POR GRATIDÃO OU BENQUERER

Caríssimo amigo e confrade Eduilton Girão,
Acusamos o recebimento de dois exemplares do seu recente livro "Por Gratidão ou Benquerer".
Agradecemos, lisonjeados, a inclusão de nossos nomes entre os seus verbetados.
Muito nos honrou estarmos figurando em sua prestigiosa obra.
Abraços.
Marcelo Gurgel e Paulo Gurgel

Marcelo Gurgel Carlos da Silva
fez-se médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em 1977, sendo também graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará em 1986. Tem mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e doutorado em Saúde Pública pela mesma universidade. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Médico Epidemiologista do Instituto do Câncer do Ceará. Foi Professor Titular da Faculdade de Medicina de Juazeiro. É Membro Titular da Academia Cearense de Medicina, do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Academia Cearense de Médicos Escritores e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores/Regional Ceará. Desta última instituição é o atual Presidente. Tem uma intensa produção científica em epidemiologia e literatura, com um sem número de publicações entre livros, artigos, crônicas, contos, romances e ensaios, com grande ênfase a aspectos socioculturais e históricos. Foi um dos principais responsáveis pela criação do Curso Médico da UECE, tendo sido o seu primeiro Coordenador. Tem participado de um grande número de mesas examinadoras em concursos para os vários níveis de magistério e costuma ser convidado para pronunciar conferências em vários locais, inclusive no exterior. São-lhe notáveis filhos: Felipe e André, fruto da união com a médica Fátima Bastos. Nas entidades de que participa dá o melhor da sua inteligência e dedicação. Goza do mais alto conceito e estima entre seus pares, discípulos e alunos.
Paulo Gurgel Carlos da Silva, irmão do citado Marcelo Gurgel, fez-se médico pela UFC em 1971. Especializou-se em Pneumologia e em Tisiologia Clínica e Sanitária, pela Fundação Osvaldo Cruz. Cumpriu Residência Médica/Estágio no Pavilhão de Isolamento no Hospital do Exército / Rio de Janeiro/RJ. Fez vários cursos de pós- graduação e participou de vários eventos e congressos médicos. Teve intensa atividade profissional, na área privada e, especialmente, no serviço público, com destaque para o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, onde laborou por 30 anos. Chefiou o Serviço de Pneumologia e a Secção de Documentação Científica, presidiu o Centro de Estudos, foi Preceptor de Médicos Residentes além de vários outros cargos e funções. Participou de vários programas médicos junto à SESA., atinentes à Tisiopneumologia. Foi Professor Colaborador da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Integrou por muitos anos o corpo médico do Exército Brasileiro onde exerceu a Direção do Hospital Militar de Tabatinga / Benjamim Constant/AM, e, em Fortaleza, serviu no Hospital Geral do Exército. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional, da qual foi presidente. Tem significativa obra literária, publicada em muitas coletâneas e na mídia impressa local e nacional. Aposentou-se do Ministério da Saúde, em 2007, após 36 anos de efetivo serviço. Casado com a médica Elba Macedo, tem filhos e netos. Mercê dos seus vários atributos, é alvo de grande apreço e admiração por todos que privam da sua convivência.
MARCELO GURGEL / PAULO GURGEL. Verbete In: GIRÃO, José Eduilton. Por gratidão ou benquerer. Fortaleza: Expressão, 2020. 128p. p.77-78. ISBN: 978-65-5556-013-8

Nenhum comentário: