencial - a força era transmitida à outra, facilitando a saída do barro. Com este sistema o carro ficava mais leve e econômico do que se tivesse tração nas quatro rodas e a eficiência era quase tão boa quanto, embora não a substituindo.
  • Inicialmente, a única forma de compra do utilitário BR-800, um marco na história da empresa, era através da aquisição de ações da Gurgel Motores S/A. Sob a campanha "Se Henry Ford o convidasse para ser seu sócio, você não aceitaria?", a montadora coseguiu a adesão de 8.000 sócios para o modelo.
Fonte: WIKIPÉDIA
O MICROCARRO GURGEL

Nenhum comentário: