ALTO OESTE POTIGUAR

O Alto Oeste é uma região do Estado do Rio Grande do Norte formada por trinta municípios, dos quais o de maior destaque é Pau dos Ferros que conta com uma população de 30.000 pessoas. Correspondendo no mapa do Estado à "tromba do elefante", todo o seu território está na bacia hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró.
Viagem: terrestre (automóvel). Período: 22 a 23/11/2019. Viageiros: Luciano Gurgel (irmão), Marina (sobrinha) e este escriba.
Roteiro: Fortaleza ⇛ Aracati (café da manhã)  ⇛ Mossoró ⇛ Pau dos Ferros (almoço) ⇛ Portalegre (jantar e café da manhã) ⇛ Martins (lanche) ⇛ Tibau ⇛ Icapuí (almoço) ⇛ Fortaleza
22/11/2019, sexta-feira
Pau dos Ferros
Minha sobrinha Marina Gurgel mostrou-me as instalações do Instituto Técnico-Pericial (ITEP), o qual fica logo na entrada da cidade. É o órgão em que ela trabalha como médica legista. Como já era meio-dia, fomos almoçar - ela, seu pai Luciano Gurgel (que é meu irmão), eu e duas funcionárias do ITEP - no restaurante e pizzaria "Água na Boca". Cerca de uma hora após, tendo deixado Marina no trabalho, prosseguimos nossa viagem para Portalegre.
Portalegre
Uma cidade serrana a 35 km de Pau dos Ferros. Altitude média: 650 m acima do nível do mar. População: 7.000 hab. Tendo ao fundo um dos pórticos da cidade, veem-me neste local fotografado por Luciano.
Pontos turísticos visitados:
✔️Praça Vicente Nunes do Rêgo (a família Nunes do Rego é um clã proeminente na política regional). A praça dá para a Igreja Matriz.
✔️Terminal Turístico da Bica. Foi construído para proteger a nascente da bica e as matas circunvizinhas.
✔️Mirante Boa Vista, com restaurante e uma pousada de mesmo nome, em frente.
✔️Mirante Encanto Alto da Serra, com restaurante e pousada. Foi o local em que nos hospedamos. Em seu restaurante, jantamos e tomamos o café da manhã. A temperatura esteva agradável e ventava muito.
23/11/2019, sábado
Acordei cedo. A tempo de ver o vale ainda com alguma névoa e ouvir o canto da passarinhada. O café da manhã foi servido numa grande mesa redonda
✔️Cachoeira do Pinga tem dois percursos possíveis para visitá-la: 1) uma "trilha pesada", começando no centro de Portalegre; 2) uma "trilha leve", começando na estrada RN-177, o percurso que escolhemos já que estávamos a caminho de Martins. Na entrada da trilha havia lixo e, até chegarmos à cachoeira (com pouca água), cruzamos o curso d'água por três pontes de madeira que precisam de reparos.
Em linha reta, Portalegre e Martins estão a 12 km de distância. Pelo percurso convencional (RN-177, RN-076, RN-117) estão a 45 km. Essa distância foi encurtada por uma estrada carroçável de 8 km que tomamos a partir de Viçosa.
Martins
Altitude média: 700 m acima do nível do mar. População: 8.000 hab. Estive aqui vários dias, em janeiro de 2007, num passeio de férias com Elba e Natália, nossa filha.
http://blogdopg.blogspot.com/2007/01/passeio-completo-1.html
http://blogdopg.blogspot.com/2007/01/passeio-completo-2.html
Pontos turísticos visitados:
✔️Mirante do Canto. A vista é bem ampla (sendo possível ver a "Casa de Pedra" e, à noite, as luzes de quinze cidades do Alto Oeste, segundo dizem). Pedimos uma jarra de suco de laranja, tiramos fotografias e colhemos informações do garçom (existem 5 mirantes em Martins)
✔️Mirante Penhasco
✔️Hotel Chalé Lagoa dos Ingás
Este hotel passou por uma forte ampliação e reforma, tendo acrescentado equipamentos para quem gosta de praticar o arvorismo. Em 2007, ocupei com familiares o chalé "Vem-Vem". Uma fruta do pomar do hotel foi coletada para um posterior "estudo botânico".
Retornamos por Riacho da Cruz, Apodi (o percurso teria sido menor por Umarizal e Caraúbas), Mossoró e, tendo passando por Tibau, por Icapuí onde almoçamos, no restaurante do Tobias, uma deliciosa carne do sol com baião de dois. Recomendamos esta casa de pasto.
Ao pararmos nas Tapioqueiras, o jogo estava Flamengo 0 x 1 River (aos 80 minutos). Quinze minutos após, quando entrei no lar, o Flamengo tinha virado para 2 x 1. Vê se aprende, meu Fluminense.

Nenhum comentário: