CLAUDEMIR DE MEDEIROS COMARU (1942-2015)

Fátima Marques Comaru, filha de Rafael Dias Marques, enviou-me há tempos um e-mail. Por oportuno, transcrevo-o a seguir:
Paulo,
Hoje eu descobri, por acaso, esta reportagem (sobre Ana Maria Comaru).
Sou a Fátima, a filha mais velha do Sr. Rapahel, e sou casada com Claudemir Comaru (irmão da Ana Maria Comaru, como foi falado). Moro no Rio de Janeiro.
Minha mãe ainda vive e com muita saúde. Está com 87 anos. Mora com o Fábio em um sítio na serra de Maranguape.
Obrigada pela reportagem. Adorei.
Abraços carinhosos,
Fátima Marques Comaru
31/05/2015 - N. do E.
Faleceu em 11 maio de 2015 Claudemir de Medeiros Comaru.
Nascido a 7 de julho de 1942, era um dos nove irmãos da família Medeiros Comaru, a qual residia na Vila Ferroviária, em Otávio Bonfim.
Iniciou sua carreira profissional no BNB, em 1957, como aluno do Curso de Aprendizagem Bancária (CAB).
Os cabistas, como eram conhecidos, formavam no Banco do Nordeste uma verdadeira legião de líderes institucionais, notabilizando-se principalmente por sua identificação com os objetivos e missão empresariais, fruto do aprendizado sobre o Banco e sobre a Região. A partir 1957, o BNB passou a selecionar, por meio de concurso público, jovens entre 14 e 16 anos incompletos, que tivessem concluído o 2º Grau para participarem do então chamado - CAB - Curso de Aprendizagem Bancária. Os selecionados eram submetidos a um processo de aprendizado em período integral, que se dividia em aplicação de conteúdos teóricos e em trabalhos práticos. Com isto, o aprendiz durante o primeiro período do dia recebia aulas de disciplinas que visavam complementar o conteúdo escolar (como Matemática e Português), introduzir conhecimentos na atividade bancária (Contabilidade, Crédito, Elaboração e Análise de Projetos), alargar a visão sobre a Região Nordeste (Economia do Nordeste, Geografia do Polígono das Secas), além daquelas que contemplavam a sua formação como profissional e cidadão (Ética Profissional, Direitos e Deveres), dentre outras. No período vespertino, o aprendiz estagiava em diversos órgãos da Direção Geral e em agências do Banco, vivenciado a prática dos trabalhos executados pela Instituição. Fonte: AGENDA GENEALÓGICA AZ
Antes de aposentar-se, Claudemir exercia o cargo 1010 - Técnico.bancário I, na lotação 64 - Rio de Janeiro.
missa de sétimo dia em sufrágio de sua alma foi oficiada em 18/05 na Igreja de São Vicente (Fortaleza).

Nenhum comentário: