NA GAFIEIRA ELITE

Em 1973, quando morava na Glória com minha irmã Marta e seu esposo João Evangelista, recebi certa noite a visita inesperada de um amigo: o compositor Paulo Gomes. Conhecíamos-nos do bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza, principalmente pelos interesses musicais em comum.
Com algumas detalhes diferenciais: Paulo Gomes tocava instrumentos de percussão e compunha marchinhas e sambas tradicionais; quanto a mim, tocava violão e incursionava no gênero da bossa-nova.
Ao me procurar, Paulo Gomes certamente imaginava que eu estivesse por dentro dos redutos do samba tradicional no Rio de Janeiro. Na verdade, eu estava mais para frequentador dos points da Zona Sul da Cidade Maravilhosa. O Bar Zeppelin, por exemplo, onde depois de alguns chopes mesclados com Steinhaeger (aguardente alemã), eu já me sentia um dos Chopnics do Jaguar.
Afora isso, eu conhecia um pouco da vida noturna de Petrópolis. Por causa dos meus deslocamentos para esta cidade serrana nos fins de semana. Dava plantões médicos na Casa de Saúde Santa Mônica e, quando estas obrigações terminavam, fazia minhas rondas boêmias na cidade.
No entanto, eu sabia da existência de uma certa "Gafieira Elite", no centro do Rio Janeiro, próximo ao Campo de Santana. Após feita a ressalva de que não conhecia o local, convidei Paulo Gomes para irmos até lá.
Ao deixarmos a casa pela madrugada, Paulo Gomes agradeceu-me pelo acerto da escolha da Gafieira Elite para se ouvir um samba autêntico. De raiz, como se diz atualmente.
Felizmente, eu não decepcionei o amigo em meu papel de cicerone.
Arquivo
"VELHO PALHAÇO" (postagem do blog "Linha do Tempo" em 2009)
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2009/06/velho-palhaco.html
A "Gafieira Elite" ainda funciona. Extraí do site oficial do estabelecimento as seguintes informações:
Construída para ser sua residência oficial, Duque de Caxias supervisionou a construção desse imóvel. Das sacadas do casarão, dizem que ele ficava a observar o movimento das tropas no Campo de Santana.
Em seu baile de inauguração, no dia 17 de julho de 1930, o então proprietário Sr. Júlio Simões, de naturalidade portuguesa, contratou a Orquestra Carioca. Dentre seus frequentadores, o ator Grande Otelo tinha um destaque especial por ser considerado um filho adotivo do Sr. Júlio Simões que o ajudava sistematicamente. Outros frequentadores foram Madame Satã, Braguinha, Oswaldo Nunes, Pixinguinha, Mário Lago, Ciro Monteiro, Cartola, Jamelão, Moreira da Silva, Nelson Sargento, Blecaute, Zé Keti, Carmem Costa, Elizeth Cardoso, Marlene, Emilinha Borba, Elza Soares, Núbia Lafayete e Dóris Monteiro - onde tudo era uma grande festa.
A atriz Zezé Macedo, a brasileira que mais realizou filmes no Brasil e no exterior (105), esteve lá para conhecer a casa como convidada do Presidente da Republica Getúlio Vargas, em 1945. O pé de valsa Juscelino Kubitscheck também chegou a conhecer a tão falada Gafieira Elite, mas isso em 1957.
O porquê da palavra gafieira
Quando um jornalista chegou a portaria para ter acesso a mesma, foi abordado pelo fiscal que questionou a sua conduta por estar alcoolizado e vestido de maneira "largada ", portanto não adequada ao recinto.
Aborrecido e mal humorado, o jornalista retrucou que "aquilo era um lugar de gafe e não um clube de dança", texto que foi citado em nota no jornal Tribuna da Imprensa.
Com essa citação no jornal o proprietário Júlio Simões teve a brilhante ideia de rebatizar o Elite Clube que passou a se chamar Gafieira Elite.
Grandes orquestras destacaram-se a partir de suas apresentações na Gafieira Elite, tais como Orquestra Raul de Barros, Orquestra Maestro Cipó, Orquestra Tabajara e outras, acompanhando grandes talentos da MPB como Aracy de Almeida, Angela Maria, Elizeth Cardoso, Ademilde Fonseca, Jamelão, Moreira da Silva, Carmem Costa, Dalva de Oliveira, Caetano Veloso, João Bosco, Beth Carvalho,Os Cariocas, Carlos Lira, Marisa Gata Mansa, Leila Pinheiro, Léo Gandelman, Olivia Brighton, Billy Blanco, Elymar Santos, Vanda Sá, Alcione, Golden Boys, Amelinha, Wagner Tiso, Raimundo Fagner, Zeca Pagodinho, Elba Ramalho, Paulo Moura, Os Morenos, Grupo Molejo, Danilo Caymi, MPB4, e Marlene, dentre outros que já fazem parte da galeria da fama desta gafieira.
A Gafieira Elite continua recebendo muitas presenças ilustres. Tem Alcione como madrinha da casa e batizou em seu espaço o Palco João Nogueira.
Como a dança de salão não ocupa mais o espaço que tinha na cultura carioca, a casa mantém seu funcionamento de uma maneira diversificada.

Nenhum comentário: