ROTHENBURG OB DER TAUBER

18/02/2017
Com o dia ainda escuro saímos para conhecer Rothenburg ob der Tauber, no Estado da Baviera. Uma cidade que atrai muitos turistas, pois até hoje preserva seu ambiente medieval com a muralha ao redor do antigo centro. Passa por ela o rio Tauber, daí o nome da cidade.
Rothenburg ob der Tauber (A Fortaleza Vermelha sobre o Rio Tauber), que está a 190 quilômetros de Karlsruhe, assim como a cidade de Heidelberg, integra a Rota Romântica (Romantische Straße) da Alemanha.
A igreja mais famosa de Rothenburg é a Jakobskirche. Conforme o período da história, tem sido ora um templo católico ora um templo protestante. Seus atuais detentores, que fazem parte da denominação luterana, ainda preservam no templo os símbolos característicos do catolicismo.
Na frente da igreja, ergue-se uma estátua de St. Jakob, o apóstolo Tiago (foto). É um dos pontos de partida para as peregrinações que afluem a Santiago de Compostela.
Tiago reparte comigo o bastão, mas a vieira, não.
Outras atrações da cidade são a Käthe Wohlfahrt, a loja mais famosa da Europa em decoração natalina, a Plönlein, uma casa torta construída na bifurcação de uma rua, e a Praça do Mercado com a Ratstrinkstube (Taberna do Conselheiro) e seu relógio astronômico. Num dos cafés de Rothenburg, podemos apreciar as Schneebälle, massas doces em forma de bolas com diferentes tipos de recheio e coberturas.
Também visitamos o Museu Medieval do Crime, uma exposição de instrumentos de tortura e punições, e o Reichsstadtmuseum, que mostra a história da cidade.
Por fim, caminhamos por um dos trechos de sua muralha de 3 quilômetros, intercalada por torres.
Nós, em frente à Casa Torta de Rothenburg
"Se um de vocês tiver a coragem de poder tomar, em somente um gole, este cântaro de 3,25 litros de vinho, prometo não saquear e nem destruir esta cidade." (General Tilly)
Foi assim que Nusch, prefeito da pequena cidade de Rothenburg ob der Tauber, em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, conseguiu salvar a cidade da destruição das tropas do General Tilly. Os dramáticos acontecimentos de 1631, mas conhecido como Der Meistertrunk, são encenados anualmente desde 1881, durante o festival histórico mais importante da Alemanha, na praça do mercado em Rothenburg, no dia de Pentecostes. A rivalidade entre protestantes e católicos é representada com muita emoção e cheia de suspense. No Ratstrinkstube mit Kunstuhr, prédio com o famoso relógio astronômico, quatro vezes todos os dias, aparece um bonequinho em uma das janelinhas do prédio e a lendária cena do prefeito bebendo os 3,25 litros de vinho é encenada.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminhos_de_Santiago
http://www.porquenaotravels.com/2011/06/rothenburg-ob-der-tauber-alemanha-rota-romantica-o-que-fazer-em-rothenburg.html
http://partiupelomundo.com/o-que-fazer-em-rothenburg-ob-der-tauber/

Nenhum comentário: