HEIDELBERG E KARLSRUHE

16 e 17/02/2017
Partimos na quinta-feira, 16, às 17h30, em voo direto de Fortaleza para Frankfurt. No avião da companhia Condor, íamos Elba, eu e Mirna, minha irmã cujas férias estão programadas para a Alemanha.
Ela e seu esposo Andreas Heger (foto) serão nossos anfitriões na temporada alemã.
O voo durou nove horas e meia, durante o qual sobrevoamos o "Açude do Boris" (na maior parte do tempo), além de alguns países do continente europeu, até chegarmos a Frankfurt, às 7 horas do dia seguinte.
(As quatro horas a mais de duração da viagem aérea são explicadas pelas diferenças de fusos horários.)
Andreas, que é engenheiro civil com atuação na área de estrutura de ferrovias, em Karlsruhe, nos esperava no aeroporto de Frankfurt. Levou-nos inicialmente a Heidelberg, sua terra natal e que fica a cerca de 90 quilômetros de Frankfurt. Em Heidelberg, moram seus pais, um casal de idosos simpáticos que nos aguardava para o café da manhã. Foi um manjar dos deuses a apfelküchen que a mãe de Andreas havia preparado para nós.
Andreas e Mirna
Nesta cidade, um ponto turístico imperdível é o Castelo de Heidelberg, uma das mais famosas ruínas da Alemanha e símbolo de Heidelberg. O visitante pode subir até o castelo por uma estrada ou através de um funicular, Optamos pelo funicular.
Há muito o que se ver no Castelo. Como o Fassbau (Edifício do Barril), que foi mandado construir especificamente para acolher o famoso Grande Barril. Estava diretamente ligado ao Salão do Rei, de forma a permitir, durante as celebrações, o acesso direto ao vinho contido no barril. Não tendo direito a essa regalia, bebericamos nas instalações do castelo um pouco de vinho, em pequenos copos que, após a degustação, foram a nós presenteados.
No Fassbau ergue-se a estátua de Perkeo, o bufão da corte, símbolo do consumo de vinho, ali colocado por Carlos Filipe III para guardá-lo.
(Perkeo, "A Dentada da Bruxa" e "O Salto do Cavaleiro" são histórias fantasiosas relacionadas com o Castelo de Heidelberg a serem contadas no blog EM.)
Elba e eu no Castelo. Heidelberg ao fundo
Visitamos também a Apothekerturm (Torre da Farmácia). Esta torre deve o seu nome à palavra grega "apotheca", que significa "espaço de armazenamento". Na verdade, nunca albergou uma farmácia, a qual esteve alojada noutras partes do castelo. Atualmente faz parte do Deutschen Apothekenmuseums (Museu da Farmácia Alemão). É constituída pela coleção de medicamentos (Materia medica), a qual exibe drogas conseguidas a partir de minerais, animais e plantas.
Após a visita ao castelo, passeamos no centro histórico de Heidelberg, onde nos detivemos algum tempo para assistir à apresentação de um coral infantil em uma praça (foto), almoçamos no restaurante Vetter (chope, repolho com salsicha e joelho de porco) e prosseguimos nossa viagem para Karlsruhe.
Coral infantil
Situada no vale do rio Neckar, no noroeste do Baden-Württemberg, e contando com mais de 150 mil habitantes, Heidelberg é a quinta maior cidade da região (depois de Stuttgart, Mannheim, Karlsruhe e Freiburg em Breisgau), . É também conhecida pela Universidade de Heidelberg, a mais antiga da Alemanha), e que é muito famosa, principalmente na área da Medicina.
À noite, Andreas, Mirna e Elba foram ao Steuermann, um restaurante de Karlsruhe. Fiquei em repouso no apartamento do casal no bairro Daxlanden por me encontrar apresentando desconfortos intestinais.
A cidade de Karlsruhe, capital do distrito homônimo, está situado no estado de Baden-Württemberg. Tem uma população de cerca de 300 mil habitantes e desfruta de um alto nível de riqueza. A Universidade de Karlsruhe foi a primeira universidade tecnológica da Alemanha. Em 1984, o primeiro e-mail recebido teve como destinatário o Karlsruher Institut für Technologie. A cidade é a terra natal de Karl Benz, inventor do automóvel, e Oliver Kahn, ex-goleiro da Seleção Alemã de Futebol. Desde a sua criação, o Tribunal Constitucional Federal (em alemão: Bundesverfassungsgericht, que é um tribunal especial estabelecido pela Grundgesetz, a Lei Fundamental alemã) foi localizado na cidade de Karlsruhe, intencionalmente deslocada das outras instituições federais, como a sede do Governo (anteriormente em Bonn, agora em Berlim). Está aí um bom exemplo para o Brasil.
Comentaram esta nota: MARCELO GURGEL, MÁRCIA ALCÂNTARA e ANA MARGARIDA ARRUDA.

3 comentários:

Marcelo Gurgel disse...

Caro Paulo,
Boa tarde!
Sua postagem me fez recordar um item importante do meu currículo: "The Advanced Epidemiological Methods Course" (Curso Avançado em Métodos Epidemiológicos), realizado na Universidade de Heidelberg, Alemanha, no período de 15 a 26 de junho de 1987, com 80 (oitenta) horas/aula, promovido por World Health Organization (WHO), International Agency for Research on Cancer e German Cancer Research Center (DKFZ).
Um dos nossos expositores foi o professor zur Hauser, que há poucos anos recebeu o prêmio Nobel de Medicina por seus estudos sobre o papilomavirus na gênese do câncer cervical.
Além do curso, foi uma viagem inesquecível para mim. A Heidelberg é uma cidade emblemática.
Marcelo Gurgel

Márcia Alcântara disse...

Parabens aos irmãos Guegel: habilidosos e estilosos escritores, no que diz respeito a abordagens de lugares, coisas, pessoas e eventos.
Gostei dessa primeira etapa da viagem do Paulo e família.
Abraço e bom Carnaval.
Marcia

SOBRAMES-CE disse...

Parabéns e obrigada pelo relato. Viagem também!
Abraço
ana margarida