PIRATA BAR

Criado em 1986 pelos sócios Júlio e Rodolphe Trindade, pai e filho, o Pirata Bar é um empreendimento cultural e turístico que incorpora, com ecletismo e irreverência, a festividade brasileira, tradições locais e a identidade cultural do Ceará.
A proposta, aliada à originalidade da casa, não demorou a chamar a atenção do público fortalezense, que elegeu o Pirata como um de seus locais preferidos no bairro boêmio da cidade, a Praia de Iracema. Em seu palco, apresentaram-se artistas como Leila Pinheiro, Belchior, Oswaldo Montenegro, Edson Cordeiro, Adriana Calcanhoto, Gonzaguinha e outros grandes nomes da música brasileira.
Numa das vezes a atração principal foi o "O Espírito da Coisa", e quão apreciada foi a performance daquele grupo de pop-rock da cidade do Rio de Janeiro. Em meados da década de 1980, "O Espírito da Coisa" seguia uma proposta musical semelhante à da banda Blitz, com canções leves e letras bem-humoradas.
A segunda-feira mais louca do mundo
Era 5 de janeiro de 1987. Uma senhora da sociedade local quis comemorar seu aniversário com as amigas no Pirata. Apesar de ser uma segunda-feira, Júlio Trindade abriu a casa com todo o staff e empolgação dos dias normais do Pirata.
Ao som de forró de LP, fita cassete e vitrola, o singelo aniversário – com direito a chapeuzinhos da Turma da Mônica e a presença de um casal de palhaços holandeses que estava pela Praia de Iracema – tomou ares de festa. No entanto, havia poucos homens entre os convidados. Não se tinha com quem dançar! Júlio Trindade não pensou duas vezes: chamou garçons, seguranças e até o cozinheiro para o salão e todos se fizeram pares de dança. Resultado? A noite foi um sucesso! Tanto que os convidados quiseram repetir o "aniversário" na semana seguinte. O encontro, com o tempo, foi batizado de Chá Dançante da 2ª-feira.
Em fevereiro do mesmo ano, a segunda-feira passou a contar com o forró pé-de-serra do sanfoneiro Azeitona e, em junho, para completar a festa, foi chamada uma segunda banda, a Alta Tensão. E assim, pouco a pouco, de boca-em-boca, se foi criando a tradição de ir ao Pirata Bar na segunda-feira. Com isso, a fama da casa correu o Brasil e o mundo, sendo notícia no jornal "The New York Times".
⟿ Fonte: http://www.pirata.com.br/
Em 2011, morreu em Fortaleza, Antônio Júlio de Jesus Trindade, vítima de câncer cerebral. Este português de Lisboa havia chegado ao Brasil em 1981, após ter estado em vários países (França, Estados Unidos e Canadá) e no Caribe. No Brasil, ele chegou pela Bahia, de onde veio ao Ceará em 1985, aqui criando o Pirata Bar em 1986.
⟿ Fonte: Nirez
Em 2019, seu 33.º ano de funcionamento, o Pirata Bar recebeu o título de Patrimônio Turístico de Fortaleza.
Endereço: Rua dos Tabajaras, 325 - Praia de Iracema. (85) 4011 6161
O que aconteceu com meu bar? Por Rodolphe Andrade (Rodolphe Andrade é presidente da Abrasel no Ceará).

Nenhum comentário: