O TROCADOR

Cobrador ou trocador (no português brasileiro) é o funcionário encarregado de fazer a cobrança das tarifas ou de receber os ingressos em ônibus, vans ou bondes. O nome cobrador veio do fato de ele ser o responsável pela cobrança das passagens (embora existam cobradores, nem sempre bem vistos, para outras situações do quotidiano). Já o nome trocador veio da necessidade de quase sempre trocar o dinheiro para fornecer o troco. É este o nome que conta com a minha simpatia.
O trocador também pode fornecer informações sobre a linha e os lugares por onde o veículo passa, algo que o motorista também pode fazer, mas com prejuízo ao tempo da viagem e à atenção no trânsito.
No transporte coletivo brasileiro, o trocador ainda se faz presente na maioria das linhas de ônibus. Apenas nos veículos menores é que eles são dispensados, cabendo aos motoristas a função de cobrar as passagens (com a possibilidade de causar os prejuízos acima citados).
Um sucesso musical do cantor Altemar Dutra, composto por Evaldo Gouveia e Jair Amorim, motivou tempos atrás o surgimento de uma paródia. Trata-se de "O Trovador", que inspirou um gaiato a criar este arremedo:
Sonhei que um dia eu era um trocador
Dos velhos bondes que não voltam mais.
Passava assim a toda hora:
– Olha a ficha, senhor.
– Olha a ficha senhora.
Tinha uma mocinha que sentava atrás,
Não pagava porque a brecha era demais.
Como música-chiclete, desde ontem grudada em minha mente, "O Trovador" e sua paródia (aqui parcialmente lembrada) me levaram a escrever estas linhas.
Ler também:
VENDEDORES DE PORTA EM PORTA, A RENDA DE BILROS e A LINHA GRANJA PARAÍSO

Nenhum comentário: